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Cesumar lança selo para celebrar seus 20 anos

O lançamento de um selo nesta semana dá início às atividades programadas pelo Cesumar para comemorar os seus vinte anos de história. A partir deste mês, o selo passa a ser estampado em todas as publicações da instituição, desde o seu site às peças publicitárias que forem veiculadas durante o ano.


Com as cores azul e dourado estampadas sobre fundo branco, o selo constitui a marca de uma instituição que se tornou sólida e reconhecida não só no Paraná como em todo o País. O Centro Universitário de Maringá está classificado entre as trezentas principais IES (Instituições de Ensino Superior) do país no Índice Geral de Cursos (IGC) apresentado pelo MEC. Destaque-se que fazem parte desta relação mais de 2 mil instituições públicas e privadas de todo o Brasil.


O Cesumar começou a sua história no ano de 1990, com a criação dos dois primeiros cursos (Administração e Processamento de Dados) e 200 alunos matriculados. Hoje, a IES possui 46 cursos de graduação, 55 especializações, um mestrado e oferece ensino presencial e a distância.
Cerca de 17 mil alunos frequentam o Centro Universitário. Na graduação, são 50% de Maringá, 30% do Paraná e 20% de outros estados. Por meio de intercâmbios internacionais, a instituição possui também alunos de 12 países, destacando-se os de língua portuguesa, por exemplo, Angola (África), de onde 40 alunos são originários atualmente.


História
Se nos anos de 1980, o jardim Aclimação era um bairro desvalorizado e com poucas habitações, hoje a realidade é outra. Um convênio firmado com a prefeitura na metade daquela década possibilitou que dois professores maringaenses, Wilson de Matos Silva e Cláudio Ferdinandi, dessem início ao projeto de instalação da primeira faculdade particular de Maringá, o Cesumar, exatamente neste bairro, trazendo desenvolvimento para toda a região.


O terreno destinado na época era de 2 alqueires e ficava sobre o antigo "lixão" da cidade, desativado dez anos antes. O projeto para a instalação da faculdade no local seguiu por caminhos difíceis junto ao MEC, pois como costuma lembrar o reitor Wilson Matos, "na época, não havia facilidade para abertura de faculdades particulares no país".


Vencidas todas as barreiras iniciais, a instituição deu início a um crescimento vertiginoso a partir de 1990. No começo com a marca Faimar (Faculdades Integradas de Maringá), depois, em 2001, transformando-se em Centro Universitário, ganhando maior autonomia para a criação de cursos.


Hoje o Cesumar possui um campus com área de 9 alqueires, onde estão  15 blocos, 92 laboratórios, 250 salas de aula, além de um hospital veterinário, a Rádio Universitária Cesumar e um amplo complexo esportivo. Dentre os projetos em andamento, está o Museu Histórico de Maringá, previsto para ser entregue no segundo semestre, e a construção de uma acadêmica e piscina. 


Trabalho social
O atendimento social que realiza em suas seis clínicas-escolas (Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Estética) e no Núcleo de Prática Jurídica é um dos destaques na relação que mantém com a comunidade. Por ano, são cerca de 100 mil atendimentos a pessoas necessitadas. Ressaltam-se também os serviços prestados pelo Hospital Veterinário, pelo Cesumar Empresarial e a Fazenda Cesumar, beneficiando ramos produtivos da economia local e regional.


O Cesumar possui ainda uma moderna biblioteca, instalada em área 4.100 m²,   com mais de 200 mil livros, 25 mil periódicos e cerca de 3 mil multimeios (DVDs e CDs) em seu acervo. É considerada pelo reitor Wilson Matos como o "coração da instituição".


No total, a instituição emprega 1.300 colaboradores, cerca de 750 técnico-administrativos e 540 professores (mais de 60% mestres e/ou doutores) e tem também entre suas prioridades o investimento em cultura, com a manutenção da Orquestra Filarmônica do Cesumar, do Coral, do Quarteto de Cordas, e do Grupo Vocal, abrigados sob o Departamento de Cultura e Artes.


Comemoração
As comemorações alusivas aos 20 anos da instituição terão continuidade durante o ano. Além do selo que vai estampar todas as publicações da IES, outras atividades estão sendo programadas para o segundo semestre, informou o Departamento de Marketing.

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