Conseguir se destacar no mercado e ter um bom emprego é o sonho da maioria dos jovens. Para isso, é preciso ficar ligado nas profissões do futuro, ou seja, nas ocupações que devem ser as mais promissoras nos próximos anos.

Isso porque o mundo vem passando por grandes transformações que também impactam bastante o mercado de trabalho, fazendo com que algumas carreiras ganhem mais espaço que outras.

Então, quais são as profissões do futuro?

Abaixo, você vai saber mais sobre as principais mudanças que aconteceram no mercado de trabalho nos últimos anos e conhecer as profissões que estão dando o que falar!

O mercado de trabalho não é mais o mesmo

Não dá para falar em profissões do futuro sem falar em tecnologia. A internet e o uso de dispositivos móveis, como computadores, smartphones e tablets, transformaram para sempre o mercado de trabalho.

Um exemplo disso é a mudança na dinâmica das empresas. Em vez de manter todos os colaboradores trabalhando dentro de escritórios e tendo que se deslocar diariamente, muitas já funcionam no esquema home office.

Além de a jornada ficar mais flexível e as pessoas economizarem tempo e energia, o trabalho remoto também ajuda a empresa a diminuir gastos.

Mais do que isso, a tecnologia também vem causando outras mudanças radicais.

De um lado, existem as profissões que correm o risco de desaparecer do mapa. Entre elas estão aquelas mais operacionais, cujas atividades repetitivas podem ser substituídas pelas máquinas.

Enquanto algumas perdem espaço, as profissões do futuro ganham protagonismo no mercado de trabalho. Ou seja, se escolher uma carreira que só cresce, você não vai enfrentar dificuldades na hora de encontrar boas oportunidades de trabalho.

Como você talvez já tenha ouvido falar, muitas carreiras em crescimento estão ligadas à tecnologia.

Afinal, vários tipos de profissionais são necessários para dar conta do tanto de recursos, programas e aplicativos usados por pessoas no mundo inteiro.

Além do mercado de tecnologia, outros também têm crescido bastante, como é o caso, por exemplo, da área ambiental e de bem-estar.

6 profissões do futuro que você precisa conhecer

Quer saber em quais profissões ficar de olho? Confira a seguir:

1. Desenvolvedor de Softwares

O desenvolvedor é, basicamente, o responsável por construir o mundo digital.

Todos os sistemas, aplicativos de celular e programas de computador são criados por eles. Isso tem estimulando os jovens a buscarem cursos de graduação na área.

Afinal, quanto mais pessoas e empresas utilizam softwares maior é a demanda por profissionais qualificados. É o que anda acontecendo nos últimos anos e essa tendência parece ter chegado para ficar.

Por isso, quem escolhe ser desenvolvedor tem grandes chances de se dar bem no mercado e dificilmente fica sem emprego. No entanto, as oportunidades não caem do céu. É preciso investir em formação e estudar bastante.

2. Analista de Big Data

Com tanta gente e dispositivos conectados o tempo inteiro à internet, a quantidade de dados armazenados online é gigantesca. E como lidar com esse volume enorme? O que fazer com eles?

Os dados são muito valiosos não só para as empresas como também para várias instituições e governos.

A partir deles, é possível extrair informações valiosas e que podem servir para os mais diversos objetivos, como entender o comportamento de consumidores, identificar tendências, entre outros.

E quem categoriza, trata e analisa toda a informação obtida dos dados é o Analista de Big Data, uma das profissões do futuro mais faladas do momento.

Parece uma carreira interessante para você?

Profissões do futuro - tendências

3. Especialista em Segurança da Informação

Aqui, a relação com a informação é diferente.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a profissão, saiba que o objetivo do profissional de Segurança da Informação é garantir a disponibilidade, autenticidade e confidencialidade de conjuntos de informações.

Isso porque muitas organizações precisam proteger ao máximo suas informações, como os bancos e outras instituições financeiras, por exemplo. Ou seja, dá para imaginar que se os seus sistemas são invadidos os prejuízos e as perdas são enormes.

4. Analista de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos. Isso porque os recursos disponíveis na internet e nas redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as marcas.

Qual é a empresa, hoje, que não se preocupa em marcar presença nos meios digitais, não é verdade?

Com as redes sociais, as empresas conseguem ter um relacionamento diferente e mais próximo com os clientes, o que traz vantagens para os dois lados.

Por mais que o Marketing exista há um tempo, as tecnologias digitais fez a área ganhar outras proporções.

Se você acha que ela tem a ver com você, investir nessa careira pode ser uma boa ideia!

5. Gestor Ambiental

Não é surpresa para ninguém que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Tanto que até mesmo os governos de diferentes países têm feito acordos para tentar reduzir os impactos causados pelo homem na natureza.

Esse contexto faz com que o Gestor Ambiental esteja entre as profissões do futuro. Será que você se identifica com ela?

O trabalho deste profissional é preservar e recuperar o meio ambiente, ajudar empresas a usarem de forma consciente os recursos naturais, tratar os resíduos gerados, entre outros.

6. Terapeuta Alternativo

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e bem-estar como hoje.

O desenvolvimento de problemas de saúde física e mental é cada vez mais comum, sendo um reflexo tanto do contexto social quanto da rotina corrida, cheia de obrigações, tarefas e responsabilidades.

Diante disso, as pessoas estão percebendo que precisam cuidar mais delas mesmas para estarem bem.

Além da medicina tradicional, muitas têm buscado terapias integrativas e complementares para o tratamento de dores, estresse, depressão, ansiedade, entre outros problemas.

Alguma das profissões do futuro tem a sua cara?

Escolher uma carreira para seguir não é uma tarefa fácil. Mas saiba que quanto mais informação você tiver mais certeira vai ser a sua decisão.

Além disso, agora que você conhece algumas das principais profissões do futuro, dá para ter uma ideia das áreas que mais crescem no mercado de trabalho.

Por fim, vale dizer que uma coisa é certa: não dá para apostar em uma profissão sem investir em qualificação profissional.

Uma boa formação é o que dá a base necessária para um futuro de sucesso!

Que tal acompanhar outros conteúdos sobre profissão, qualificação e mercado de trabalho? Comece a seguir a Unicesumar EAD no Facebook e Instagram!

unicesumar-cta2-quizperfil

Comentários

Comentários