Em períodos de alta taxa de desemprego, os desafios de entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho são grandes. Por isso, diversas pessoas não sabem por onde começar, como conseguir um emprego nos dias de hoje e o que fazer para se destacar.

Se você é uma delas, chegou ao lugar certo!

A seguir, você vai ver:

  • por que é importante ter um alto nível de empregabilidade;
  • dicas valiosas para encontrar um emprego;
  • os principais aspectos aos quais você deve se atentar ao elaborar o currículo.

Vamos lá?

como conseguir um emprego - cta_1

Entenda o que é empregabilidade

O termo “empregabilidade” é usado para se referir à capacidade de uma pessoa estar empregada e, sobretudo, de manter o trabalho que possui.

Diante da forte competitividade do mercado, você precisa ter um alto nível de empregabilidade para não ficar de fora.

Mas como isso é possível?

Em primeiro lugar, você deve ter um conjunto de conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais valorizadas pelo mercado. O que a maioria das empresas querem são colaboradores eficientes, inovadores e com competências de liderança.

É claro que estas não são as únicas características valorizadas pelos empregadores. Para descobrir quais você deve ter para ser valorizado, comece fazendo um plano de carreira, ou seja, pense onde deseja chegar.

Feito isso, pesquise e troque ideias com colegas de profissão para saber como direcionar os seus esforços.

6 dicas de como conseguir um emprego

1. Tenha uma rotina

Mesmo que você seja do tipo que gosta de contar com a sorte, jamais espere um emprego cair do céu. Comece a encarar essa tarefa como a sua principal missão de vida do momento.

Ao fazer isso, você vai perceber que mandar um currículo hoje e outro daqui alguns dias não é o suficiente.

Você deve criar uma rotina e reservar um tempo para se dedicar exclusivamente a isso.

Assim, fica mais fácil colocar as próximas dicas de como conseguir um emprego em prática. E, claro, você fica mais tranquilo por saber que está dando o melhor de si.

2. Coloque o trabalho dos sonhos como meta

Com tanta gente procurando trabalho, principalmente em tempos de crise, é difícil alguém conseguir escolher onde trabalhar. Por outro lado, você não vai alcançar o que deseja sem arriscar.

Liste as empresas para as quais você gostaria de trabalhar, em quais áreas etc. Além disso, veja o que elas valorizam e fique de olho nas vagas abertas. Quem sabe não é você quem elas estão procurando?

3. Vá em busca das vagas

Fique sabendo que é possível encontrar vagas de emprego não apenas nos sites especializados nos quais você cadastra o seu currículo. Embora seja importante fazer parte desses bancos de dados, há outros meios de achar novas oportunidades.

O LinkedIn é um dos mais utilizados hoje em dia, pois ele reúne uma rede enorme de profissionais e empresas do mundo inteiro.

Faça parte, também, dos grupos de outras redes sociais, bastante usados para compartilhar vagas de emprego e até fazer novos contatos profissionais.

4. Faça networking

Aproveitando o gancho da dica anterior, saiba que parte importante de como conseguir um emprego é o networking.

Afinal de contas, as chances de ser contratado quando há uma indicação são bem maiores.

Converse com as pessoas que você conhece – não só colegas de profissão, mas também amigos e familiares – e fale que você está buscando novas oportunidades. Assim, eles vão lembrar de você quando souberem de alguma vaga.

Como conseguir um emprego

5. Invista em você mesmo

Ficar parado não ajuda em nada. Aproveite o momento para continuar se capacitando, ou seja, fazendo cursos, participando de palestras, estudando um novo idioma ou qualquer atividade que aumente sua bagagem.

Dessa maneira, você só tem a ganhar em termos de desenvolvimento e aprendizado. E quando for contratado, poderá ter um desempenho ainda melhor das suas funções.

6. Prepare-se para as entrevistas

A entrevista de emprego é o momento do “tudo ou nada”. Tanto que boa parte das dúvidas de como conseguir um emprego estão ligadas a elas.

A preparação começa a partir de uma boa pesquisa sobre a empresa para entender os valores, o que ela espera dos colaboradores etc.

Como a primeira impressão é a que fica, escolha a roupa adequada para o perfil da vaga.

Além disso, preste atenção à linguagem corporal, às palavras usadas para falar com o recrutador e tente passar o máximo de confiança.

Atenção máxima ao currículo

Por ser um elemento tão fundamental na busca por emprego, o currículo merece uma atenção especial. Mais do que ser um meio de empresas conhecerem os candidatos, o currículo serve como um primeiro filtro para os recrutadores.

VEJA MAIS: Baixe 3 modelos de currículo e encha os olhos dos recrutadores

Portanto, o documento precisa causar uma boa impressão.

Garanta que ele possua todas as informações mais relevantes sobre a sua formação, experiências de trabalho e habilidades.

Também é importante colocar outras vivências que podem ser valorizadas pelas empresas, como trabalho voluntário, cursos, viagens, entre outros.

No entanto, as informações devem ser resumidas e, de preferência, apresentadas em tópicos.

Com tantos currículos para analisar, o que o recrutador quer é bater o olho para encontrar as informações mais importantes. Portanto, jamais encha o documento de textos e longos parágrafos.

O design, ou seja, o visual do documento também é extremamente relevante.

Um currículo com boa aparência tem mais chances de causar uma impressão positiva. Afinal, mostra que o candidato se importa e teve muito cuidado na hora de elaborá-lo.

Por fim, não esqueça de colocar o seu objetivo profissional.

Mostrar que você sabe o que quer é uma das maneiras de se destacar dos outros candidatos e conseguir a vaga do seu interesse.

Lembre-se de que o objetivo deve estar adequado a cada empresa e à descrição de cada vaga pretendida.

Fique preparado para conseguir um emprego

Essas dicas ajudaram você a tirar suas dúvidas sobre como conseguir um emprego?

Apesar de não ser a tarefa mais fácil do mundo, o que você não pode fazer é perder as esperanças.

Coloque as dicas em prática e dê o seu melhor na hora de ir atrás dos seus sonhos!

Que tal acompanhar outros conteúdos valiosos para a sua carreira profissional? Comece a seguir o Facebook e o Instagram da Unicesumar EAD e fique por dentro.

como conseguir um emprego - cta_2

Avalie este post

Comentários

Comentários