Engana-se quem pensa que o mercado de culinária se resume ao chef de cozinha e a pratos sofisticados. A profissão Gastronomia envolve muitos profissionais, como cozinheiros, auxiliares, consultores e administradores.

Neste artigo, você vai saber mais sobre os campos de atuação do profissional formado em Gastronomia, sua rotina diária de trabalho e rendimentos salariais. Também vamos falar sobre a formação em Gastronomia, e se é possível se formalizar em cursos a distância.

cta2 - Profissão de Gastronomia

Área de atuação para Gastronomia

Os lugares de atuação do profissional formado em Gastronomia são variados. Ele pode atuar em:

• Restaurantes;
  • Bares;
  • Lanchonetes;
  • Buffets;
  • Indústrias, hospitais;
  • Clubes sociais;
  • Hotéis, entre outros.

Hoje existem até concursos públicos para profissionais da área.

Além disso, o chef não é a única função da profissão de Gastronomia. O setor envolve as bebidas e a experiência de alimentação como um todo, o que requer várias posições de trabalho, como auxiliares de cozinha, sommeliers, pessoas para executar a limpeza, entre outros. O potencial de geração de empregos é enorme.

Como se profissionalizar em Gastronomia

Quem escolhe a profissão de Gastronomia precisa se formalizar para conseguir posições mais atraentes nas cozinhas. Você pode escolher a formação com grau de bacharel ou de tecnólogo. O curso superior de bacharelado em Gastronomia oferece noções humanísticas e técnicas ao profissional.

Já a formação em tecnólogo fornece, ao futuro gastrônomo, conhecimentos mais técnicos de cozinha, gestão e administração de restaurantes e estabelecimentos com preparação culinária.

Quais as principais funções dos profissionais em Gastronomia?

Chef de cozinha

O chef certamente é a ocupação mais conhecida dentro da área de Gastronomia. Os chefs são responsáveis pela cozinha dos estabelecimentos e comandam todo o processo de preparação dos alimentos. Além disso, coordenam a equipe de cozinheiros e criam os pratos mais importantes ou de mais difícil preparo.

O chef pode se especializar em diversos tipos de cozinhas, como panificação e confeitaria, por exemplo. Se for esse o caso, ele é chamado de “Chef Pâtisserie”.

Gestor de estabelecimentos culinários

O gestor de um restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento que possua trabalho culinário precisa ter boas noções de gastronomia. Mas, mais importante que isso, é ter conhecimentos de empreendedorismo, gestão de pessoal e financeira.

O gestor trabalha com a entrada e saída de mercadorias, o recrutamento e manutenção da equipe de cozinheiros, chefs e outros colaboradores. É também responsabilidade dele o bom relacionamento com a clientela e a administração do estabelecimento enquanto empresa.

Encarregado da segurança alimentar

Estes profissionais da Gastronomia são responsáveis pela qualidade e pela fiscalização da data de validade dos alimentos que entram, saem e são estocados no estabelecimento.

Ele verifica com os fornecedores quais as melhores matérias-primas e fiscaliza constantemente os alimentos entregues aos consumidores finais.

profissao-de-gastronomia

O salário do profissional de Gastronomia

Embora o chef seja o profissional mais “conhecido” do mercado gastronômico, ele não necessariamente é o que ganha mais pela função que desempenha.

O profissional da Gastronomia pode atuar como autônomo, proprietário do próprio negócio ou ainda como empregado em estabelecimentos culinários ou empresas de consultoria.

O salário médio da profissão de Gastronomia, independentemente de sua função, varia de acordo com cada estado da federação.

As médias salariais mensais vão de um salário mínimo (aprox. R$ 970) a cerca de R$ 3.500. Quando falamos apenas em chefs de cozinha, essa média passa a girar entre R$ 1.800 e R$ R$ 4.000, de acordo com cada estado.

Dentre os profissionais da área, o consultor é o que apresenta a maior média salarial por sua função, com rendimentos mensais médios entre R$ 2.500 e R$ 5.000. O ramo de estabelecimentos que paga melhor é o ramo hospitalar, seguido por clubes sociais e pela rede hoteleira.

Estude à distância com o curso de Gastronomia

É possível realizar o curso de Gastronomia a distância, para quem não tem tempo de se formalizar em cursos presenciais.

A modalidade EAD oferece os mesmos conhecimentos, além do diploma ser idêntico ao de cursos presenciais. O curso também não deixa de ter atividades práticas para treinar habilidades e oferecer uma formação de ainda mais qualidade aos futuros profissionais da gastronomia.

Procure saber antes se o curso é autorizado pelo MEC e conta com a participação de professores qualificados. Afinal, para entrar para a profissão de Gastronomia, você precisa ter uma boa base de formação.

Saiba mais sobre o curso de Gastronomia a distância da Unicesumar.

cta1 - Profissão de Gastronomia

Avalie este post