Cuidar da Logística Empresarial é uma preocupação de toda empresa que busca reduzir custos e aumentar a eficiência. Em tempos de alta competitividade, essas necessidades são ainda mais urgentes. Como essa área é sinônimo de eficiência operacional, o trabalhador do ramo encontra excelentes oportunidades no mercado e pode conseguir uma boa colocação.

Para atuar nesse campo e evoluir na carreira, é essencial qualificar-se, já que o setor tem ficado cada vez mais exigente. Mas quais são os principais cargos na área e quais atividades ficam sob a responsabilidade desses profissionais?

Neste post, você vai entender mais sobre o papel da Logística nas empresas e conhecer as oportunidades que poderá encontrar no mercado de trabalho. Vamos lá?

O que é Logística Empresarial?

A Logística Empresarial é uma área que surgiu conforme as organizações foram se tornando mais complexas. Isso porque os processos de produção passaram a ter diversas etapas e, assim, aumentar a eficiência virou um grande desafio.

Hoje, a associação do termo Logística com transporte, estoque, armazenamento, fluxo de produção e distribuição, por exemplo, é quase automática para muita gente. Mas nem sempre foi assim. Aos poucos, a Logística Empresarial foi englobando outras atividades, juntando todas as rotinas que poderiam otimizar o processo produtivo.

Sendo assim, além de cuidar dos processos, a área faz a gestão estratégica das informações ligadas à cadeia de suprimentos.

Qual a importância da Logística Empresarial?

O aumento da procura pelo curso de Logística não é por acaso. Em um contexto onde a competitividade entre as empresas é cada vez maior, os profissionais da área são muito importantes para o sucesso do negócio.

Para ganhar espaço no mercado, é preciso se diferenciar. Isso significa ser capaz de atender às demandas do cliente dentro do prazo, oferecer valores competitivos e um serviço de qualidade. É aqui mesmo que a Logística Empresarial exerce um papel de protagonista.

As chances de conseguir atingir os três objetivos — bom preço, alta qualidade e no prazo esperado — são bem maiores quando a empresa tem um cuidado especial com a compra de matéria-prima, armazenagem, transporte etc.

Quais são as principais oportunidades na área?

Se chegou até aqui, deve estar curioso para saber como está o mercado de trabalho da área e as oportunidades profissionais. Veja, abaixo, algumas áreas de atuação em alta para você se destacar!

1. Analista de Logística

Se você deseja conseguir um emprego na área, sua busca deve começar pelos cargos de Analista de Logística. De modo geral, as empresas fazem a divisão das posições em júnior, pleno e sênior, conforme a experiência de cada profissional.

O objetivo do analista é reduzir custos e atender aos prazos da empresa com o uso de alternativas de Logística. Analisar contratos, propor novos processos de armazenagem de materiais e garantir a segurança no transporte de mercadorias são algumas das principais atividades do cargo.

2. Comprador

Como o nome sugere, esse profissional fica responsável pela compra das matérias-primas necessárias e de outros serviços logísticos também. Pode parecer um trabalho simples, mas o cargo é cada vez mais estratégico para os negócios.

Por isso, uma visão ampla de mercado faz toda diferença. Quando conta com boas habilidades de negociação, o Comprador é capaz de impactar bastante os resultados. A partir disso, é possível expandir suas atividades para a inteligência de mercado.

3. Coordenador de Comércio Exterior

Esta é uma oportunidade encontrada principalmente nas grandes empresas que têm relações comerciais com outros países. Sendo assim, o Coordenador de Comércio Exterior lida com diferentes tipos de negociações a nível internacional. Se tiver interesse no cargo, comece o quanto antes a estudar outros idiomas.

Entre as principais atividades estão a criação de projetos de exportação e importação, negociação de fretes com agências de transporte e pagamento de impostos.

4. Coordenador de PCP

Responsável pelo departamento de Planejamento e Controle de Produção (CPC), o coordenador monitora os processos para garantir a eficiência e a entrega dos produtos.

Além de gerir as equipes da área, esse profissional faz o controle dos insumos, cuida do armazenamento de materiais, controla a produção, elabora iniciativas para aumentar a produtividade, entre outras funções.

5. Gerente de Compras

Na área de Compras, o Gerente tem um papel mais estratégico do que o Comprador. É ele quem avalia todas as condições da compra, que vão além do preço. Com os objetivos da empresa em mente, o Gerente de Compras analisa também a qualidade dos insumos e o atendimento oferecido.

O profissional também cuida do relacionamento com os fornecedores e, ao mesmo tempo, lida com contratos, orçamento logístico, faz previsões de demandas e desenvolve indicadores de desempenho para a área.

6. Gerente de Planejamento

Toda empresa que se preocupa com a sustentabilidade do negócio investe cada vez mais em planejamento. E não seria diferente quando se trata de Logística Empresarial.

O Gerente de Planejamento precisa ter uma visão global do funcionamento da empresa. Isso porque é ele quem planeja, controla e monitora as diversas etapas do ciclo produtivo. Com o intuito de reduzir custos e o desperdício, ele trabalha na criação dos métodos mais adequados de produção e delimita o orçamento para cada uma das etapas.

7. Gerente de Logística

Quando se trata de transporte, o Gerente de Logística é quem está no comando. Para aumentar a eficiência, ele não só controla, mas também converge constantemente os meios usados. Tudo isso com base nos recursos disponíveis na empresa. Ainda, sempre em parceria com a produção, o setor de compras e de vendas.

Afinal, para que os prazos de entrega sejam atendidos, é preciso que todos os envolvidos na produção estejam alinhados.

8. Diretor de Supply Chain

O cargo de Diretor de Supply Chain é o sonho dos que desejam ter uma carreira de sucesso na área de Logística Empresarial. Isso porque é ele quem dirige todo o setor.

Portanto, faz a gestão da armazenagem, transporte, aquisições, equipamentos, compras, entre outros. Para chegar ao cargo, é preciso ter experiência nos diversos setores da cadeia produtiva. Além disso, quanto maior a qualificação, mais chances de conseguir se tornar Diretor.

Que tal estudar o segmento?

Se você se interessa por Logística Empresarial, comece a traçar o seu caminho e planejar a sua carreira profissional o quanto antes. Por ser uma área promissora, as chances de sucesso são grandes!

O primeiro passo é investir em qualificação. Ainda que você tenha uma rotina corrida, saiba que isso não é motivo para deixar de estudar. O curso da EAD UniCesumar é oferecido na modalidade a distância, ou seja, você pode conciliar a graduação com as suas outras atividades.

Saiba o que você vai aprender na faculdade de Logística

O campo da Logística Empresarial é muito amplo e a graduação em Logística proporciona boas oportunidades no mercado de trabalho, tornando mais fácil o ingresso nessa área.

A grade curricular do curso é composta por assuntos que abordam sobre a Logística Reversa, o comércio internacional, o transporte, a armazenagem e a gestão de cadeias de suprimentos. Algumas das principais disciplinas estudadas durante os 2 anos de faculdade aqui no EAD UniCesumar são:

  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes;
  • Comunicação Empresarial e Negociação;
  • Logística Empresarial;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Negócios Eletrônicos;
  • Gestão de Canais de Distribuição;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Estoques, Armazenagem e Movimentação;
  • Gestão de Transporte e Infraestrutura;
  • Logística Internacional;
  • Logística Reversa;
  • Gestão dos Custos Logísticos.

Entenda por qual razão vale a pena se graduar online

Optar por um curso online é a melhor opção para quem tem um dia a dia corrido e precisa conciliar os vários aspectos da vida. Nessa alternativa 100% a distância, só é necessário frequentar a faculdade no começo da graduação e duas vezes por semestre para a realização de provas.

As aulas acontecem pela internet e você contará com o suporte de professores online durante toda a graduação para tirar dúvidas. Os benefícios de estudar a distância vão além de questões técnicas, sendo possível alcançar um maior desenvolvimento pessoal. Algumas das vantagens de escolher a graduação online são:

  • otimização do tempo;
  • comodidade;
  • redução de custos;
  • ganho de competências.

Estude na EAD UniCesumar

A EAD UniCesumar é considerado uma das melhores instituições de ensino do país. A faculdade acumula 30 anos de histórias, cheias de superação e oferecendo uma metodologia imersiva. O nosso ensino é construído dentro de um ciclo de aprendizagem, no qual o estudante parte de uma problematização, que leva à reflexão e conceitualização, para, então, colocar a mão na massa.

O curso Tecnólogo Logística EAD tem a mesma qualidade do ensino presencial. Não há diferenças entre as opções e você terá aulas ao vivo e sob demanda, disponíveis dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem. As provas ocorrem ao fim de cada matéria, e a média é composta pelas notas das avaliações somadas às das atividades online.

Além disso, a nossa metodologia é intuitiva, com professores experientes que compartilham todo o seu aprendizado com os estudantes. Você também encontrará ferramentas como robótica, inteligência artificial, recursos 3D, realidade aumentada e QR codes para uma experiência prática e imersiva.

Agora que já conhece a área da Logística Empresarial, saiba que investir na sua formação faz toda a diferença para você se tornar um profissional de sucesso. Por isso, estude na EAD UniCesumar, uma instituição que oferece o melhor ensino aos seus estudantes!

Gostou do nosso post e quer iniciar sua carreira em Logística? Comece hoje com a melhor EAD do Brasil!

cta1-logistica

Avalie este post

Comentários

Comentários