Pense em um hospital, com a entrada e saída constante de pacientes, visitantes e profissionais. Imagine os turnos, os cuidados com o estoque de produtos e com as agendas dos médicos e a busca pela satisfação das pessoas. Pensou? Pois tudo isso — e muito mais — faz parte da administração hospitalar.

Essa carreira permite que você tenha outro olhar sobre a área de saúde, além de aproveitar suas maiores qualidades.

Mas para mergulhar no sucesso com toda a segurança, é essencial saber como tudo funciona. Concorda?

Por isso, veja quais são 3 aspectos da atuação com administração hospitalar e entenda essa carreira!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Os desafios para trabalhar na área

Qualquer carreira traz os próprios obstáculos, não é mesmo? Porém, a administração hospitalar merece uma atenção especial. Afinal, estamos falando da saúde e do bem-estar das pessoas e de uma organização complexa.

Repleta de particularidades, é uma área que exige cuidados extras para crescer na profissão.

Então que tal conhecer (e se preparar para) os maiores desafios?

Leis e regulamentos

A legislação para ambientes de saúde é bastante rígida e isso cria uma dificuldade extra na administração hospitalar. É preciso ter atenção com o armazenamento de medicamentos, cuidar da higiene e evitar contaminações — só para citar algumas obrigações.

Ainda é necessário seguir as regras trabalhistas de todos os funcionários, com a compra de equipamentos e com as mudanças que surgem com frequência.

Além de se manter atualizado, você tem que caprichar na organização se quiser ser um bom administrador!

Humanização do atendimento

Ainda que um administrador hospitalar tenha metas a cumprir, não se esqueça de que a prioridade é ajudar e atender pessoas. Conciliar isso com um orçamento específico ou com a capacidade das instalações soa desafiador — e é mesmo.

É como andar na corda bamba, o que exige bastante equilíbrio, preparo e inteligência emocional.

Você terá que saber priorizar e buscar o melhor, sem se esquecer dos pacientes ou da estrutura da instituição.

Tomada de decisão

Sem dúvidas, uma das ações mais complicadas envolve a tomada de decisão. Afinal, é preciso analisar o cenário, identificar as principais dificuldades e selecionar o caminho certo para seguir.

Em um ambiente hospitalar, qualquer escolha envolve o bem-estar das pessoas, o uso de recursos, o alcance de metas e vários outros processos. Complexo, concorda?

Por isso, um administrador deve usar toda a sua capacidade analítica para definir o caminho certo!

👉 SAIBA MAIS: Veja por que um aluno de curso EAD sai na frente no mercado de trabalho

O caminho para uma administração hospitalar eficiente

Ao mesmo tempo em que sabemos que há desafios, não podemos ignorar que há novas formas de conquistar um bom desempenho. Quando você sabe qual é o caminho até a eficiência, fica mais fácil seguir a rota de sucesso, não é?

Apesar de cada instituição ter necessidades diferentes, entender o que gera uma atuação correta é um excelente ponto de partida!

Capacitação adequada

Para driblar tantas particularidades e chegar aos melhores resultados, só mesmo com os conhecimentos certos. É por isso que, para ser um bom administrador hospitalar, você precisa se capacitar corretamente.

Buscar uma formação na área é o caminho ideal e faz com que você tenha a oportunidade de desempenhar todas as funções. Para tanto, nem é necessário sair de casa para ir às aulas, já que uma graduação a distância oferece bons resultados.

A dica é escolher uma instituição de qualidade, com polos EAD e a metodologia certa. Durante as aulas e ao tirar dúvidas com colegas e professores, você dá um passo importante na profissão.

Planejamento e organização

Já que envolve tantas áreas e funções, a administração hospitalar precisa seguir a estrutura adequada. Então, o ideal é caprichar na organização para conquistar o melhor desempenho.

Inclusive, é essencial caprichar no planejamento. Com ele, é possível cuidar do orçamento, das obrigações e das medidas de sucesso. Com todos esses aspectos juntos, você aumenta as chances de que tudo saia conforme o esperado.

Administração hospitalar - rotina

Acompanhamento de resultados

Não existe administração hospitalar bem-sucedida sem que todos os resultados sejam vistos de perto. Lembre-se de que estamos falando da saúde das pessoas e de um ambiente complexo, cheio de detalhes. Portanto, todo cuidado é necessário para ter bons resultados.

Por meio dos indicadores e das ferramentas de medição, você se mantém de olho nos dados e no comportamento de cada área. Assim, fica muito mais fácil entender o que não tem funcionado e o que pode ser repetido.

O papel da tecnologia na rotina do gestor hospitalar

Entre os recursos que você pode utilizar na administração hospitalar, a tecnologia tem cada vez mais destaque. É graças a eles que há a automação de tarefas, a redução de erros e o aumento na produtividade do gerenciamento.

Já que é algo tão importante, que tal conhecer a influência da tecnologia e quais são suas opções? Confira tudo!

Softwares de gestão

É hora de deixar de lado as velhas planilhas ou mesmo os registros em papel.

Em um mundo tecnológico e preocupado com a sustentabilidade, a tecnologia serve para registrar e acompanhar as informações. Para ter sucesso, o indicado é recorrer aos softwares de gestão.

Há opções especializadas para a área, além de alternativas recomendadas para recursos humanos, finanças, manutenção e muito mais. Graças a eles, é viável automatizar registros, proteger as informações e tomar decisões melhores.

Equipamentos tecnológicos

Você sabia que Os Estados Unidos têm mais de 3000 robôs em seus hospitais?

No Brasil, o número ainda é modesto, mas a tecnologia começa a chegar por aqui. Em Londrina, por exemplo, a interface conhecida como Laura já atendeu mais de 1 milhão de pessoas e passou a salvar vidas.

E, por falar em bom desempenho, as cirurgias robóticas têm destaque. São 41 robôs-cirurgiões no Brasil, com uma taxa de sucesso de 90%, em muitos quadros.

Mas o que isso tem a ver com a gestão hospitalar? Tudo! É com o uso desses componentes avançados que o gerenciamento pode ser ainda melhor, mais capacitado e preparado. Além de tudo, é um ótimo modo de reforçar o contato com os pacientes.

Telemedicina

Acredite se quiser, mas a telemedicina tem se tornado uma realidade. Não é uma opção para quadros de emergência ou de cirurgia, mas funciona bem para o acompanhamento de pacientes, sem que eles tenham que se deslocar.

Além de tudo, é um jeito de diminuir a necessidade de estrutura de espera e atendimento. Como gestor, você tem a chance de direcionar melhor os recursos — e tudo isso é graças ao uso da tecnologia e seus meios de comunicação!

Administração hospitalar: possibilidades para você crescer

O trabalho com administração hospitalar traz desafios, mas também novas possibilidades.

Ao entender quais são os seus principais aspectos, você está preparado para conquistar o sucesso com a atividade!

Já que a capacitação é um dos segredos, aproveite para conhecer o curso de Gestão Hospitalar EAD da Unicesumar!

cta_2_curriculo

 

Avalie este post

Comentários

Comentários