O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, o que tem obrigado as gerações que chegam a esse universo a procurar alternativas para se tornarem profissionais mais preparados e disputados nesse ambiente – inclusive para quem faz o curso de Engenharia Mecatrônica, que é uma opção moderna e alinhada às demandas atuais.

Atualmente, os engenheiros contam com várias áreas de especialização e atuação, que permitem a esse profissional trabalhar com uma variedade grande de oportunidades. Além disso, podem se especializar em determinado conhecimento com o qual têm mais afinidade.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o curso de Engenharia Mecatrônica. Que tal conhecer mais sobre sua grade e entender se essa é a opção que você estava procurando para dar os primeiros passos na formação acadêmica?

Curso de Engenharia Mecatrônica CTA

O que é Engenharia Mecatrônica?

A Engenharia Mecatrônica é um curso, também chamado de Engenharia de Controle e Automação, que permite formar bacharéis nesse ramo de estudo.

De maneira geral, essa formação envolve conhecimentos de cursos de Engenharia Mecânica, Eletrônica, Elétrica e de Computação.

Ela forma um profissional capacitado para atuar com controle de processos, softwares, modelagens e estratégias, especialmente voltados para o universo de ambientes industriais ou tecnológicos.

Como qualquer outro curso de Engenharia, a Mecatrônica é para quem tem facilidade com conhecimentos matemáticos e físicos, além de um grande interesse e facilidade de aprender teorias mais profundas nessas áreas do conhecimento.

Além disso, estudante de Engenharia Mecatrônica deve também ter habilidades como a curiosidade, organização e capacidade de trabalhar em equipe, para se tornar mais competitivo e interessante para o mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=7jDwSibAF68

Qual é a grade do curso de Engenharia Mecatrônica?

O curso de Engenharia Mecatrônica é extenso e muito voltado para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e físicos técnicos. Por isso, é preciso esperar uma grande dedicação do aluno para garantir o aprendizado e as melhores notas nas disciplinas ensinadas ao longo dos módulos.

Vale lembrar também que, devido às exigências do mercado de trabalho moderno, os cursos de Engenharia se atualizaram e estão lecionando também noções de Gestão de Pessoas, Ética e Sociologia, para preparar o aluno para o relacionamento com outros profissionais no campo.

Duração do curso

Um curso de Engenharia Mecatrônica tem duração média de 5 anos (ou 60 meses) e pode ser dividido em 20 módulos de ensino, que são distribuídos ao longo desse períodos.

Módulos de ensino

1º Módulo

Esse é considerado o módulo introdutório do curso, que tem como expectativa situar o aluno ao ambiente que vai conviver nos próximos anos de estudo. Por isso, disciplinas como a “Introdução à Engenharia” e “Conceitos da Administração e Ética Empresarial” são lecionadas.

2º Módulo

O 2º módulo do curso de Engenharia Mecatrônica tem como foco desenvolver habilidades específicas no aluno, que o podem tornar mais competitivo para o mercado de trabalho.

Por isso, disciplinas como “Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes” e “Empreendedorismo” podem preparar o aluno para o mercado de trabalho, para que se diferencie de outros profissionais com a mesma formação técnica, mas que não contam com essas habilidades específicas.

3º Módulo

Nesse módulo o aluno começa a ter mais contato com os conhecimentos técnicos de Matemática, porém, sem perder o foco em desenvolver habilidades de comunicação e como se relacionar em um ambiente de trabalho.

Disciplinas como “Geometria Analítica e Álgebra Linear” e “Comunicação Empresarial e Negociação” são essenciais nessa formação.

4º Módulo

Conhecimentos de cálculo e economia começam a ser introduzidas no dia a dia do aluno. As disciplinas deste módulo são “Cálculo Diferencial e Integral I” e “Engenharia Econômica”.

5º Módulo

Os estudos de Cálculo começam a ser mais aprofundados, dando aos alunos maior propriedade nos conhecimentos técnicos matemáticos. Aqui, o Desenho Técnico também é ensinado, para começar a diferenciação do aluno nos conhecimentos de Engenharia.

As disciplinas deste módulo são “Cálculo Diferencial e Integral II” e “Desenho Técnico”.

O desenho técnico é fundamental para o curso de Engenharia Mecatrônica

6º Módulo

Nesse módulo, são os conhecimentos de Física que ganham destaque e atenção dos alunos de Engenharia. As disciplinas lecionadas são “Física Geral e Experimental I” e “Física Geral e Experimental II”.

7º Módulo

Conhecimentos em Química também são exigidos dos estudantes de Engenharia, já que eles podem lidar com essas situações no dia a dia de trabalho. Por isso, nesse módulo são lecionadas as disciplinas “Química Geral e Inorgânica” e “Química Experimental”.

8º Módulo

Engenheiros também precisam ter conhecimentos de como o ambiente e os materiais se comportam em diferentes situações, para que possam aplicar os cálculos necessários para tomar uma determinada decisão. Por isso, nesse módulo, as disciplinas lecionadas são “Ciências do Ambiente” e “Ciências dos Materiais”.

9º Módulo

Dando um passo adiante nos conhecimentos específicos para a Engenharia, no 9º módulo o aluno começa a explorar disciplinas como “Mecânica e Resistência dos Materiais” e “Programação e Cálculo Numérico”.

10º Módulo

Nesse módulo o foco é em conhecimentos específicos de Engenharias Elétricas e Eletrônicas. As disciplinas ensinadas são “Eletricidade Básica” e “Eletrônica Analógica”.

11º Módulo

Noções de Logística e Estatística começam a ser lecionadas nesse módulo. As disciplinas são “Fenômenos de Transporte” e “Estatística e Probabilidade”.

12º Módulo

São retomados os estudos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para complementar os conhecimentos do profissional de Mecatrônica. As disciplinas lecionadas são “Circuitos Elétricos” e “Eletrônica Digital”.

Um aluno do curso de Engenharia Mecatrônica deve ter conhecimentos em circuitos elétricos

13º Módulo

As disciplinas “Sinais e Sistemas Lineares” e “Sistemas Distribuídos e Redes” têm como foco desenvolver mais do conhecimento de Elétrica do aluno, enquanto a “Formação Sociocultural e Ética I” dá início ao desenvolvimento de noções de humanas que esse profissional deverá ter ao chegar no mercado de trabalho.

14º Módulo

Continua o ensino de Ética e Sociologia, com a disciplina “Formação Sociocultural e Ética II”, quanto noções de Eletrônica são também lecionadas em “Microprocessadores e Microcontroladores” e “Elementos de Máquinas”.

15º Módulo

O curso começa a se tornar bastante técnico nos módulos finais, focando em disciplinas exclusivas do ensino de Engenharia. Nesse módulo, o aluno estuda “Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos” e também “Sistemas Realimentados”.

16º Módulo

Nesse módulo o aluno vai aprender mais sobre “Controle Multivariável” e “Acionamentos Elétricos”.

17º Módulo

Com foco no ambiente industrial, o aluno vai estudar “Informática Industrial” e “Processos de Fabricação Mecânica e Metrologia”. É nesse módulo também que começa a ter início o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, com a entrega de um Pré-Projeto.

18º Módulo

O aluno estudará “Instrumentação Industrial” e “Robótica” enquanto realiza seu primeiro estágio supervisionado, para caminhar para a conclusão do curso.

19º Módulo

Nesse módulo o aluno aprofunda seus conhecimentos em Eletrônica, estudando “Modelagem de Sistemas Automatizados” e “Inteligência Artificial para Automação”. A entrega do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso também é feito nesse módulo.

20º Módulo

Módulo conclusivo do curso, em que o aluno vai estudar “Manutenção Industrial”, “Ergonomia e Segurança no Trabalho” e realizar o segundo estágio supervisionado para concluir os aprendizados.

Como esses módulos garantem o aprendizado do aluno?

O estudo em módulos do curso de Engenharia Mecatrônica pode ser melhor aproveitado pelo aluno que se beneficia da aplicação de uma metodologia diferenciada em sua grade curricular.

Essa metodologia intercala aulas e materiais virtuais com atividades presenciais, aulas em laboratório e em grupo, usufruindo do melhor que o curso à distância e presencial podem oferecer para o estudante.

Com a divisão em módulos de ensino e a aplicação de uma metodologia diferenciada, o aluno conta com uma formação mais completa e melhor aproveitamento dos conhecimentos lecionados no curso, já que ele pode personalizar a sua maneira de estudar e aprender.

cta-mecatronica-1

Comentários

Comentários