O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, o que tem obrigado as gerações que chegam a esse universo a procurar alternativas para se tornarem profissionais mais preparados e disputados nesse ambiente – inclusive para quem faz o curso de Engenharia Mecatrônica, que é uma opção moderna e alinhada às demandas atuais.

Atualmente, os engenheiros contam com várias áreas de especialização e atuação, que permitem a esse profissional trabalhar com uma variedade grande de oportunidades. Além disso, podem se especializar em determinado conhecimento com o qual têm mais afinidade.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o curso de Engenharia Mecatrônica. Que tal conhecer mais sobre a sua grade e entender se essa é a opção que você estava procurando para dar os primeiros passos na formação acadêmica?

O que é Engenharia Mecatrônica?

A Engenharia Mecatrônica é um curso, também chamado de Engenharia de Controle e Automação, que permite formar bacharéis nesse ramo de estudo. De maneira geral, essa formação envolve conhecimentos de cursos de Engenharia Mecânica, Eletrônica, Elétrica e de Computação.

Ela forma um profissional capacitado para atuar com controle de processos, softwares, modelagens e estratégias, especialmente voltados para o universo de ambientes industriais ou tecnológicos.

Como qualquer outro curso de Engenharia, a Mecatrônica é para quem tem facilidade com conhecimentos matemáticos e físicos, além de um grande interesse em aprender teorias mais profundas nessas áreas do conhecimento.

Além disso, o estudante de Engenharia Mecatrônica deve também ter habilidades, como a curiosidade, a organização e a capacidade de trabalhar em equipe, para se tornar mais competitivo e interessante para o mercado.

Qual é a grade do curso de Engenharia Mecatrônica?

O curso de Engenharia Mecatrônica é extenso e muito voltado para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e físicos técnicos. Por isso, é preciso esperar uma grande dedicação do estudante para garantir o aprendizado e as melhores notas nas disciplinas ensinadas ao longo dos módulos.

Vale lembrar também que, devido às exigências do mercado de trabalho moderno, os cursos de Engenharia se atualizaram e estão levando aos estudantes também noções de Gestão de Pessoas, Ética e Sociologia, para preparar o estudante para o relacionamento com outros profissionais no campo.

Qual a duração do curso de Engenharia Mecatrônica?

Um curso de Engenharia Mecatrônica tem duração média de 5 anos (ou 60 meses) e pode ser dividido em 20 módulos de ensino, que são distribuídos ao longo desses períodos.

1º Módulo

Esse é considerado o módulo introdutório do curso, que tem como expectativa situar o estudante ao ambiente em que vai conviver nos próximos anos. Por isso, disciplinas como a “Introdução à Engenharia” e “Conceitos da Administração e Ética Empresarial” são apresentadas.

2º Módulo

O 2º módulo do curso de Engenharia Mecatrônica tem como foco desenvolver habilidades específicas no estudante, que o podem tornar mais competitivo para o mercado de trabalho.

Por isso, disciplinas como “Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes” e “Empreendedorismo” podem preparar o estudante para o mercado de trabalho, para que se diferencie de outros profissionais com a mesma formação técnica, mas que não contam com essas habilidades específicas.

3º Módulo

Nesse módulo o estudante começa a ter mais contato com os conhecimentos técnicos de Matemática, porém, sem perder o foco em desenvolver habilidades de comunicação e como se relacionar em um ambiente de trabalho.

Disciplinas como “Geometria Analítica e Álgebra Linear” e “Comunicação Empresarial e Negociação” são essenciais nessa formação.

4º Módulo

Conhecimentos de cálculo e economia começam a ser introduzidos no dia a dia do estudante. As disciplinas deste módulo são “Cálculo Diferencial e Integral I” e “Engenharia Econômica”.

5º Módulo

Os materiais de Cálculo começam a ser mais aprofundados, dando aos estudantes maior propriedade nos conhecimentos técnicos matemáticos. Aqui, o Desenho Técnico também é ensinado, para começar a diferenciação nos conhecimentos de Engenharia.

As disciplinas deste módulo são “Cálculo Diferencial e Integral II” e “Desenho Técnico”.

6º Módulo

Nesse módulo, são os conhecimentos de Física que ganham destaque e atenção dos estudantes de Engenharia. As disciplinas lecionadas são “Física Geral e Experimental I” e “Física Geral e Experimental II”.

7º Módulo

Conhecimentos em Química também são exigidos dos estudantes de Engenharia, já que eles podem lidar com essas situações no dia a dia de trabalho. Por isso, nesse módulo, são lecionadas as disciplinas “Química Geral e Inorgânica” e “Química Experimental”.

8º Módulo

Engenheiros também precisam ter conhecimentos de como o ambiente e os materiais se comportam em diferentes situações, para que possam aplicar os cálculos necessários para tomar uma determinada decisão. Por isso, nesse módulo, as disciplinas lecionadas são “Ciências do Ambiente” e “Ciências dos Materiais”.

9º Módulo

Dando um passo adiante nos conhecimentos específicos para a Engenharia, no 9º módulo o estudante começa a explorar disciplinas como “Mecânica e Resistência dos Materiais” e “Programação e Cálculo Numérico”.

10º Módulo

Nesse módulo o foco é em conhecimentos específicos de Engenharias Elétricas e Eletrônicas. As disciplinas ensinadas são “Eletricidade Básica” e “Eletrônica Analógica”.

11º Módulo

Noções de Logística e Estatística começam a ser lecionadas nesse módulo. As disciplinas são “Fenômenos de Transporte” e “Estatística e Probabilidade”.

12º Módulo

São retomados os estudos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para complementar os conhecimentos do profissional de Mecatrônica. As disciplinas lecionadas são “Circuitos Elétricos” e “Eletrônica Digital”.

13º Módulo

As disciplinas “Sinais e Sistemas Lineares” e “Sistemas Distribuídos e Redes” têm como foco desenvolver mais do conhecimento de Elétrica do estudante, enquanto a “Formação Sociocultural e Ética I” dá início ao desenvolvimento de noções de humanas que esse profissional deverá ter ao chegar no mercado de trabalho.

14º Módulo

Continua o ensino de Ética e Sociologia, com a disciplina “Formação Sociocultural e Ética II”, além de noções de Eletrônica em “Microprocessadores e Microcontroladores” e “Elementos de Máquinas”.

15º Módulo

O curso começa a se tornar bastante técnico nos módulos finais, focando em disciplinas exclusivas do ensino de Engenharia. Nesse módulo, o estudante vê “Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos” e também “Sistemas Realimentados”.

16º Módulo

Nesse módulo o estudante vai aprender mais sobre “Controle Multivariável” e “Acionamentos Elétricos”.

17º Módulo

Com foco no ambiente industrial, o estudante vai ver “Informática Industrial” e “Processos de Fabricação Mecânica e Metrologia”. É nesse módulo também que começa a ter início o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, com a entrega de um Pré-Projeto.

18º Módulo

O estudante verá “Instrumentação Industrial” e “Robótica” enquanto realiza seu primeiro estágio supervisionado, para caminhar para a conclusão do curso.

19º Módulo

Nesse módulo o estudante aprofunda seus conhecimentos em Eletrônica, vendo “Modelagem de Sistemas Automatizados” e “Inteligência Artificial para Automação”. A entrega do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso também é feita nesse módulo.

20º Módulo

Módulo conclusivo do curso, em que o estudante vai ter “Manutenção Industrial”, “Ergonomia e Segurança no Trabalho” e realizar o segundo estágio supervisionado para concluir os aprendizados.

Como esses módulos garantem o aprendizado do estudante?

Os módulos do curso de Engenharia Mecatrônica na EAD UniCesumar podem ser melhor aproveitados pelo estudante que se beneficia da aplicação de uma metodologia diferenciada em sua grade curricular.

Essa metodologia intercala aulas e materiais virtuais com atividades presenciais, aulas em laboratório e em grupo, usufruindo do melhor que os cursos à distância e presencial podem oferecer para o estudante.

Com a divisão em módulos de ensino e a aplicação de uma metodologia diferenciada, o estudante conta com uma formação mais completa e melhor aproveitamento dos conhecimentos lecionados no curso, já que ele pode personalizar a sua maneira de estudar e aprender.

Quais as possibilidades de atuação do profissional?

Enquanto outras profissões sofrem abalos graves em situações de crises econômicas, a Engenharia Mecatrônica, seguindo a direção de outras Engenharias, mantém-se em alta. Várias características contribuem para esse cenário.

A capacidade dos profissionais em desenvolver tecnologias que geram uma redução de custos e um aumento da produtividade é uma habilidade muito buscada durante as crises financeiras. Assim, a formação nesse campo é uma boa garantia de conseguir uma excelente colocação profissional em um mercado tão competitivo.

Além disso, é possível escolher entre diversas áreas de atuação em alta para atuar. Confira, abaixo, as principais!

Automação de processos industriais

Nesse campo, os engenheiros mecatrônicos são responsáveis por automatizar os processos de fabricação de um produto. Eles trabalham com automação nos seguintes níveis: gerenciamento e supervisão de planta, controle de processos e chão de fábrica.

Manutenção de equipamentos mecatrônicos

O engenheiro mecatrônico também é encarregado de estender a vida útil dos maquinários mecatrônicos da empresa. Assim, ele faz 3 tipos de manutenção:

  • manutenção preditiva — analisa e identifica os melhores períodos para fazer ajustes no maquinário;
  • manutenção preventiva — monitora, controla e realiza ajustes pontuais nos equipamentos para evitar falhas;
  • manutenção corretiva — repara erros que impedem o bom funcionamento dos maquinários.

Projetos de robôs

Também é possível desenvolver maquinário industrial. Os engenheiros utilizam seus conhecimentos eletrônicos, mecânicos e de informática para projetar soluções que resolvem problemas específicos.

Por exemplo, o profissional pode desenvolver uma envasadora automática para uma cervejaria que necessita aumentar a sua capacidade de envasamento diário. Para isso, os profissionais estudam os processos produtivos e identificam como usar a mecatrônica para atender às necessidades dos clientes.

Em seguida, eles projetam o maquinário ideal e realizam diferentes simulações no computador. Tudo isso ocorre antes de criar o equipamento fisicamente e de implementar a solução no chão de fábrica.

O salário dessa profissão é de encher os olhos: a média é de R$ 6.399,92 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Qual a diferença entre Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica?

Agora, chegou o momento de conhecer as principais diferenças entre Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica, dois cursos muito procurados pelos estudantes. Ambos atuam na manutenção e na elaboração de máquinas industriais. A diferença se dá, especialmente, no foco de cada uma das graduações.

Os engenheiros mecatrônicos se especializam nos equipamentos e sistemas inteligentes que dominam alguns processos. Eles aprendem a atuar na interface entre a gerência e a produção empresarial, buscando maneiras de implementar diferentes demandas.

Já o engenheiro mecânico deve entender sobre sistemas e objetos mecânicos. Ele pode supervisionar, construir ou projetar a produção de vários tipos de carros, de máquinas a geladeiras com os conhecimentos adquiridos.

Além disso, as diferenças entre os cursos se refletem também na grade curricular. Durante as aulas de Engenharia Mecatrônica, os estudantes aprendem sobre eletrônica, circuitos elétricos, controle a automação industrial. Na Engenharia Mecânica, estuda-se sistemas fluidotérmicos, mecânica dos fluidos, vibrações mecânicas etc.

Agora que você já sabe o que se estuda no curso de Engenharia Mecatrônica, lembre-se de que essa área está em alta e oferece excelentes oportunidades de emprego. Para conquistar as melhores vagas do mercado, estude em uma faculdade reconhecida pelo MEC e que tenha o melhor corpo docente, como a EAD UniCesumar!

E aí, gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre essa graduação em alta? Então baixe agora mesmo o nosso infográfico que informa tudo o que você deve saber sobre Engenharia Mecatrônica!

Avalie este post

Comentários

Comentários