Já se perguntou o que é Engenharia de Software? Ela é uma área bastante específica, em que muitos alunos entram no mercado de trabalho até mesmo antes de se graduar, devido à falta de engenheiros.

Em Manaus, por exemplo, 100% dos estudantes do único curso de Engenharia de Software da cidade estão empregados, segundo dados divulgados pelo jornal A Crítica.

Dá pra ver que a escassez é bem grande no setor, não é mesmo?

Sabendo disso, nós resolvemos produzir este conteúdo. Nele, explicamos tudo sobre essa profissão que está em crescimento no Brasil. Confira!

o que é engenharia de software - cta1

Afinal, o que é Engenharia de Software?

A Engenharia de Software capacita as pessoas com a utilização de teorias, técnicas e ferramentas da Ciência da Computação para a produção e desenvolvimento de sistemas de softwares.

O objetivo dessa engenharia é sempre acompanhar as inovações e ensinar aos alunos as melhores técnicas e modelos a serem seguidos.

O que um engenheiro de software pode fazer?

O engenheiro de software cuida de toda a parte técnica e científica dos sistemas, desde o desenvolvimento até a gestão.

No desenvolvimento, o engenheiro pode criar jogos e softwares para computadores, videogames e dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Já na parte de gestão, que acontece quando os sistemas já estão disponíveis, o engenheiro pode fazer o gerenciamento do negócio e projetos das empresas que utilizam o software.

Engenharia de Software: sistemas

Qual a diferença entre Ciência da Computação e Engenharia de Software?

O cientista da computação possui objetivos diferentes do engenheiro, por mais que um precise do outro para o software funcionar.

“As duas profissões são da mesma área, qual eu devo escolher?”.

Então, isso vai depender muito de você.

As pessoas formadas em Ciências da Computação trabalham com a parte mais teórica, ou seja, com um viés um pouco mais analítico.

Já os engenheiros de software fazem a parte do desenvolvimento, desde a manutenção até a adequação para os dispositivos.

Além disso, quem optar por fazer essa engenharia pode procurar por cursos a distância, disponibilizados em algumas universidades.

Então, se você gosta mais de teoria, é indicado escolher a Ciência da Computação. Mas, se você prefere desenvolver, criar e gerenciar os softwares, cursar Engenharia de Software é uma boa opção.

Quais os benefícios da Engenharia de Software para a sociedade?

Agora que você já sabe, o que é Engenharia de Software, vamos mostrar como a área é útil para o mundo em que vivemos. Desenvolvendo e gerenciando softwares, um engenheiro pode oferecer alguns benefícios importantes para a sociedade.

1. Acompanhar os avanços tecnológicos

Que a tecnologia só avança, todos nós sabemos, não é mesmo?

Porém, acompanhar isso não é nada fácil, mas, sem dúvidas, é um trabalho muito recompensador.

Imagine estar sempre atento às novidades da tecnologia e, quem sabe, até criar e inovar você mesmo? Então, essa é a vida de um engenheiro de software.

Sempre buscando novos métodos para desenvolver e gerenciar sistemas e aplicativos da melhor forma, visando o bem da sociedade.

2. Produzir sistemas de software eficientes

Ser um engenheiro de software é estar antenado com as tendências e, assim, criar ferramentas e sistemas que sejam eficientes.

Pense no aplicativo mais inovador que você já utilizou!

Não importa o segmento, com certeza um engenheiro de software fez parte do projeto.

Uber, iFood, Easy Táxi, Grubster, BoaLista, entre outros. Todos esses passaram pelas mãos de um engenheiro de software.

O que queremos dizer com isso é que essa engenharia realmente traz benefícios para a sociedade.

Neste caso, a praticidade e a otimização de tempo com esses aplicativos.

3. Facilitar a vida dos usuários

Imagine como é a vida do engenheiro que desenvolveu o aplicativo Uber, por exemplo. Pode ser que o engenheiro não tenha tido a ideia, mas com certeza ele transformou esse sonho em realidade.

A engenharia de software está no mundo para inovar e facilitar a vida dos usuários que, com a correria do dia a dia, muitas vezes não tem tempo para pedir uma comida ou até mesmo esperar um táxi.

Então, se você tem como objetivo criar, inovar e trazer facilidades para a rotina das pessoas por meio de sistemas e aplicativos, saiba que a melhor escolha é a engenharia de software.

Dados sobre a Engenharia de Software que você precisa ficar de olho

• Segundo dados divulgados pela Abes, cerca de 14 mil companhias atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação;
  • As companhias focam no desenvolvimento, na fabricação, na comercialização e na distribuição de softwares dos serviços ligados à informática;
  • Essas mesmas empresas movimentaram cerca de US$ 60 bilhões em 2015, segundo dados divulgados pela mesma pesquisa da Abes.

E aí, gostou do conteúdo? Entendeu o que é Engenharia de Software?

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, clique aqui e descubra como funciona o curso de Engenharia de Software na Unicesumar.

o que é engenharia de software - cta2