Há algum tempo, as empresas começaram a investir no desenvolvimento de competências emocionais de seus colaboradores e líderes, com o objetivo de estabelecer um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Durante a pandemia, o desenvolvimento dessas soft skills ficou ainda mais forte, principalmente para que o trabalho conseguisse fluir com o home office.

É claro que temos sentimentos e não somos máquinas. Logo, a empresa não espera que você não sinta nada durante a jornada de trabalho, mas deseja que o profissional saiba lidar com emoções contraditórias, que abalam tanto a sua vida pessoal quanto o seu trabalho.

Se quer ficar por dentro das principais competências emocionais que o mercado de trabalho está buscando e de como desenvolver a inteligência emocional, continue a leitura!

O que são as competências emocionais?

As competências emocionais são um conjunto de habilidades e características relacionadas ao desenvolvimento pessoal dos indivíduos, que auxiliam a manter um relacionamento saudável com as outras pessoas.

Assim, tais competências fazem com que a relação entre diferentes grupos sociais seja mais acessível, o que contribui para a superação dos desafios no dia a dia.

No entanto, para que essas habilidades sejam desenvolvidas, é essencial que o relacionamento intrapessoal seja construído de modo saudável, principalmente no caso das emoções.

É possível desenvolver as competências emocionais?

É claro que é possível! Não é porque você não conta com determinada competência emocional que não pode desenvolvê-la. Um modo de fazer isso é conversando com o seu superior e até outros colegas de trabalho, já que eles podem ajudar a identificar os pontos que devem ser desenvolvidos.

Uma vez que você saiba reconhecê-los, pense em como são úteis no dia a dia, não apenas no ambiente de trabalho, mas também no pessoal. Assim, tente estar sempre por perto de pessoas que podem inspirar você, pois elas ajudam a despertar o nosso melhor.

Logo, é uma maneira de reforçar nossas qualidades e de desenvolver competências que não aparecem tanto assim.

Quais são as principais competências emocionais?

Abaixo, você vai conhecer algumas competências emocionais que são essenciais em um ambiente de trabalho. Dá só uma olhada!

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é a capacidade de reconhecer com cuidado os próprios valores, pensamentos e emoções e como eles influenciam em nosso comportamento. É a capacidade de olhar para si, avaliando as limitações e os pontos fortes com otimismo, bom senso de confiança e uma mentalidade de crescimento pessoal.

Algumas características importantes são:

  • autoconfiança;
  • reconhecimento dos pontos fortes;
  • identificação de emoções;
  • autopercepção.

2. Empatia

Enxergar o mundo pela visão do outro ajuda você a ver as coisas sob uma nova perspectiva. Isso não significa que é preciso discordar ou concordar com a situação apresentada pela outra pessoa, apenas tentar compreender as suas interpretações, contexto e necessidade de vida.

Esse tipo de ação traz benefícios para todos os colaboradores. Para ter empatia, é essencial praticar a escuta ativa, ou seja, ouvir o que o outro funcionário tem a dizer e se colocar no momento presente, sem deixar os pensamentos levarem você para outro lugar.

3. Resiliência

A resiliência profissional significa ter firmeza em sua postura, superar dificuldades que surgem em sua rotina de trabalho e saber se portar diante de situações desafiadoras. Logo, uma pessoa que apresenta essa competência emocional consegue tomar decisões melhores.

Desse modo, o profissional resiliente tem potencial para alcançar bons resultados em sua carreira, obtendo evolução e conquistando um cargo mais elevado. A resiliência também é essencial para manter a saúde mental no ambiente corporativo.

Por meio da resiliência, você entenderá como lidar com as situações do seu dia a dia de uma maneira mais firme e equilibrada. Logo, a chance de obter crescimento na carreira é maior.

4. Autoestima

A autoestima é uma competência emocional que está relacionada ao autoconhecimento. Ela é caracterizada por duas características:

  • quando sabemos quais são os nossos pontos fracos e fortes;
  • a maneira como nos avaliamos e a opinião que temos a nosso respeito.

Dessa maneira, é possível trabalhar melhor a autoaceitação e reforçar as nossas qualidades.

5. Entusiasmo

É importante saber enxergar o lado positivo de várias situações, seguir em frente e encontrar as oportunidades de aprendizado. Demonstrar satisfação e prazer em sua rotina profissional ajuda a gerar um ambiente positivo, que pode estimular a resolução de problemas.

Assim, resolver questões desafiadoras não precisa ser um fardo ou encarado como algo negativo. Lembre-se de que também é importante sair da zona de conforto.

6. Responsabilidade

Quando um colaborador é contratado por uma corporação, ele passa a fazer parte de uma equipe, e tanto a empresa quanto os outros trabalhadores contam com a participação dele para alcançar o melhor resultado.

Por isso, é essencial que você tenha uma postura de compromisso em relação aos seus deveres, cumprindo com a sua parte no trabalho, assumindo acertos e falhas.

7. Capacidade de lidar com o estresse

O ritmo do mundo moderno tem provocado um grande nível de estresse na população, levando a casos de síndrome de burnout e até depressão no ambiente corporativo.

É importante saber impor o seu próprio ritmo e solicitar ajuda quando for necessário. Trabalhar muito não é necessariamente trabalhar bem, com alto nível de produtividade. Por isso, saiba lidar com o estresse — e o mais importante: saiba pausar.

8. Adaptabilidade e flexibilidade

O ambiente corporativo está em constante mudança, e a cada dia são exigidas novas demandas dos trabalhadores. Diante disso, é essencial que o profissional seja flexível e adaptável, para facilitar essa constante transição.

9. Criatividade

A competência emocional da criatividade está relacionada à capacidade de inovação e de construir alternativas para os desafios que surgem em nosso dia a dia.

Além disso, no ambiente de trabalho, os profissionais precisam ter habilidades necessárias para criar estratégias diferenciadas, com o objetivo de interagir com colegas de trabalho e lidar com clientes.

Agora que já aprendeu o que são competências emocionais, saiba que é essencial desenvolvê-las em seu dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho. Para isso, tente administrar as suas emoções, pratique a empatia, veja as mudanças com positividade e cultive boas relações.

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam as principais competências emocionais!

Avalie este post

Comentários

Comentários