Conseguir se destacar no mercado e ter um bom emprego é o sonho da maioria das pessoas. Para isso, é preciso ficar de olho nas profissões do futuro, ou seja, aquelas ocupações que devem ser as mais promissoras nos próximos anos.

O mundo vem passando por grandes transformações que também impactam bastante o mercado de trabalho. E isso faz com que algumas carreiras ganhem mais espaço que outras, não é mesmo? Então, quais seriam as profissões do futuro?

Neste artigo, você vai saber mais sobre as principais mudanças que aconteceram no mercado de trabalho nos últimos anos. Também vai conhecer as profissões que estão dando o que falar. Confira e aproveite para pensar sobre a sua carreira!

O mercado de trabalho não é mais o mesmo?

Não dá para falar em profissões do futuro sem falar em tecnologia, certo? A internet e o uso de dispositivos móveis, como computadores, smartphones e tablets, transformaram para sempre o mercado de trabalho. E um exemplo disso é a mudança na dinâmica das empresas.

Em vez de manterem todos os colaboradores trabalhando dentro de escritórios — e tendo que se deslocar diariamente —, muitas já funcionam no modelo de home office. Além de a jornada ficar mais flexível e as pessoas economizarem tempo e energia, o trabalho remoto ajuda a empresa a diminuir vários gastos.

Mais que isso, a tecnologia também vem causando outras mudanças radicais. Existem as profissões que correm o risco de desaparecerem do mapa. Entre elas, estão aquelas mais operacionais, cujas atividades repetitivas podem ser substituídas pelas máquinas.

Enquanto algumas perdem espaço, entretanto, as profissões do futuro ganham protagonismo no mercado de trabalho. Ou seja, se escolher uma carreira que só cresce, você não vai enfrentar dificuldades na hora de encontrar boas oportunidades de trabalho.

Como você talvez já tenha ouvido falar, muitas carreiras em ascensão estão ligadas à tecnologia. Afinal, vários tipos de profissionais são necessários para dar conta do tanto de recursos, programas e aplicativos usados por pessoas no mundo inteiro.

cursos-ead-que-te-colocam-no-mercado-de-trabalho

Quais são as profissões do futuro que você precisa conhecer?

Além do mercado de tecnologia, outros têm crescido bastante, como é o caso da área ambiental e de bem-estar. Quer saber em quais profissões ficar de olho? Confira a seguir!

1. Desenvolvedor de Softwares

O desenvolvedor é o responsável por construir o mundo digital. Todos os sistemas, aplicativos de celular e programas de computador são criados por esse profissional. Isso tem, inclusive, estimulado os jovens a buscarem cursos de graduação na área. Afinal, quanto mais pessoas e empresas utilizam softwares, maior é a demanda por profissionais qualificados.

É o que anda acontecendo nos últimos anos e essa tendência parece ter chegado para ficar. Por isso, quem escolhe ser desenvolvedor tem grandes chances de se dar bem no mercado — e dificilmente ficará sem emprego. Mas as oportunidades não caem do céu, viu? É preciso investir em formação e estudar bastante!

2. Analista de Big Data

Com tanta gente e dispositivos conectados o tempo inteiro à internet, a quantidade de dados armazenados online é gigantesca. E como lidar com esse volume enorme? O que fazer com tudo isso? Quem categoriza, trata e analisa toda a informação obtida dos dados é o Analista de Big Data, uma das profissões do futuro mais faladas do momento.

Parece uma carreira interessante para você? Os dados são muito valiosos não só para as empresas como também para várias instituições e governos. A partir deles, é possível extrair informações valiosas e que podem servir para os mais diversos objetivos, como entender o comportamento de consumidores e identificar tendências.

3. Especialista em Segurança da Informação

Aqui, a relação com a informação é diferente. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a profissão, saiba que o objetivo do profissional de Segurança da Informação é garantir disponibilidade, autenticidade e confidencialidade de conjuntos de informações.

Isso porque muitas organizações precisam proteger ao máximo suas informações, como é o caso dos bancos e outras instituições financeiras. Dá para imaginar que, se os seus sistemas são invadidos, os prejuízos e as perdas são enormes.

4. Analista de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos. Os recursos disponíveis na internet e nas redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as marcas. Qual é a empresa, hoje, que não se preocupa em marcar presença nos meios digitais, não é verdade?

Com as redes sociais, as empresas conseguem ter um relacionamento diferente e mais próximo com os clientes, o que traz vantagens para os dois lados. Por mais que o Marketing exista há um tempo, as tecnologias digitais fizeram a área ganhar outras proporções. Se acha que ela tem a ver com você, investir nessa carreira pode ser uma boa ideia!

5. Gestor Ambiental

Não é surpresa para ninguém que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Tanto que até mesmo os governos de diferentes países têm feito acordos para tentar reduzir os impactos causados pelo homem na natureza.

Esse contexto faz com que o Gestor Ambiental esteja entre as profissões do futuro. Será que você se identifica com ela? O trabalho desse profissional é preservar e recuperar o meio ambiente, ajudar empresas a usarem de forma consciente os recursos naturais, tratar os resíduos gerados, entre outras ações.

6. Terapeuta Alternativo

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e bem-estar como hoje. O desenvolvimento de problemas de saúde física e mental é cada vez mais comum, sendo um reflexo tanto do contexto social quanto da rotina corrida, cheia de obrigações, tarefas e responsabilidades.

Diante disso, as pessoas estão percebendo que precisam cuidar mais delas mesmas para estarem bem. Além da Medicina tradicional, muitas têm buscado Terapias Integrativas e Complementares para o tratamento de dores, estresse, depressão, ansiedade e outros problemas.

7. Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial

O gestor de desenvolvimento de negócios cria, estabelece e insere programas eficientes nas empresas para acelerar as vendas por meio da Inteligência Artificial (IA). O especialista é capaz de criar, por exemplo, fluxos conversacionais, como chatbots.

O profissional desenha, planeja e cria conteúdos, encontra possíveis riscos e problemas e gerencia o desenvolvimento de squads. Ainda é capaz de analisar dados com aplicação de técnicas de aprendizado de máquina — também conhecido como Machine Learning.

8. Arquiteto e Engenheiro 3D

O arquiteto e o engenheiro 3D são profissionais que usam as ferramentas tecnológicas para a criação de projetos em três dimensões. Assim, eles precisam conhecer e dominar as ferramentas para entregarem resultados cada vez mais inteligentes e otimizados aos clientes do ramo de construção civil.

9. Gestor de Sustentabilidade

Essa é uma especialidade mais promissora que não está tão associada às inovações tecnológicas. O gestor de sustentabilidade estuda maneiras eficientes de usar os recursos disponíveis na natureza de maneira equilibrada e consciente. Dessa forma, o profissional precisa ter formação e especialização em cursos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

10. Geneticista

O geneticista é um especialista que manipula e modifica o mapeamento genético dos seres vivos, como animais, plantas e seres humanos. A principal finalidade é melhorar os seus aspectos genéticos.

Para ser geneticista é preciso realizar um mestrado ou doutorado. Saiba que, quanto mais capacitações nessa área, maiores são as chances e oportunidades de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

11. UX designer

O UX designer é o profissional responsável pela usabilidade de um site, serviço ou produto. Sua principal função é levar em consideração as necessidades funcionais e emocionais dos clientes e ajudar a criar uma boa experiência do usuário. É daí que vem UX — de User eXperience.

Para conseguir alcançar bons resultados, os especialistas elaboram testes de usabilidade e consultam os usuários para compreender suas principais intenções. Com o crescimento do uso das ferramentas tecnológicas e do mercado digital, essa função é de grande importância para os empreendedores.

12. Gestor de Resíduos

Por causa dos prejuízos ambientais provocados pelas indústrias, o gestor de resíduos ganha destaque no mercado, assim como no caso do gestor de sustentabilidade. Ele é capaz de mudar o destino do material eliminado pelas fábricas e, assim, evitar o descarte incorreto no meio ambiente. Também busca incentivar a reciclagem e a reutilização dos materiais.

Alguma destas profissões do futuro tem a sua cara?

Escolher uma carreira para seguir não é uma tarefa fácil. Mas, saiba que, quanto mais informação você tiver, mais certeira vai ser a sua decisão! Além disso, agora que já conhece algumas das principais profissões do futuro, dá para ter uma ideia das áreas que mais crescem no mercado de trabalho.

Só vale dizer que uma coisa é certa: não dá para apostar em uma profissão sem investir em qualificação profissional. Uma boa formação é o que dá a base necessária para um futuro de sucesso! E o mercado oferece diversos cursos capazes de contribuir com sua carreira.

É necessário que você analise as características de cada área e escolha o que é sua cara. A EAD UniCesumar, por exemplo, busca deixar os seus estudantes bem capacitados para o mercado de trabalho e para todas as profissões do futuro, com cursos alinhados às tendências.

Gostou de conhecer as profissões em alta para o futuro? Então, aproveite para também descobrir qual é o seu perfil profissional!

unicesumar-cta2-quizperfil

Avalie este post

Comentários

Comentários