As redes sociais podem ser verdadeiras aliadas na sua preparação para o vestibular e ENEM. Existem muitos Instagram de estudos, por exemplo, que compartilham dicas para assimilar regras e normas, fazem tira-dúvidas ao vivo e discutem temas comuns das provas das principais universidades e faculdades.

Mas é importante escolher aqueles com conteúdo de qualidade, produzidos por professores e profissionais especialistas nos temas, pois, do contrário, as informações vão confundir em vez de ajudar.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores Instagram de estudos para você acompanhar. Com áreas de conhecimento diferentes, conteúdos de qualidade e didática envolvente, esses perfis vão ajudar muito nos seus estudos. Confira!

O que é um Instagram de estudos?

São chamados de Instagram de estudos aqueles perfis dedicados à produção de conteúdos sobre as diferentes áreas de conhecimento. Se você deseja estudar matemática, por exemplo, encontrará estudantes, professores, mestres e doutores que dão dicas, fazem vídeos e demais formatos com ensinamentos sobre a matéria em diferentes níveis e graduações.

Outro tipo de perfil de estudos nas redes sociais são os Studygram, que fazem esquemas de estudos organizados, dão dicas e motivações para os estudantes que vivem diferentes emoções na jornada até começar um curso de graduação, ou durante a faculdade mesmo.

Para que servem?

Os perfis de estudos no Instagram servem para dar apoio ao aprendizado com dicas, mapas mentais e outras ferramentas que facilitam a assimilação do conteúdo estudado na escola ou cursos preparatórios. Ou seja, eles complementam os estudos realizados.

Por que acompanhar Instagram de estudos?

Bons perfis no Instagram de estudos trazem diferentes formatos do conteúdo que faz parte do cronograma de vestibulares, por exemplo. Assim, além de estudá-los em sala de aula, é possível revisá-los de forma visual e prática, em um canal de fácil acesso que já faz parte do cotidiano.

Além disso, eles estão sempre atualizados, trazendo questões comuns dos vestibulares que podem preparar o estudante ainda mais para as provas, já que também deixa o candidato mais tranquilo e seguro.

Quais são os melhores Instagram de estudos que você deveria conhecer?

Então, como mencionado, um Instagram de estudos pode ajudar no entendimento de matérias do vestibular, para começar uma graduação ou até mesmo nas matérias que o curso oferece.

Mas, para ter esses benefícios, deve-se escolher com cuidado. Por isso, fizemos uma seleção dos melhores perfis de Instagram de estudos e Studygram da atualidade.

1. Instagram de estudos do professor Sérgio Nogueira

Para algumas dicas e explicações de Português, o Instagram de estudos do professor Sérgio Nogueira é uma ótima opção e está constantemente atualizado.

De quem é o perfil?

Sérgio Nogueira

Qual é o endereço do Instagram?

@prof.sergionogueira

O que o influencer fala?

Mestre em Língua Portuguesa, o professor Sérgio Nogueira também é conhecido por sua participação no programa de televisão “Soletrando”. Em seu perfil, traz dicas e explicações sobre as maiores dúvidas sobre o uso do nosso idioma de forma culta.

Com conteúdos visuais explicativos e aulas ao vivo, traz muitos ensinamentos que podem ajudar na fixação dessa matéria importante em todas as provas, inclusive para quem decide estudar EAD.

Em que outros canais o influencer está presente?

Além do programa da televisão, o professor Sérgio Nogueira também oferece cursos online em plataforma especializada e desenvolve seu canal do YouTube para conteúdos mais completos.

2. Perfil no Instagram do professor Joca Correia de Andrade

O professor Joca Correia traz conteúdos e comentários sobre os principais acontecimentos geopolíticos e contextualiza os assuntos com elementos da história local.

De quem é o perfil?

João Correia de Andrade

Qual é o endereço do Instagram?

@jocacorreia

O que o influencer fala?

O Instagram do professor Joca Correia fala sobre Geopolítica, Geografia, política internacional e seus contextos históricos. Com um foco mais voltado aos vídeos, o professor realiza lives temáticas, além de fazer e publicar vídeos com conteúdos selecionados.

Em que outros canais o influencer está presente?

O professor gerencia uma comunidade sobre Geopolítica e convida todos seus seguidores a seguirem de forma gratuita.

3. Perfil de estudos Matemática Rio

O professor Procópio produz conteúdos que fazem a matemática ficar mais fácil e interessante de aprender.

De quem é o perfil?

Professor Procópio

Qual é o endereço do Instagram?

@matematicario

O que o influencer fala?

Como o nome sugere, o Matemática Rio é voltado para dicas de resoluções matemáticas. Trazendo formas simplificadas de resolver problemas, o professor, palestrante internacional e autor de livro, Procópio, oferece várias maneiras de descomplicar cálculos. Também faz lives, tira dúvidas de seus seguidores e realiza outras interações engajadas.

Em que outros canais o influencer está presente?

O trabalho do Professor Procópio também pode ser conferido em seu livro e cursos online, sendo que alguns deles são gratuitos.

4. Perfil Estude Matemática no Instagram

Outro perfil de Instagram que tem a matemática como tema principal é o Estude Matemática, produzido pelo Professor Gustavo Reis.

De quem é o perfil?

Professor Gustavo Reis

Qual é o endereço do Instagram?

@estudematematica

O que o influencer fala?

Com muito humor e edições divertidas, o Estude Matemática recebe convidados, discute a matemática por traz das loterias, além de publicar muitos conteúdos de matérias e resoluções para diferentes níveis de conhecimento.

Em que outros canais o influencer está presente?

Além do perfil no Instagram, o professor Gustavo Reis já participou do TEDx como palestrante, oferece cursos e tem um site com seu nome, www.gustavoreis.com.br.

5. Perfil de estudos Português do Zero

Dicas de português, publicações para aumentar o vocabulário e muito mais.

De quem é o perfil?

Professora Dhulle Monithely

Qual é o endereço do Instagram?

@portugues.do.zero

O que o influencer fala?

O Instagram da professora Dulle traz muitas dicas gráficas que são bons recursos para memorizar regras gramaticais. Também explora conteúdos divertidos e faz vídeos para tirar dúvidas.

Em que outros canais o influencer está presente?

Oferece e-books de gramáticas.

6. Instagram de estudos Professora Selma Química

Além de dicas sobre a matéria de química que costuma cair em vestibulares e no ENEM, a professora traz dicas para se preparar para o dia das provas.

De quem é o perfil?

Professora e Doutora em Química Selma.

Qual é o endereço do Instagram?

@profselma.quimica

O que o influencer fala?

O Instagram de estudos da professora Selma fala sobre a matéria de química que mais comumente aparece nas provas das faculdades e universidades brasileiras. Também aborda dicas de estudos, bem como maneiras de evitar a procrastinação e controlar a ansiedade no dia das provas.

Em que outros canais que o influencer está presente?

Disponibilizar cursos online e mentorias para estudantes e professores.

7. Perfil de estudos Professor de Física

Outra matéria na qual todo estudante se beneficia com dicas é a física, e este Instagram traz um conteúdo muito visual e fácil de entender.

De quem é o perfil?

Professor Emanoel Silva

Qual é o endereço do Instagram?

@professordefisica

O que o influencer fala?

Dicas sobre as leis da física, questões para treino e outros assuntos relacionados à Física que caem no ENEM e nos principais vestibulares brasileiros.

Em que outros canais o influencer está presente?

O professor oferece um site com vários cursos de física relacionados ao vestibular ou não.

Existem outros perfis de Instagram voltados para dicas e informações que vão ajudar nas matérias, bem como os Studygram que trazem incentivos aos estudante, dicas para organização dos estudos e muito mais. Ou seja, dá para escolher dois ou mais, e pegar muitas lições para esse momento tão importante do seu desenvolvimento.

Então, gostou das opções de Instagram de estudos ou já conhecia algum deles? Aproveite para seguir nossa página do Facebook e comentar quais deles você começou a seguir depois de ler nossas dicas.

Avalie este post

Comentários

Comentários