Saber como conciliar trabalho e estudo é algo mais comum para os brasileiros do que parece. Boa parte dos estudantes universitários das mais diversas cidades do país também exercem alguma atividade remunerada, por diferentes motivos.

Quase 60% dos alunos com faixa etária entre 15 e 29 anos acaba, em algum momento da vida, conciliando trabalho e estudo – e isso não significa que a atividade profissional seja um estágio relacionado com o curso que estavam fazendo.

Esse fato acontece com uma frequência muito grande porque boa parte dos estudantes precisa pagar as contas de casa – ou até mesmo da faculdade – enquanto estuda.

Apesar de ser uma tarefa desgastante, aprender como conciliar trabalho e estudo é perfeitamente possível se você souber organizar o seu tempo e cuidar para se dedicar às duas atividades da maneira correta.

Neste artigo, separamos algumas dicas!

https://www.youtube.com/watch?v=4GS5pRAu8dY&t&feature=youtu.be

Atue como um gestor que precisa saber como conciliar trabalho e estudo

A grande maioria dos estudantes que trabalha acaba prestando serviço para alguma outra pessoa – um cliente ou, em boa parte dos casos, um chefe. Por isso, para conseguir saber como conciliar trabalho e estudo sem se prejudicar, é preciso que você aprenda a agir como gestor das suas próprias atividades.

Reflita sobre seu dia a dia como a rotina de uma empresa: o que você precisa entregar? Quais são as prioridades? O que não pode dar errado?

Pensando como gestor você terá mais capacidade de alcançar os resultados desejados, tanto no estudo, quanto no trabalho.

 

Faça um cronograma para suas atividades

Organização é palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo. Por isso, se você é um universitário que precisa trabalhar, mas é muito desorganizado, essa é a hora de mudar.

Monte um cronograma de suas atividades diárias, da semana e do mês, para ter uma visão geral do que precisa entregar dentro de cada período.

Não precisa ficar preso ao computador, caso não tenha intimidade com softwares que ajudam a montar esse tipo de planilha. Vá no básico, se necessário, e use o velho papel e caneta para fazer um quadro de tudo que precisa entregar, as datas, prazos e o que mais precisar detalhar.

Com o cronograma pronto em mãos, pense onde colocá-lo para que você possa olhar para ele sempre e não perder o foco.

Explore bem o seu tempo livre e seja fiel aos seus horários

Tempo é algo importante para quem precisa aprender como conciliar trabalho e estudo e, por isso, ele deve ser bem aproveitado sempre. Quando você conta com algum tempo livre, utilize-o com sabedoria, para produzir mais (ou até mesmo descansar).

Não se esqueça também que ser fiel e pontual aos seus horários é essencial para os bons resultados. Por isso, chegue sempre na hora no trabalho, nas reuniões, no almoço, vá embora no horário certo e comece suas tarefas de estudo no tempo planejado.

Você vai ver que isso vai ajudar na sua produtividade.

Adapte sua rotina se necessário

Se você resolveu começar a estudar depois de já estar inserido no mercado de trabalho, talvez precise adequar a sua rotina a essa nova tarefa que vai entrar no seu dia a dia. Por isso, ajustar horários para estudar e até mesmo para descansar pode ser uma necessidade nas primeiras semanas.

A mesma regra se aplica para quem estava só estudando e teve que começar a trabalhar (para pagar as contas ou para fazer um estágio). Ajustes nos horários de estudo terão de ser feitos para que essa nova tarefa não afete seus resultados escolares e permita que você tenha boa produtividade no ambiente de trabalho.

Você vai adaptar sua rotina quando souber Como conciliar trabalho e estudo

Tenha prioridades

Outra palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo é prioridade. Em alguns momentos de sua rotina, mesmo que você não queira, poderá ser necessário estabelecer prioridades sobre o que vai ser executado.

A prioridade pode mudar muito de acordo com o seu objetivo em um determinado período: ela pode ser estudar para uma prova difícil, entregar um relatório no trabalho ou recuperar uma nota em uma disciplina mais desafiadora.

De qualquer maneira, o momento de escolher entre qual “fazer primeiro” vai chegar e você precisa estar pronto para saber o que deve ser considerado prioridade ou não.

Assim, você ficará mais tranquilo para produzir e entregar todas as suas tarefas com qualidade.

Explore o melhor da tecnologia a seu favor

Uma das grandes vantagens que a tecnologia trouxe para quem tem rotinas apertadas é a capacidade de auxiliar a gerenciar melhor o tempo, ou de ficar sempre conectado com informações importantes.

Você pode usar vários aplicativos para lhe ajudar a gerenciar melhor o tempo e acompanhar suas atividades. Pode também usufruir das câmeras de celular, tablets e até notebooks para fazer anotações ou gravações sobre a aula – assim, poderá acessá-las sempre que tiver um tempinho sobrando no trabalho.

Conte com o suporte de seus colegas

Seus colegas de faculdade podem ajudar você – e muito – quando o assunto é equilibrar as aulas e o trabalho. Eles podem ser úteis para sanar dúvidas, dividir tarefas nos trabalhos em grupo e até mesmo com materiais extras para estudo.

O mesmo serve para seus colegas de trabalho, que podem dar um suporte em alguma atividade enquanto estiver em período de provas ou até mesmo lhe cobrir em alguma eventualidade.

Fazer networking nos dois ambientes, portanto, é essencial.

Nunca deixe de se divertir

Ter uma rotina cheia de tarefas não significa que você precisa usar todo o tempo livre para continuar trabalhando ou estudando. Abrir mão do descanso não é uma opção, especialmente quando você precisa produzir bons resultados na faculdade e no trabalho.

Por isso, no seu cronograma, lembre-se de incluir os momentos de lazer e torná-los tão obrigatórios quanto os momentos de estudo e trabalho. Você vai ver que seu corpo, mente e saúde vão agradecer.

Cursos EAD podem ser uma boa alternativa para quem tem a rotina apertada

Os cursos EAD, ou de Educação a Distância, são aqueles que oferecem para o aluno a oportunidade de estudar de onde quiser, quando puder.

Talvez um dos maiores benefícios da EAD para os alunos que precisam saber como conciliar trabalho e estudo seja a flexibilidade que esse tipo de curso oferece.

Afinal, você pode assistir à aula a qualquer momento, de acordo com o que foi estabelecido no seu cronograma de atividades.

Além disso, tempos perdidos na rotina, como o caminho do trabalho para a faculdade, podem se transformar em mais horas de estudo quando você opta por fazer um curso EAD.

É importante lembrar que, hoje, os cursos EAD são capazes de oferecer a mesma qualidade de ensino do que um curso presencial. Por isso, o aluno sempre terá uma boa opção em mãos na hora de fazer a matrícula em um curso a distância.

Está querendo saber como conciliar trabalho e estudo e ficou interessado em se matricular em um curso EAD? Confira as opções que a Unicesumar oferece para você!

 

como conciliar trabalho e estudo - cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários