A Matemática pode ser considerada uma linguagem universal. Afinal, esses símbolos são entendidos pelo mundo mais do que qualquer outra linguagem. Para explorar essa área, que tal se tornar matemático?

Ao se formar, você terá um vasto leque de possibilidades para trabalhar. Com mais oportunidades, as chances de sucesso também aumentam, além da possibilidade de fazer a diferença na vida de várias pessoas.

Ficou com curiosidade e quer saber mais? Confira onde um matemático pode trabalhar!

Matemático - CTA1

O que faz um profissional da área?

Ao se formar em matemática, você não terá apenas que fazer contas e resolver questões. Na verdade, a atuação tem muito mais a ver com a lógica, com os elementos que nos cercam e as relações com os números.

Principalmente, você vai ter que colocar essa ciência em prática e de forma aplicada no cotidiano. Isso significa, em muitas oportunidades, apresentar o assunto para estudantes e garantir que eles desenvolvam a capacidade de lidar com os números.

Também poderá ser responsável por elaborar teoremas, solucionar problemas e fazer análises por meio dos números, dos conjuntos e das operações.

O objetivo é interpretar os dados e fazer com que eles ajudem a gerar soluções concretas e de impacto no cotidiano. Demais, não é?

Onde é possível atuar como matemático?

Depois de se formar nessa graduação, é a hora de entrar no mercado de trabalho. Felizmente, o campo de atuação para os matemáticos é bem mais amplo do que você imagina, o que significa que há muitas possibilidades para aproveitar.

Na sequência, veja onde pode trabalhar com esse diploma e quais serão suas principais atribuições!

Salas de aula

Ao falar na licenciatura em Matemática, é quase impossível ignorar a atuação como professor.

Já que o magistério faz parte da formação, muitos profissionais decidem seguir por esse caminho. 

Com a graduação, você tem a chance de dar aula para o Ensino Básico, Fundamental ou Médio. No caso das universidades, é preciso buscar uma especialização, como uma pós-graduação, mestrado ou doutorado.

A ideia é desenvolver um programa de aprendizado no tema, em que as operações ganham complexidade. Conforme avança nos bimestres e de ano, poderá tratar de temas diversos, partindo das operações fundamentais a progressões geométricas e logaritmos, por exemplo.

Matemático - professor

Editoras didáticas

Ao mesmo tempo, a sala de aula está longe de ser a única alternativa para o matemático.

Ao se formar nesse curso, você tem a chance de atuar em vários outros ambientes, e as editoras didáticas estão entre os mais interessantes.

Esses negócios são responsáveis pela elaboração dos livros e apostilas que são usados por alunos de todo o país. Ou seja, você ainda vai estar envolvido com o ensino, só que vai atuar nos bastidores.

Nessa função, o matemático fica responsável por explicar conceitos, elaborar exercícios e até revisar, tecnicamente, as obras. Com isso, é possível garantir um ensino de qualidade nas escolas!

Bancos e instituições financeiras

Por causa da grande habilidade com números e suas operações, o matemático tem a chance de trabalhar em bancos e instituições financeiras.

Na verdade, há a oportunidade de atuar na área de qualquer empresa que esteja ligada à matemática financeira.

Você poderá ser o responsável por analisar os sistemas de amortização, os valores do fluxo de caixa, os investimentos, o retorno das ações e assim por diante. 

Indústria

Além da área financeira, que falamos há pouco, o matemático pode explorar outras possibilidades e empresas. Nas indústrias, seu papel é fundamental para otimizar a produção.

Você sabia, por exemplo, que a indústria têxtil desperdiça cerca de 15 a 20% da matéria-prima a cada peça cortada?

Isso acontece por causa do mau planejamento e distribuição de itens. Com o apoio da geometria, por outro lado, dá para fazer estudos e análises que melhoram o aproveitamento e reduzem o desperdício a quase zero.

Tecnologia da Informação

O setor de Tecnologia da Informação é cada vez mais importante, já que o nível dos recursos tecnológicos evolui continuamente.

Para o matemático, essa é uma excelente oportunidade, pois é possível explorar as diversas vagas que estão disponíveis nesse segmento, especialmente na análise estatística.

A adoção de Big Data e Business Intelligence, por exemplo, fica melhor com o apoio de um profissional da área.

Você poderá trabalhar no desenvolvimento de softwares e soluções, além de auxiliar a prever o comportamento do consumidor e dos negócios.

Matemático - perfil

Como é o perfil de um bom matemático?

Quem deseja ter sucesso como um profissional da Matemática tem que saber que é preciso reunir algumas características. Com o perfil certo, você vai ser dar bem e poderá aproveitar todo o seu aprendizado.

Quer descobrir como são as qualidades ideais de um matemático? Continue a leitura e confira!

Raciocínio lógico

Mais que mero talento com números, um bom profissional da área deve ter raciocínio lógico e a capacidade de enxergar além. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, então que tal já começar a treinar?

Multidisciplinaridade

Já que a Matemática faz parte das nossas vidas e ajuda a resolver problemas reais, nada mais justo que o profissional tenha a capacidade de trabalhar em várias frentes. É graças à multidisciplinaridade que você saberá utilizar vários conceitos, o que torna sua atuação melhor.

Autonomia

Quem decidir fazer um curso EAD precisa ter responsabilidade e comprometimento para exercer a autonomia. Ser capaz de criar metas e cumpri-las também vai ajudar ao entrar no mercado de trabalho — pode acreditar!

Aprendizagem contínua

Por mais que a Matemática seja uma ciência milenar, sempre há novidades. Além de novos teoremas e propostas de atuação, as necessidades da sociedade mudam. Por conta disso, você deve estar preparado para aprender de maneira contínua, pois isso vai mantê-lo atraente para o mercado.

Matemático: um profissional que faz a diferença em várias áreas

O matemático tem a chance de atuar em muitas áreas e em locais que vão além da sala de aula. Com a escolha do curso, portanto, não faltarão oportunidades para a sua carreira!

Depois de selecionar o ramo de interesse, é hora de buscar por uma vaga. Baixe nossos 3 modelos de currículo gratuitos e chame a atenção dos recrutadores!

Matemático - CTA1 - cta 2

Avalie este post

Comentários

Comentários