Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
14/07/2008
Funcionários recebem mais um treinamento sobre cuidado com resíduos
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Funcionários recebem mais um treinamento sobre cuidado com resíduos
Durante treinamento a importância de alguns cuidados foi ressaltada
  Notícia(s) Relacionada(s)

A diretoria de saúde realizou nesta sexta (11) um treinamento sobre o manuseio dos resíduos químicos e biológicos. Desta vez, quem recebeu as instruções foi a equipe responsável pela higienização dos laboratórios e do posto de saúde.

O treinamento que ocorre mensalmente é uma resposta aos objetivos do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) adotado pelo Cesumar. Durante o curso, as participantes receberam noções de cuidado com os resíduos químicos e biológicos, além de poderem tirar algumas dúvidas e discutirem a melhor forma de realizar o transporte para conseqüente descarte destes materiais.

O treinamento deste mês ainda contou com demonstrações sobre a destinação correta de cada resíduo e os perigos de não seguir os procedimentos estabelecidos por lei. Essa regulamentação vem da resolução RCD nº 306 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Ana Cristina da Silva, técnica em resíduos biológicos e uma das palestrantes, lembrou a importância do cuidado ao manusear esses resíduos, em benefício da própria saúde e do meio ambiente. "Como é um resíduo diferenciado e o Cesumar trabalha com esta visão de que tem de preservar o meio ambiente é importante o cuidado ao manuseio principalmente para que não aconteça nenhum acidente de trabalho", esclarece Ana Cristina.

Ivone Coutinho Saquetto que trabalha a quatro anos na Instituição, começará agora a cuidar da higienização do Posto de Saúde do Jardim Aclimação que fica no Cesumar. "Esses cursos são importantes sim, porque muita coisa que eu não sabia agora eu aprendi, como, por exemplo, a importância de separar cada material e o que as cores correspondem", comenta Ivone Saquetto.

Os treinamentos, que são uma iniciativa da diretoria de saúde, são organizados por Ana Cristina da Silva, Glaciane Favaro e Karla Greco. Nos próximos meses, quem receberá o treinamento serão os técnicos dos laboratórios, e a equipe de enfermagem responsável pelo posto.