Você tem talento desenhando, passa horas em museus e galerias de arte e fica vidrado em documentários sobre pinturas e esculturas? Além de tudo isso, você adora ensinar como desenhar e falar sobre a técnica que um artista usou para esculpir um pedaço de madeira? Bom, se você se identifica com essas situações, talvez devesse considerar o curso de Artes Visuais!

Essa licenciatura trata não apenas do ensino das artes, mas também de como esta disciplina é importante para a formação de cidadãos capazes de interpretar e analisar criticamente o mundo. Ficou curioso e quer mais informações sobre o curso de Artes Visuais? Siga esse texto e entenda tudo sobre a graduação.

cta2

O que são Artes Visuais?

As Artes Visuais são produto da engenhosidade humana. Começaram lá na pré-história com as pinturas rupestres e continuam até hoje representando ideias dos homens sobre a sociedade em que vivemos. Marina Abramovic, Christo e Banksy são apenas alguns nomes da arte contemporânea que volta e meia são notícia.

Segundo a Enciclopédia Britânica, Artes Visuais são “objetos ou experiências criadas conscientemente, por meia da expressão de uma habilidade ou imaginação”. São classificadas como este tipo de arte as seguintes manifestações:  

  • desenho;
  • pintura;
  • escultura;
  • gravura;
  • artes decorativas;
  • fotografia;
  • instalação, entre outras.

Então, quem passa pelo curso de Artes Visuais deve estudar um pouco de todos esses campos. Além de muita História da Arte e, caso opte pela licenciatura nessa área, ainda vai estudar didática e diversas práticas de ensino para transmitir conhecimento e auxiliar os alunos a entenderem obras de arte.

https://youtu.be/kO5tWuCh6uE

Os novos cursos de Artes Visuais  

Os primeiros cursos de Artes Visuais do Brasil datam da década de 1970. Naquela época, essas graduações tinham como objetivo central a formação de educadores em artes cênicas, desenho, artes plásticas e música.  

Em 2016, a Lei de Diretrizes e Bases, que regula a educação nacional, redefiniu os conteúdos obrigatórios da disciplina de Artes no currículo do Ensino Básico brasileiro. Isso significa que até 2021 as aulas de artes devem incluir teatro, artes visuais e dança na educação infantil e ensinos fundamental e médio. Essa mudança na lei acena para a valorização das artes e uma aproximação do que ocorre na educação de países desenvolvidos. Na Itália, por exemplo, crianças já nos primeiros anos do ensino básico aprendem leitura e interpretação de obras de arte como pinturas, esculturas e complexos arquitetônicos.

Com este cenário, entrar para essa licenciatura é uma boa ideia para quem quer se tornar professor. O curso de Artes Visuais da Unicesumar nasceu focado nessa reorganização do ensino de artes nas escolas, levando em consideração a importância das Artes Integradas, o patrimônio cultural brasileiro e a relação entre arte e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Curso de Artes Visuais - dar aulas

As disciplinas do curso de Artes Visuais

Quem opta pela modalidade de licenciatura do curso de Artes Visuais vai encarar uma grade curricular que exige bastante leitura! Ao mesmo tempo, o currículo do curso é bastante diversificado, mesclando disciplinas da área de educação e das artes. Além das matérias teóricas, a graduação também contempla diversas modalidades de estágio supervisionado, para que os alunos tenham a oportunidade de aprender práticas de ensino.

Confira, a seguir, quais são as principais matérias do curso de Artes Visuais.

  • Didática: fundamental para a formação do professor de qualquer disciplina. Aborda as questões do processo ensino-aprendizagem, a relação professor-aluno e discute assuntos atuais do cotidiano escolar.
  • Psicologia da Educação: essa parte do curso discute criticamente a educação na sociedade contemporânea. A ideia é transmitir conhecimentos sobre o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança e do adolescente. Outro aspecto fundamental desta disciplina do curso de Artes Visuais é sensibilizar o futuro professor para a necessidade de preparar aulas que sejam reflexo da diversidade étnica e cultural dos alunos.
  • Metodologia do Ensino da Arte: o aluno do curso de Artes Visuais se aprofunda em métodos e processos de ensino-aprendizagem da arte para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.  
  • Estética: uma das matérias básicas, pois oferece os fundamentos para leitura e interpretação de obras de arte. Explica ainda as teorias estéticas e sua relação com a arte, com objetivo de ampliar a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos considerando seu desenvolvimento histórico.  
  • História da Arte: visa entender a evolução da expressão humana através das manifestações artísticas. É uma disciplina extremamente densa, que começa com a arte rupestre, passa por toda arte pré-cristã, Bizantino, Romanesco, Gótico, Renascimento, Barroco, até chegar aos movimentos modernos como o Impressionismo. Faz articulações entre diferentes sujeitos, obras, movimentos, referências e contextos históricos, enfatizando as produções artísticas africanas, asiáticas e, principalmente, as produções europeias.
  • História da Arte Moderna: aqui, o aluno vai aprender sobre as Artes Visuais nas últimas décadas do século XIX, as primeiras correntes do século XX e quais as tendências de arte contemporânea no século XIX. Tudo isso, claro, sempre estabelecendo uma relação com contextos históricos e culturais de cada período.  
  • Arte Brasileira: nessa disciplina, o aluno do curso de Artes Visuais aprenderá sobre a História da Arte Brasileira e sua constituição estética. Partindo da arte no Brasil Colônia, a missão Artística Francesa até a Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos. Outros tópicos abordados devem ser o Modernismo Brasileiro, o Concretismo, o Neoconcretismo e as manifestações contemporâneas no país.
  • Estruturas tridimensionais: explora conceitos históricos, estéticos e artísticos de estruturas tridimensionais contemporâneas. Também parte para a prática, com pesquisa de materiais, construção de estruturas tridimensionais e práticas para a Educação Básica.
  • Arte e Musicalização aplicadas à Educação: o assunto principal é a relação entre os parâmetros do som, forma musical, elementos da música e a expressividade corporal. A ideia é que o futuro professor aprenda sobre sonoridade, corpo, espaço e movimento para aplicar isso tudo na prática da Educação Básica. Além desta disciplina de Artes Integradas, o curso de Artes Visuais ainda tem outras disciplinas com a mesma filosofia interdisciplinares como “Corpo, Dança e Visualidade”, “Prática De Ensino: Corpo, Dança, Expressão e Movimento”, “Arte e Tecnologias No Cotidiano Escolar”.  

Agora que você já está por dentro do que se estuda no curso de Artes Visuais, que tal saber sobre a estrutura oferecida pela Unicesumar para esta graduação? Acesse nosso site e descubra.

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários