Empreender é o que faz seus olhos brilharem quando pensa no seu futuro profissional? Então a graduação em Empreendedorismo EAD é o curso ideal para ajudar você a tirar aquela ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso!

Afinal de contas, economia e empreendedorismo andam de mãos dadas, pois fortalecem toda a questão financeira do país. Ao suprir determinadas demandas do mercado, o empreendedor faz circular dinheiro, redistribuindo renda, criando novas oportunidades de trabalho e garantindo sua própria prosperidade e de outros negócios (fornecedores e parceiros).

Se pretende mergulhar de cabeça no mundo dos empreendimentos, fique por dentro dessa graduação, saiba o que faz o empreendedor e conheça as diferentes áreas de atuação.

Como é a faculdade de Empreendedorismo?

Esta graduação é um curso superior de tecnologia, oferecido a distância e com duração de 2 anos. Isso quer dizer que você receberá um diploma de “Tecnólogo em Empreendedorismo” ao final dos estudos e poderá ocupar cargos de nível superior no mercado de trabalho. É uma graduação indicada para quem:

  • deseja ter o seu próprio negócio ou startup;
  • já é empresário e deseja impulsionar o crescimento da sua empresa;
  • pretende gerenciar ou já administra um negócio familiar;
  • é funcionário de uma empresa e deseja empreender dentro dela.

Saiba mais sobre o profissional empreendedor com a Coordenadora e Professora Patrícia Rodrigues.

O que se estuda no curso de Empreendedorismo e como são as aulas?

Durante a graduação, você se aprofundará em técnicas e ferramentas que auxiliam a gerenciar e desenvolver negócios estudando as disciplinas abaixo:

  • Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor;
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes;
  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas;
  • Empreendedorismo, Modelos de Negócio e Inovação;
  • Fomento Financeiro para Micro e Pequenas Empresas;
  • Plano de Negócios e Gerenciamento Organizacional;
  • Negócios Digitais, Negócios Inovadores e Startups;
  • Arquitetura Comercial, Design e Inovação em Produtos e Serviços;
  • Direito Empresarial e do Consumidor;
  • Princípios de Desenvolvimento Sustentável;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Gestão de Projetos, de Riscos, de Custos e Formação do Preço de Venda.

As aulas da graduação em Empreendedorismo EAD acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem. É na plataforma online que você acessa todos os materiais do curso, como videoaulas, estudos de casos de empreendedorismo e até mesmo cases especiais que serão debatidos com professores, alunos e profissionais convidados.

Você também conseguirá ter acesso a livros da biblioteca virtual, além de conteúdos exclusivos do workshop sobre comportamento empreendedor. Já as avaliações são realizadas presencialmente no polo EAD duas vezes por semestre.

O que faz um profissional de Empreendedorismo?

O empreendedor planeja e faz acontecer. Melhor dizendo, é o profissional que coloca a mão na massa. Com a ideia de negócio em mente, ele desenvolve um plano de ação e executa tarefas necessárias para alcançar os objetivos e aplicar seu projeto em uma empresa lucrativa.

Em um negócio pequeno, o empreendedor é a alma da empresa. Ou seja, é a pessoa que faz tudo para a sua ideia dar certo: gerencia funcionários, realiza vendas, atende clientes, define estratégias de marketing, desenvolve produtos/serviços e se mantém criativo para encontrar soluções e identificar novas oportunidades no mercado.

Conforme a empresa cresce, o empreendedor concentra-se nas atividades estratégicas para gerar ainda mais resultados. Mas isso não quer dizer que ele se isola no nível estratégico da organização. Um bom empreendedor sabe que, para impulsionar o negócio, é preciso unir conhecimentos estratégicos, táticos e operacionais.

Em termos gerais, o empreendedor realiza as seguintes atividades:

  • administração: para gerenciar a empresa adequadamente;
  • planejamento: para encontrar a melhor forma de atingir os objetivos estabelecidos para o negócio;
  • organização: para estabelecer sistemas, processos, níveis hierárquicos, canais de comunicação e áreas de competências, dividir o trabalho e definir o uso dos recursos da empresa;
  • direção: para gerenciar pessoas e fazer a empresa funcionar corretamente;
  • controle: para garantir que as ações planejadas e realizadas gerem resultados para o negócio;
  • abordagem sistêmica: para entender a empresa como um todo e identificar a importância, a contribuição e as relações existentes entre departamentos.

Quais as áreas de atuação de um profissional de Empreendedorismo?

Além de poder trabalhar realizando as atividades das disciplinas que você estudará na graduação, é possível escolher um nicho específico de empreendedorismo para seguir carreira.

Empreendedorismo Corporativo

Nessa área, você atua e inova em pequenas, médias e grandes empresas. O empreendedor corporativo é um funcionário responsável por realizar ações especiais dentro da organização para reduzir custos, aumentar a produtividade e potencializar os resultados do negócio.

Empreendedorismo Social

Atuando neste ramo, você desenvolve negócios sociais. Isto é, empresas lucrativas que atendem a uma questão social, melhorando a qualidade de vida dos clientes e desenvolvendo a sociedade. Um bom exemplo é o Programa Vivenda, que realiza reformas de baixa complexidade em cômodos de residências de pessoas de baixa renda.

As obras contam com assessoria técnica, mão de obra especializada e plano de pagamento que não prejudica o orçamento da família. Ao final do serviço, que dura até 10 dias, o cliente “recebe” o cômodo completamente reformado, melhorando sua qualidade de vida, saúde e segurança.

Empreendedorismo de Negócio Próprio

Nesta área de atuação mais conhecida, o empreendedor abre seu próprio negócio, gerencia uma empresa familiar ou adquire um estabelecimento para administrar. É um segmento bastante procurado por quem deseja ter um empreendimento para chamar de seu.

Empreendedorismo de Startup

Um grupo de pessoas se une em busca de um modelo de negócios que seja repetível e escalável, trabalhando em um ambiente de incertezas. Ou seja, o empreendedor que cria uma startup não consegue afirmar se a empresa dará certo sem testar seu modelo de negócios no mercado com o auxílio de outros profissionais.

No Brasil, existem diversas startups de sucesso que atraem talentos em busca de novas oportunidades e muitas outras em busca da sustentabilidade no mercado. Se você tem interesse nesse tipo de empreendedorismo, vale a pena conhecer e entender o ecossistema brasileiro de startups.

Empreendedorismo de Franquia

Esse é o ramo para quem deseja abrir uma franquia ou transformar o atual negócio em rede franqueadora. Afinal, o franqueador e o franqueado também são empreendedores. Esses dois profissionais precisam ter conhecimentos de empreendedorismo para administrar o negócio de forma eficaz, gerando um bom retorno e garantindo a sua permanência no mercado.

Quais são as tendências do empreendedorismo?

O mercado empreendedor é bastante diversificado e dinâmico, pois muda de acordo com as novas demandas de consumo do público. Conheça as principais tendências de empreendedorismo da atualidade.

Empreendedorismo digital

Entre as áreas de empreendedorismo virtual, podemos mencionar:

  • cursos online;
  • desenvolvimentos de sites;
  • marketing digital;
  • mentoria e consultoria digital;
  • venda de infoprodutos.

Franquias home office

É possível encontrar franquias home office nas seguintes áreas:

  • corretora de seguros;
  • educação;
  • loja de cosméticos, suplementos, semijoias e vestuário;
  • publicidade;
  • tecnologia;
  • turismo.

Saúde e sustentabilidade

Cada vez mais, as pessoas adotam um estilo de vida mais saudável, fugindo de alimentos industrializados ou de origem animal. Devido a essa realidade, o segmento “healthy” é uma boa alternativa de investimento. O público vegano não para de aumentar, assim como aqueles que prezam pela sustentabilidade do planeta. Isso gera uma alta procura por marcas consideradas amigas do meio ambiente.

Softwares de automação

Cada vez mais as pessoas querem fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem que isso as prejudique de alguma forma. Por isso, a criação e a venda de aplicativos de automação é uma grande tendência do empreendedorismo. Afinal, a automatização de processos operacionais e a redução de equipes é o futuro das grandes marcas.

Como o cenário econômico afeta o empreendedorismo?

Não há dúvidas de que nossos hábitos culturais e de consumo estão mudando. O cenário pandêmico que iniciou em 2020 trouxe reflexões importantes que estão sendo repensadas a todo instante. Há consequências no âmbito doméstico, profissional e social. Nesse sentido, o empreendedorismo é uma área com muitos desafios pela frente.

Muita gente deseja ter uma participação mais ativa sobre a economia do lugar onde vivem do que somente trabalhar para instituições já existentes. Mais do que isso, essas pessoas desejam ser donas do seu próprio negócio, definindo o que, quando e onde empreender.

Por isso, àquelas que têm dificuldade em encontrar uma ocupação compatível e satisfatória no mercado de trabalho, o ato de empreender representa uma ótima alternativa para viver essa independência, encontrando um trabalho que desperte a tão sonhada realização profissional.

Por que é necessário saber se reinventar nessa área?

Um empreendimento que fica estagnado no tempo tem poucas chances de ser bem-sucedido. Em plena era digital e com as frequentes mudanças em relação ao mercado e ao público consumidor, ficar parado reduz o interesse de quem compra.

Em contrapartida, quando existe o cuidado em inovar e acompanhar o que ocorre no universo do empreendedorismo, é possível elaborar e oferecer soluções cada vez mais compatíveis com as demandas da clientela, não deixando que sua empresa fique irrelevante para as pessoas.

Quando uma marca se arrisca em algo inovador, geralmente ganha atenção, interesse e a decisão de compra dos clientes. Sem falar que ela tem a chance de se destacar diante de concorrentes que insistem em fazer apenas a mesma coisa.

Como visto, o empreendedorismo é uma área muito vasta e diversificada, pois se molda de acordo com as novas situações e demandas do mercado. Cursar uma graduação específica para empreender é a melhor maneira de sair preparado para lidar com os desafios desta área tão promissora, bem como se destacar no mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo e deseja ficar por dentro das novidades da EAD UniCesumar? Então siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e Spotify.

Empreendedorismo - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários