Mexer nos cabelos, cruzar as pernas, desviar o olhar… Há muitos gestos e ações que fazemos no dia a dia, sem nem mesmo percebermos, mas que podem indicar algo em nós. Estamos falando da linguagem corporal, e na entrevista de emprego ela ganha uma importância imensa, viu?

Isso porque os recrutadores bem treinados estão atentos a nossa movimentação durante todo o processo seletivo. Por isso, vale a pena entender mais sobre esse assunto e pegar algumas dicas do que pode ser melhorado em seus gestos e ações nesse momento.

Não sabe bem o que fazer com as mãos enquanto responde às perguntas dos recrutadores? Continue lendo este post e aprenda!

O que é linguagem corporal?

“Seu corpo fala”. Essa é uma frase até meio clichê e você já deve ter ouvido várias vezes por aí, mas não à toa. Acontece que nossos gestos, jeito de olhar, mexer os braços, cruzar as pernas e muitas outras ações dão indicações às outras pessoas de como estamos nos sentindo. Quem sabe fazer uma boa linguagem corporal é quase capaz de adivinhar o que se passa conosco.

Linguagem corporal é uma forma de se comunicar sem usar palavras, ou seja, uma comunicação não verbal. Vale mesmo prestar atenção a isso, pois se dizemos algo, mas nosso corpo indica uma ideia oposta, podemos passar por mentirosos, dependendo da situação.

Há profissionais que se especializam na leitura da linguagem corporal e, para eles, nada que fazemos — ou deixamos de fazer — passa despercebido. Por isso, além dos processos de recrutamento das empresas, a comunicação não verbal é usada, por exemplo, em interrogatórios policiais.

Por que a linguagem corporal é tão importante para os recrutadores?

Para os profissionais da área de Gestão de Pessoas nas empresas, durante uma entrevista, é possível avaliar como os candidatos estão se sentindo a partir da linguagem do corpo. Não se engane: a forma como você se senta, a posição dos braços, das pernas e das mãos e os olhares podem indicar nervosismo, medo, impaciência, confiança, entusiasmo e muito mais.

Tudo isso pode ser interpretado pelo recrutador mais experiente apenas ao observar nosso corpo falando. Aliás, essa é uma das razões para que haja uma conversa presencial, antes da decisão sobre quem será contratado.

Claro que os profissionais de Recursos Humanos tomam suas decisões levando em consideração uma série de critérios. Entre eles, o currículo, as habilidades técnicas, a inteligência emocional e outros aspectos.

Assim, sempre que tiverem dúvidas sobre o que o corpo do entrevistado está dizendo, precisam ir mais fundo na análise. Portanto, é importante prestar atenção nisso. Afinal, seus gestos e trejeitos também têm a ver com sua personalidade, cultura adquirida ao longo da vida e até o ambiente na hora do processo seletivo: às vezes, a pessoa está de braços cruzados apenas porque está com frio, certo?

Como usar a linguagem corporal na entrevista de emprego a seu favor?

Como há cada vez mais concorrência, ou seja, muitos candidatos em busca das vagas oferecidas, aprender a usar a linguagem corporal a seu favor é um diferencial. Vamos mostrar alguns exemplos para que você preste atenção na hora da entrevista de emprego. Confira!

Sorriso na medida certa

Sorrir abertamente costuma ser um gesto que abre portas, mas nem sempre isso é válido em uma entrevista de emprego. Vale, por exemplo, sorrir no momento das apresentações e na despedida, demonstrando simpatia.

Mas sorrir o tempo todo pode passar uma imagem de que você não teria a seriedade necessária para o cargo disputado, dependendo de qual é a vaga de trabalho. O jeito é agir de acordo com a proposta: um vendedor, de repente, pode ser mais sorridente, porém um cargo de liderança talvez possa exigir outro tipo de postura.

Aperto de mão firme

Essa é uma dica que muita gente já ouviu de pessoas mais experientes (nossos avós, tios, pais etc.). A firmeza ao apertar as mãos e cumprimentar a outra pessoa mostra que você é confiante e confiável. Interessante, não é?

Postura corporal

O candidato que se senta com o corpo reto, alinhado, também passa uma imagem mais confiante ao recrutador, quando ele analisa a linguagem corporal na entrevista de emprego. Mas se balançar demais e sacudir as pernas ou os pés, ou chacoalhar as mãos enquanto fala, são gestos que distraem as pessoas e podem indicar nervosismo ou ansiedade. Nem tenso, nem muito relaxado: essa é a medida.

Contato visual

Olhos nos olhos: se você não estiver em um processo de recrutamento no Japão, essa é uma característica muito valorizada na entrevista. Por lá, ao contrário, pode ser sinal de desrespeito.

Cuidado apenas para não fixar demais o olhar, o que pode até ser assustador ou intimidante. Nem precisamos falar que desviar o olhar dele para checar as notificações do celular é proibitivo, combinado?

Palmas das mãos abertas

Sabia que manter as mãos abertas, à vista da pessoa com quem está falando, transmite um sinal de que você tem honestidade e está engajado naquela conversa? Portanto, o ideal é posicionar suas mãos de forma confortável, sem cerrar os punhos e ao alcance do olhar do interlocutor.

Aceno com a cabeça

Acenar pausadamente e sem exageros demonstra que você está prestando atenção ao que o outro diz. Também é um sinal de empatia, característica muito valorizada nos tempos atuais.

Essa é uma forma de praticar a escuta ativa e atenta, podendo vir acompanhada de expressões como “entendo”, “sim”, “eu sei”, entre outras. Vale, também, devolver o que está sendo dito com perguntas ao entrevistador.

Quais erros evitar na entrevista de emprego?

Alguns gestos precisam ser evitados se você não quiser passar uma informação errada com a linguagem do seu corpo. Veja quais são eles:

  • sentar-se com uma má postura;
  • desviar o olhar;
  • demonstrar agitação;
  • distrair-se da conversa;
  • exagerar na seriedade.

Como vimos, dar atenção à linguagem corporal na entrevista de emprego pode ser tão importante quanto fazer um bom currículo. Mas você também percebeu que basta seguir algumas dicas para tirar de letra o que fazer com seu corpo enquanto estiver diante do recrutador, não é mesmo? Então, mantenha a calma, respire fundo e siga em frente rumo a uma carreira de sucesso!

Você já teve alguma experiência que vale a pena contar relacionada ao uso da linguagem corporal na entrevista de emprego? Nesse momento, seus gestos atrapalharam ou agiram a seu favor no processo de recrutamento? Deixe um comentário e divida suas impressões com a gente!

Avalie este post

Comentários

Comentários