Embora o curso superior a distância já tenha avançado muito, conquistando o respaldo do MEC, o respeito dos empregadores e o interesse dos estudantes, infelizmente, ainda existem muitos mitos em relação a essa modalidade.

Um desses mitos (aliás, um dos maiores) é o de que no ensino a distância o aluno estuda de forma isolada, sem contato com os professores e com outros estudantes.

É verdade que cada um faz as aulas quando quiser e onde desejar, portanto, não existe um contato físico. Não existe uma sala de aula em que os estudantes se reúnem e são orientados por um professor.

Entretanto, não se pode ignorar o fato de que, hoje em dia, esse tipo de ensino é quase completamente sustentado pela internet. Existe forma mais eficaz de interação do que essa?

Há muitos anos, quando a educação a distância começou a ser praticada no Brasil, antes mesmo de ser regulamentada pelo MEC, o aluno recebia livros e apostilas em casa, pelo correio. Depois de ler o material, ia até o polo presencial para fazer a avaliação.

Naquela época, o contato com outras pessoas realmente era mínimo e isso poderia enfraquecer a aprendizagem. Afinal, a troca de experiências é parte fundamental do processo.

Hoje em dia, tudo acontece pela internet. O aluno que opta por fazer o seu curso superior a distância pode falar com os professores e colegas quando quiser, utilizando o seu computador, tablet ou celular.

Uma das ferramentas utilizadas para viabilizar esse contato são os fóruns, organizados na própria plataforma da instituição de ensino.

educacao_superior_distancia_foruns_01

Importância dos fóruns

Como você sabe, é necessário ter muito mais disciplina e autonomia no ensino superior a distância. A interação com professores e colegas nessa modalidade segue a mesma lógica.

Ao optar pela EAD, assim como você precisa tomar a iniciativa de assistir às aulas, ler os materiais indicados e fazer as atividades, também deve se propor a participar dos fóruns. Isolar-se apenas por estudar a distância é uma opção e não um destino! Na maioria dos casos, participar dos fóruns de discussão não será uma exigência do professor e nem um requisito para ser aprovado na disciplina. É um “algo a mais” que faz a diferença no seu próprio aprendizado.

Alguém já deve ter lhe dito que para aproveitar bem tudo que o ensino superior a distância oferece, você não pode assumir uma posição cômoda de fazer apenas aquilo que é obrigatório.

Ser um aluno maduro significa buscar aquilo que pode agregar valor ao seu conhecimento, pelo simples fato de que aprender mais é sempre o melhor caminho.

Portanto, quando estiver fazendo a graduação a distância, os fóruns de discussão estarão lá, abertos aos alunos e professores. Será sua responsabilidade se engajar neles.

cta1

Mas por que participar desses fóruns é tão importante?

Aprender é uma atividade que, obrigatoriamente, pressupõe o compartilhamento de ideias. Não há a necessidade de reinventar a roda. Por que você vai investir seu tempo e energia tentando descobrir algo que outra pessoa já descobriu? Use esse tempo e energia em coisas novas. A ideia do fórum é justamente essa: aprender a partir da experiência que outros alunos já vivenciaram.

Alguns estudantes que estão fazendo o mesmo curso que você podem ter empregos ou até formações anteriores que deram a eles conhecimentos que você ainda não tem. Mas, por meio do fórum, você pode trocar informações com eles.

Você também vai poder contar aos demais aquilo que já sabe sobre aquele assunto. Isso permite que o seu repertório ajude outras pessoas. Dessa forma, o conhecimento vai sendo construído em conjunto.

Além disso, muitas vezes, os fóruns são abertos para que os alunos possam tirar as dúvidas com os professores.

Você paga as mensalidades do seu ensino superior a distância não apenas para ter acesso a um material didático. Também para ser orientado por profissionais devidamente capacitados.

Nesse sentido, participar dos fóruns também é uma forma de fazer valer os seus investimentos no curso. Os fóruns viabilizam uma experiência chamada de “estar junto virtual”.

Basicamente, isso significa que não é necessário dividir o mesmo ambiente físico para estar junto com os colegas e professores.

Como a educação a distância pode reunir pessoas de diferentes cidades e estados, o leque de relacionamentos se torna ainda mais abrangente. É possível aprender com pessoas que têm costumes e práticas diferentes. O fórum pode até abrir as portas do mercado de trabalho.

Outras ferramentas de interação

Além de participar dos fóruns, é possível utilizar outras ferramentas para interagir com os alunos e professores. A troca de e-mails é uma boa opção, caso você queira compartilhar arquivos mais pesados.

Grupos nas redes sociais podem render uma comunicação mais dinâmica e informal. Nesse caso, além de trocar experiências e dúvidas acadêmicas, você pode até fazer amizades com os outros alunos.

A internet aproxima as pessoas e essa é uma das grandes vantagens que a educação a distância pode proporcionar.

Não se limite a assistir aos vídeos, ler os textos e fazer as atividades e avaliações. “Ouça” o que os seus professores e colegas têm a dizer. Não tenha medo de também dizer aquilo que você sabe e de perguntar sempre que tiver alguma dúvida.

Pode ter certeza de que a participação ativa nos fóruns de discussão vai enriquecer muito mais a sua experiência com o ensino superior a distância.

Você vai adquirir muito mais conhecimento do que tinha imaginado. Isso, certamente, só tem a lhe agregar, tanto como estudante quanto como o profissional.

Se quiser saber mais sobre a plataforma de EaD da Unicesumar, clique aqui!

cta2

Avalie este post