Cuidar de uma empresa não é tarefa fácil, concorda? É preciso desviar dos obstáculos, superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tudo tem que ser feito com critério e de modo a atingir os objetivos estratégicos. Nesse sentido, os processos gerenciais são importantes.

Trabalhar no ramo significa assumir responsabilidades, tomar decisões e buscar o melhor caminho. Isso é relevante para que o negócio tenha a chance de se desenvolver e conquistar os resultados esperados.

Mas, afinal, você sabe como é essa área e como atuar nela? Conheça os Processos Gerenciais e entenda o que o curso pode oferecer para sua carreira!

processos gerenciais - CTA2

Afinal, o que é esse curso?

Toda empresa é formada por processos, que funcionam como peças de um quebra-cabeça. Elas têm que se encaixar para que seja possível criar os produtos e fazer com que eles cheguem até os clientes.

Essas etapas operacionais têm que ser administradas da melhor maneira. Afinal, os recursos são limitados. Economizar tempo e dinheiro é essencial, assim como evitar erros.

Mas como garantir que isso seja viável?

Com o controle dos processos gerenciais!

Esse curso é do tipo tecnólogo e forma profissionais prontos para lidar com os principais desafios do mercado. Com o uso das técnicas adequadas de administração, é possível chegar a resultados melhores.

O que faz um profissional de Processos Gerenciais?

Quem se forma na área tem uma atuação muito importante: reconhecer e aproveitar oportunidades. O profissional tem que conhecer bem a empresa e escolher modelos, estruturas e teorias que funcionem.

Vamos pensar em um negócio que está com problemas na distribuição de produtos e não consegue explorar todo o mercado. O tecnólogo em Processos Gerenciais vai analisar as causas da dificuldade e identificar as melhores oportunidades. Com o uso de soluções adequadas, a empresa chega a novos lugares e vende mais. Incrível, não é?

É mais ou menos nesse caminho em que segue o profissional da área. Com funções específicas, consegue gerenciar os recursos e atingir ótimos resultados.

Quais são as chances de atuação no mercado?

Quem se forma no curso de Processos Gerenciais tem uma visão ampla dos empreendimentos e do rumo até o sucesso. É uma ótima condição para pavimentar o caminho de quem deseja abrir o próprio negócio, por exemplo.

Além disso, há diversos cargos que podem ser ocupados em empresas de vários ramos. Quer saber quais são as possibilidades? Veja a seguir!

Analista de Processos

Só dá para mudar e melhorar aquilo que é conhecido, certo? Então, uma das carreiras para seguir é a de analista de processos. Quem atua nessa área fica responsável por mapear todos os pontos da empresa, como deve ser feito o gerenciamento e quais são as possibilidades.

Também é uma função que envolve o reconhecimento dos riscos e das principais ameaças. Se o cuidado com o RH ou com a logística não vai bem, o analista é capaz de identificar e de avaliar os riscos de cada decisão. Assim, o negócio fica mais protegido e consegue chegar aos melhores resultados.

Processos Gerenciais - projetos

Gerente de Projetos

A elaboração de projetos de diversos tipos é essencial para o funcionamento de uma empresa. Eles precisam ter escopo, objetivos, responsáveis e prazos, além de uma atuação coordenada. Para garantir que tudo saia como esperado, a função do gerente de projetos se faz presente.

Esse profissional pode ser formado em Processos Gerenciais, já que a área ajuda executar as etapas da maneira ideal. Além de colocar tudo em prática, fica responsável pela análise de viabilidade, o que permite elaborar o melhor planejamento.

Gestor de Logística e Mercadologia

As etapas operacionais são fundamentais para elaborar os produtos e criar as ofertas. Mas o negócio só vai ganhar se conseguir atender aos clientes, certo? Nesse caso, é preciso ter um bom processo logístico e mercadológico, como na área de distribuição.

O tecnólogo na área gerencial desenha o uso ideal dos recursos, o que permite que os resultados sejam obtidos. Em atuação com um especialista em logística, é possível criar as condições perfeitas para que nenhum cliente deixe de ser atendido.

Coordenador de Pricing

Não dá para negar que o preço é um componente importante para qualquer empresa, certo? Por um lado, ele é responsável por atrair o interesse das pessoas. Por outro, garante que o negócio tenha os recursos necessários para se manter. Mas como chegar a um equilíbrio de valores?

O coordenador de pricing tem a função de ajudar a definir as condições para a formação de preço. Ao analisar os processos internos e as características externas, o profissional consegue apresentar valores que auxiliam a empresa a decolar!

Superior Administrativo

Já que um tecnólogo em Processos Gerenciais está capacitado para abrir o próprio negócio, é sinal que tem os conhecimentos necessários de administração. Então, ele também pode usar esse entendimento ao atuar em empreendimentos de vários tipos.

No papel de superior, o profissional consegue tomar as principais decisões e se envolve para levar a empresa ao sucesso. Assim, age como um administrador com visão panorâmica do estabelecimento.

Como ter flexibilidade nos estudos?

A verdade é que, ao mesmo tempo em que a capacitação é importante, é preciso incluí-la no cotidiano do jeito correto. Nem sempre há a disponibilidade para assistir a aulas presenciais ou cumprir horários específicos, certo?

Nesse caso, a melhor opção é a modalidade EAD. Com o estudo a distância, você monta seus horários e segue no seu ritmo rumo à formação. Quando precisar, pode contar com a estrutura do polo EAD, que é presencial.

Graças a essa alternativa, a formação superior se torna uma possibilidade mesmo para quem tem que conciliar trabalho e estudos, por exemplo. Até 2023, há a expectativa que haja mais alunos em graduações a distância que em cursos presenciais. Então, chegou a hora de aproveitar a chance de crescer na carreira sem ter que abrir mão de algo importante!

O único cuidado é com a escolha da instituição. Opte por uma faculdade reconhecida no mercado, com uma boa grade e metodologia completa. Assim, você estará capacitado para lidar com o comando dos negócios.

Processos Gerenciais: um setor fundamental para todos os tipos de negócio

Os processos gerenciais são indispensáveis para manter o controle da empresa e chegar ao sucesso. Com a capacitação na área, é possível ocupar vagas diversas, o que fortalece a atuação profissional!

Para estar pronto para aproveitar essas oportunidades, conheça o curso de Processos Gerenciais da Unicesumar EAD e descubra os melhores caminhos para seu futuro.

processos gerenciais - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários