O aluno Antonio Carlos Amaral finalizou recentemente a sua graduação em Agronegócio na modalidade a distância. Em curto espaço de tempo já foi aprovado em um mestrado em Tecnologias Limpas na Unicesumar.

No blog de hoje, conversamos com o aluno sobre a graduação e seus projetos para o mestrado. Amaral concluiu a sua graduação em Agronegócio em 2017 no polo de Curitiba e Maringá. Fique por aqui e confira a entrevista com o aluno.

A modalidade a distância

Primeiramente, o aluno foi buscar informações sobre o ambiente virtual e entender os critérios de estudos e avaliações. Após isso, era hora de adotar uma postura de disciplina educacional. Segundo Amaral, “na modalidade EAD, o principal ator é o próprio discente. Se ele não acompanhar, não cumprir prazos, não tiver disciplina para fazer tarefas ou para estudar, além de ter o hábito de leitura, dificilmente conseguirá um bom resultado. E essa leitura não pode ser limitada. É preciso que a leitura seja reflexiva, de contestação. Existem pontos de vista diferentes para o mesmo problema. Nos casos de provas que sejam dissertativas é um grande diferencial no resultado.”

Organização nos estudos

Em relação à organização nos estudos, Amaral descreve que é difícil aconselhar sobre um método, pois cada um aprende de forma diferente. Ele expõe que alguns aprendem pelo visual, outros pelo sonoro ou até mesmo pelo tato. Também tem aqueles que gravam áudio para posteriormente ficarem ouvindo. Porém, no caso do Amaral, ele adotava a organização de ter um caderno para cada matéria. Assim, atribuía legendas com datas ou prazos. Ele nunca deixou de lado o uso dos cadernos, pois assim não teria problemas relativos aos equipamentos ou mídias (como vírus, queda de internet e energia elétrica). Ele anotava tudo que avaliava importante. Em seguida, fazia uma marcação daquilo que já tinha concluído. Outros modos que o aluno atuava era o uso de palavras-chaves e resumos de livros. Em segundo passo, ele montava uma pasta no computador com o nome do curso ou do tópico, por exemplo: MBA em Agronegócios e adicionava os materiais referentes àquela pasta.

Trabalho e faculdade

Amaral sempre trabalhou. Assim, teve que sempre que trabalhar e estudar. Ele chegou a trabalhar em 5 empregos simultaneamente, em horários que não conflitavam uns com os outros. Em 2016 e 2017, Amaral fazia simultaneamente 3 cursos de graduação e 1 curso de pós-graduação (MBA em Agronegócios na Unicesumar). Durante a graduação, utilizou até mesmo barco para chegar a seu compromisso. Ele morava na praia de Pontal, no Paraná. Sendo assim, andava 45 quilômetros até Paranaguá de carro e depois pegava o barco de um pescador para ministrar essas aulas. Enfrentava ondas altas e mudanças climáticas.

Disciplinas do curso que mais gostou

Para o aluno, todas as disciplinas são importante para a formação. Ele esteve na prática na maioria das disciplinas do curso, como manejo de gado, gestão ambiental e nos empreendimentos que envolveram gestão. Nesse caso, o aluno afirma “gostei de todas, claro que algumas exigem aperfeiçoamento ou atualização, como no caso de projetos com o advento de novas tecnologias como o uso de “drones” para mapeamento ou até aplicação de defensivos e uso do celular para comunicação para resolução de problemas técnicos.

Planos com o mestrado em Tecnologias Limpas na Unicesumar

Em boa parte da vida do Amaral, ele atuou como professor ou consultor em diversas áreas, como: estatística; mecânica; eletricidade; construção civil; gastronomia e confeitaria; manutenção de computador. Ele sempre foi curioso e proativo para conhecer diversos temas. Sobre a escolha do tema do mestrado, Tecnologias Limpas, foi algo relacionado a uma bagagem de muito tempo atrás, pois sempre foi um amante da natureza. E, agora, considerando que está aposentado do estado, sempre leu a respeito e teve como meta atuar como professor e pesquisador. E descreve “nesse contexto, ainda, posteriormente deseja seguir ao doutorado”. A escolha do tema é um seguimento relativamente novo e que tem muita coisa a ser feita. Por ser um Mestrado Acadêmico e voltado para a docência, tem tudo a ver com as convicções e princípios do aluno. Ele alega que é um tema muito importante, até mesmo em relação a desperdícios.

Para o aluno, “falta muita educação ambiental. Existe muito marketing sobre colheita, conservação, escolha, estoque, armazenagem adequada, transporte e logística. Nesse contexto, vemos parte da população comendo restos do lixo ou que passam fome, enquanto milhões de toneladas são jogadas fora. Fazer parte desse processo de construção e reconstrução de um ambiente, uma sociedade mais justa e com equidade para as gerações atuais e futuras está dentro de minhas metas e sempre carreguei essa bandeira”.

De Unicesumar para Antonio Amaral

A Unicesumar deseja ao aluno muito sucesso nessa nova trajetória. Que o mestrado seja algo de muito conhecimento e novas experiências.

Faça Agronegócio na modalidade a distância

Conheça o curso no site.

agronegocio

Avalie este post