Se preparar para responder às perguntas em uma entrevista de emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são tantas questões que podem ser realizadas nesse momento, de acordo com cada área de atuação, além do fator nervosismo que pode interferir na sua performance.

A boa notícia é que existem algumas perguntas muito frequentes nas entrevistas de emprego que você pode se basear. Assim, tem a oportunidade de treinar em casa para responder com confiança, demonstrar interesse pela vaga e passar uma boa imagem.

Quer ajuda para se preparar para a sua próxima entrevista de emprego? Confira as perguntas mais comuns nas mais variadas áreas e respostas que você pode usar!

Como ficou sabendo da vaga?

Um dos interesses dos recrutadores é saber como você descobriu a vaga. Isso porque pessoas que naturalmente se interessam em trabalhar em um determinado emprego buscam ativamente por oportunidades e cargos disponíveis. Essa também pode ser um bom momento para revelar indicações ou contatos próximos que conhecem a empresa.

Na hora de responder, busque pela objetividade, mesmo que você não tenha encontrado ativamente a vaga ou recebido uma indicação. Se ficou sabendo do cargo pelo LinkedIn, por exemplo, fale claramente que encontrou a oportunidade enquanto estava em busca de opções que se alinhassem ao seu perfil profissional.

Por que deseja trabalhar na nossa empresa?

Essa questão vai ajudar você a mostrar que a descrição da vaga está alinhada aos seus valores e objetivos profissionais. Se prepare previamente para dar uma resposta que resuma as características da empresa que mais despertaram o seu interesse.

Nessa hora, fale sobre a atuação no mercado, as conquistas da empresa, o compromisso com determinados valores e, principalmente, as habilidades e competências que você apresenta e que se alinham a esses propósitos da organização.

Poderia contar um pouco sobre a sua experiência?

Em um processo seletivo, desde a análise do currículo até a entrevista de emprego, os recrutadores querem saber o que você sabe fazer. Por isso, tendem a olhar para as experiências profissionais anteriores para identificar a sua maturidade profissional.

O ideal é resumir rapidamente os cargos que você já assumiu, descrevendo as experiências e os resultados alcançados. No entanto, se você ainda está estudando ou nunca ingressou no mercado de trabalho, é possível mencionar as vivências acadêmicas adquiridas que podem ajudar a desempenhar o cargo desejado.

Por exemplo, se você estiver em uma entrevista de estágio, fale sobre os trabalhos que já desenvolveu durante o período universitário, os projetos que participou e até mesmo do interesse em aprender e se desenvolver. Quanto mais verdadeiras forem as informações, melhor. Portanto, não tente inventar experiências ou aumentar a relevância de situações.

Por que devemos contratar você?

Essa pergunta pode parecer intimidadora, e a forma de lidar com a questão pode ser o seu diferencial. Basicamente, quando um recrutador pergunta os motivos para contratar você, o que ele realmente quer é ver você “vender o seu peixe”. Em outras palavras, é necessário trabalhar o marketing pessoal para se promover.

Mais uma vez, a sinceridade e a honestidade vão transformar essa experiência e passar mais confiança para os recrutadores. Portanto, antes de ir à entrevista, leia com muita atenção a descrição da vaga, a atuação da empresa e as expectativas dos ambientes de trabalho para um determinado cargo.

Em seguida, pense nos seus diferenciais que poderiam contribuir com o cargo e agregar valor ao ambiente de trabalho. Por fim, resuma, de forma sucinta, as suas principais habilidades, experiências, conhecimentos e interesses que mostrem que vale a pena, para a empresa, fazer a contratação.

Onde você se vê em cinco anos?

Um profissional maduro costuma demonstrar ambição pelo crescimento de carreira. Esse é um fator interessante para as empresas, pois indica interesse em se dedicar ao trabalho para ter um bom desenvolvimento.

Por isso, tente imaginar as conquistas que você mais deseja para os próximos 5 anos. Resuma também de forma objetiva, ao responder ao recrutador, quais são as suas perspectivas e como o cargo de interesse pode ajudar a torná-las realidade.

Quais os seus pontos fortes e fracos?

Ao longo de uma entrevista de emprego, as perguntas são voltadas para conhecer o perfil profissional de um candidato e, principalmente, ver como responde a situações sob pressão. Por mais informal e descontraída que seja a conversa, é necessário passar uma boa imagem.

No entanto, isso não implica em destacar apenas os seus pontos fortes. Afinal, todas as pessoas apresentam características que podem ser melhoradas. O problema está quando esses fatores mais fracos são incompatíveis com as expectativas da empresa.

Por exemplo, suponha que você está se candidatando a uma vaga em uma indústria e revela que o seu ponto fraco é a pontualidade. Essa resposta pode enfraquecer a sua imagem e indicar que o seu perfil não é adequado para o que a empresa procura.

Por outro lado, quando você ressalta as suas principais competências emocionais e comportamentais e revela alguns pontos fracos que você já está buscando melhorar, a percepção do recrutador pode ser muito boa. 

Como exemplo positivo, imagine mencionar como fraqueza a autoexigência e a tendência a assumir mais responsabilidade. Ao mesmo tempo, você diz que está mais consciente desse problema e aprendendo a priorizar melhor as tarefas. Nesse caso, você responde bem à pergunta, sem enfraquecer a sua imagem profissional.

Só tenha cuidado para não destacar um ponto positivo como fraqueza, por exemplo, o perfeccionismo. Esse é um erro que muitas pessoas cometem na entrevista de emprego e dificilmente impressionam os recrutadores.

Qual a sua maior conquista?

Fale também sobre uma ou mais conquistas que tiveram impacto na sua vida profissional e podem ajudar a conquistar o emprego. Mencione projetos, cursos e habilidades desenvolvidas, sobre os quais você se orgulha de ter feito.

Em geral, o verdadeiro segredo para ter um bom desempenho nas perguntas em uma entrevista de emprego é controlar o nervosismo e ter uma linguagem corporal de confiança. Por essa razão, treinar em casa e se preparar para a vaga pode ajudar a superar os desafios e ter uma performance surpreendente.

Tem mais alguma dúvida ou sugestão de pergunta muito comum nas entrevistas de emprego? Deixe um comentário logo abaixo!

Avalie este post

Comentários

Comentários