Unicesumar - Nova marca

Seminário de Folk empolga alunos de Comunicação
Fábio Guillen - aluno do 2º ano de Jornalismo. Foto: Kelli Moraes

Seminário de Folk empolga alunos de Comunicação
Alunos de Jornalismo enfeitaram a sala com detalhes do folclore brasileiro
  Notícia(s) Relacionada(s)

Cursos de Jornalismo e de Publicidade do Cesumar prepararam seminários que chamaram a atenção pela criatividade dos estudantes

Os alunos do 2° ano de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) apresentaram nos dias 2 e 3 de julho mais uma edição dos Seminários de Folkcomunicação. A atividade ocorreu em sala de aula e foi organizada pela professora-doutora Renata Marcelle Lara Pimentel.

Há cinco anos Renata organiza seminários de Folkcomunicação nos cursos de Jornalismo e de Publicidade, na disciplina de Teorias da Comunicação. Este ano, foram apresentados 21 projetos entre Jornalismo e Publicidade. A professora se diz surpresa com o desempenho dos alunos este ano. "Em cinco anos de realização do seminário, pela primeira vez todos os grupos receberam nota 10,0, não só atendendo a todos os critérios solicitados, mas se superando em cientificidade, criatividade e dedicação. Penso que a pesquisa de campo, além da analítica, devidamente respaldada em termos teórico-metodológicos, dá um novo ânimo acadêmico, fazendo com que os alunos se inscrevam no cotidiano, explorando práticas significantes relacionadas ao contexto publicitário e jornalístico", disse Renata.

Dentre os projetos apresentados em Jornalismo e Publicidade, podem-se citar alguns como, por exemplo: Feira Popular: Análise da modernização das placas, a cultura umbandista no webjornalismo, o boato como manifestação folclórica, a influência da superstição na sociedade e na publicidade moderna, a auto-propaganda de quem trabalha com produções independentes, dentre outros.

A proposta da professora é que os alunos investiguem objetos folkcomunicativos e apresentem os resultados para a sala, em forma de projeto de pesquisa. "Tenho planos de transformar o seminário em um evento do curso de Comunicação Social, já para o próximo ano, abrindo para participação de outras instituições", afirmou Renata.

A Folkcomunicação surgiu em 1967, com a tese de doutorado de Luiz Beltrão, pioneiro nos estudos da comunicação no Brasil. A teoria tem por objetivo estudar a comunicação e o folclore nos meios de comunicação popular e de massa, na perspectiva de analisar impactos midiáticos das manifestações culturais nas classes populares.

Os alunos afirmam que o projeto é importante para o aprendizado da teoria e que também colabora no processo de elaboração de projetos de pesquisa. "Estudar a Folkcomunicação é muito importante para pensarmos as relações entre comunicação e cultura popular. A teoria nos permite refletir de maneira profunda a cultura popular brasileira e suas inserções na mídia. O seminário possibilitou a troca de experiências entre os alunos e as manifestações populares pesquisadas, relacionando teoria e prática", afirmou Rafael Souza Chacon Pignatti, aluno do segundo ano de Jornalismo noturno.

Patrícia Pereira Marques do segundo ano de Publicidade noturno disse que o trabalho é importante para o aprendizado da teoria. "É uma forma de fixar o conteúdo em vez de ficar apenas nos livros. Assim os alunos interagem e aprendem com mais facilidade, colaborando ainda com a prática de elaborar projetos de pesquisa."