Hoje, no nosso blog, entrevistamos o Alamir Leopoldino, aluno de Gestão de Lojas e Pontos de Venda. O aluno contou para Unicesumar sua experiência com a modalidade a distância e dicas para perfomar bem no curso. Confira a matéria!

O Alamir Leopoldino é do polo de Blumenau, Santa Catarina. Pesquisando na internet por uma área que fosse abrangente sobre o ramo de atuação no varejo, encontrou a Unicesumar. O aluno se deparou com o curso de Gestão de Lojas e Pontos de Venda ofertado na modalidade a distância e se encontrou.

Ao perguntar como foi a sua adaptação com este estilo de estudos, o aluno respondeu de forma positiva. “Sempre gostei de ser autodidata. Eu gosto de ter independência na busca de soluções e de poder atuar com autonomia. Encontrei tudo isso no curso em questão. A responsabilidade por um bom desempenho depende exclusivamente de mim, da minha organização e da minha dedicação, e isso é algo que me dá prazer, por isso a fácil adaptação”.

Organização e dicas de estudos do nosso aluno de Gestão de Lojas e Pontos de Venda

O aluno foi muito elogiado pela equipe do curso devido a sua organização nos estudos. Por isso, confira algumas dicas que o Alamir utiliza em sua rotina.

Primeiramente, ele elabora uma planilha com tudo que ele deve fazer em uma disciplina. Para cada 5 unidades do livro, ele reserva em torno de 15 horas no total para leitura. Ele faz um resumo do livro todo com a intenção de revisar alguns dias antes da semana de provas. Geralmente, esse resumo é 10% do tamanho do livro original. O resumo também é útil para responder as atividades que compõem a nota final do módulo.

Para as aulas chamadas conceituais, Alamir considera 5 horas. Ele procura fazer a aula assim que termina o resumo, pois já válida as ideias. Já para as aulas ao vivo, ela assiste depois de ter lido a unidade correspondente e ter feito a aula conceitual. Ele alega que isso torna a aula ao vivo mais produtiva.

Sobre o estudo de caso, ele reserva cerca de 1 hora. O aluno procura fazer na última semana da matéria, pois como é bem amplo, prefere ter todo o embasamento para aproveitar ao máximo possível o estudo. Em relação as atividades, somam-se 7 horas para a realização, entre MAPAs e fóruns. Com isso planejado, o próximo passo é procurar cumprir com o planejamento. Essa fase requer muito foco, disciplina e comprometimento.

Conselho do nosso aluno pra quem iniciou o curso agora

Existem muitos posicionamentos diferentes em relação a modalidade a distância. O nosso aluno Alamir é um exemplo de sucesso. Por isso, a equipe da Unicesumar pediu que ele encaminhasse alguns conselhos para quem iniciou agora os estudos nessa modalidade. Em comentário, ele descreve: “é muito importante compreender que, apesar de ser EAD, não dispensa horas de estudo diárias ou semanais. O tempo destinado varia conforme cada pessoa tem disponibilidade”.

As dicas mais básicas na opinião do nosso aluno de Gestão de Lojas e Pontos de Venda seriam:

• Organização para saber o que precisa ser feito e qual o prazo para fazer cada coisa;
  • Foco para entender o motivo de cada entrega e também o motivo de cada desafio, ou seja, fazer valer a pena a matrícula no curso e o seu propósito com a formação em questão;
  • Determinação para saber aonde se quer chegar e qual sacrifício está disposto a encarar para alcançar esses objetivos. “Novamente ressalto que, não é o fato de ser EAD que vai ser mais fácil, mais simples ou menos oneroso de tempo”.

O aluno ainda continua: “o que de fato há nessa modalidade, com certeza, é uma maior flexibilidade. Porém, nada pode ficar para a última hora, pois, como a média é composta da soma de todas as atividades, todo ponto é importante. Portanto, existe sim uma flexibilidade, mas você precisa saber usar isso a seu favor. É preciso organização e cumprir com os os objetivos diários. Se o seu próprio cronograma se atrasar, será necessário se ajustar depois para correr atrás e ficar em dia com o conteúdo e com a disciplina”.

Confira o depoimento do nosso aluno em vídeo.

Faça como nosso aluno de Gestão de Lojas e Pontos de Venda, estude na Unicesumar!

Conheça o curso no site.

Avalie este post