Unicesumar - Nova marca

Equipe do Cesumar conquista 2º lugar nacional em Guerra de Robôs
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Equipe do Cesumar conquista 2º lugar nacional em Guerra de Robôs
Reitor recebe da equipe troféu conquistado no último final de semana
  Notícia(s) Relacionada(s)

Nesta quarta-feira (30), o reitor do Cesumar, Wilson Mattos, recebeu na sala de reuniões da reitoria a equipe Robotech, formada por estudantes de Engenharia Mecatrônica do Cesumar. Os alunos mostraram os troféus e a premiação conquistados na 4ª edição do Winter Challenge, evento promovido pelo Centro de Competições Robóticas Robocore nos dias 26 e 27 de julho, em Amparo, São Paulo.

Os estudantes concorreram na categoria hobbyweight utilizando dois robôs: Spinning Hunter,  um robô de 5,5 quilos, que gira em torno do seu próprio eixo a uma velocidade de 3.500 rpm (rotação por minuto) e possui uma lança que atinge os adversários e o "Tromba-tromba", um robô com capacidade de carregar até 1000 quilos e que usa a força do impacto para causar danos nos adversários.

Um dos participantes da equipe, o estudante do 4º ano Alessandro Bárbara, explica que o principal objetivo da ida para essas competições é levar o que estão aprendendo na faculdade para outros ambientes. "Além de entrar em contato com muita gente da área, nessas competições a gente aprende também a improvisar. Os problemas que surgem precisam ser resolvidos na hora, com os materiais que temos no local", explica o competidor.

Uma das grandes vantagens da participação em eventos como o Winter Challenge é a visibilidade que os produtos desenvolvidos pela equipe conquistam. "Existem algumas equipes, como a que ficou com o 1º lugar, que são contratadas por grandes empresas justamente pela qualidade dos robôs que levam para a guerra. Esses robôs de luta são só a base para a construção de novos projetos", comentou Alessandro.

No total a equipe conquistou 3 premiações com seus dois robôs inscritos: o 2º lugar com o Spinning Hunter, ficando atrás apenas da tricampeã, do Rio de Janeiro, e o 5º lugar e também o prêmio de Robô Revelação com o outro robô da equipe, o "tromba-tromba".