Uma nova etapa da vida, um passo adiante na procura por uma boa carreira profissional. Começar uma graduação é um momento excitante — mas a vida de calouro também traz muitos questionamentos.

Aulas que exigem mais reflexão, conteúdos mais densos do que os estudados até então. A vida acadêmica tem suas características próprias e nem todos se acostumam logo de cara. Especialmente os alunos da educação a distância, que foge ao tradicional modelo de ensino, com professor e alunos em sala de aula.

É preciso entender as melhores maneiras de fazer esta transição para que você possa aproveitar ao máximo tudo que o ensino superior tem a oferecer. E você pode contar com a nossa ajuda!

Este Guia do Calouro explica, em um passo a passo, tudo que você deve conhecer para uma boa experiência na graduação EAD. Também vamos mostrar dicas para aumentar o seu rendimento nos estudos. Pronto para ficar ainda mais ligado nas suas aulas? É só conferir as nossas indicações!

calouro - cta1

Como funciona a graduação EAD

O primeiro passo para o calouro, antes mesmo de escolher qual caminho seguir e se matricular em uma graduação, é entender as diferenças entre as modalidades. O ensino presencial você já conhece: cada disciplina tem seu horário específico de aula, com professor e alunos em sala durante todo o semestre.

Bem diferente de como funciona o ensino a distância. Nele, as aulas se desenvolvem em um ambiente virtual, em que são disponibilizados todos os conteúdos de cada disciplina — textos explicativos, videoaulas, atividades didáticas e outros recursos — para os alunos acessarem a qualquer momento.

O curso é dividido em módulos e cada estudante pode decidir a melhor maneira de completar todas as disciplinas. Você pode avançar ao máximo em uma delas antes de seguir para outra ou dividir sua semana entre as várias matérias que são cursadas.

O calendário tem algumas datas definidas, referentes às provas presenciais. Os outros momentos de estudo são definidos pelo próprio aluno. Na graduação EAD, o estudante tem protagonismo para decidir quando, como e por quanto tempo se dedicar ao curso — o que facilita o encaixe das tarefas em sua rotina, mas exige responsabilidade para que tudo corra bem.

Duas dúvidas importantes sempre aparecem para quem pretende ser um calouro de um curso a distância: o nível de ensino é o mesmo? E o diploma EAD tem a mesma validade do ensino presencial?

A resposta é a mesma nos dois casos: sim! A forma de estudar pode ser diferente, mas os cursos têm a mesma exigência acadêmica, partindo de conteúdos que também são discutidos nas disciplinas presenciais.

No mesmo sentido, a graduação EAD é validada pelo Ministério da Educação da mesma maneira que a graduação presencial — não existe nenhuma indicação no diploma que diferencie as duas modalidades.

Professores e tutores: papel essencial

Manter a qualidade do ensino quando não se tem o contato direto com o aluno é um desafio, o que demonstra a importância de bons professores nos cursos EAD. É preciso lançar mão de todos os recursos didáticos disponíveis para garantir a transmissão do conhecimento.

Isto começa já na montagem das disciplinas, separando textos e atividades que facilitem a absorção do conteúdo. É um delicado equilíbrio entre desafiar o aluno sem confundi-lo.

A performance na frente das câmeras também é fundamental. As videoaulas são a versão do ensino a distância para as aulas expositivas. É preciso cativar o calouro, procurando manter sua atenção durante todo o período — algo mais complicado sem o recurso da advertência verbal.

A boa atuação depende da combinação de dois fatores: bom preparo e jogo de cintura. O professor que domina o tema da aula e produziu um bom roteiro sai na frente daquele que tenta improvisar na hora da gravação. Além disso, é necessário envolver quem assiste, incluindo pequenos testes e outras práticas didáticas, para capturar a atenção até o fim.

Calouro EAD - professor

Sozinho, porém, o professor não consegue atender a todas as demandas de uma classe inteira de estudantes. Entra em cena outro profissional importantíssimo para uma disciplina EAD: o tutor. Sua atuação tem importante função pedagógica para o aprendizado dos alunos.

O papel do tutor EAD é complementar os conteúdos ministrados nas aulas. Pode agir de diversas formas: acrescentando novos textos no ambiente virtual do curso, levantando discussões nos fóruns das disciplinas ou tirando dúvidas demonstradas pelos alunos.

A qualidade de um curso a distância será sempre definida pelos profissionais envolvidos. O número de professores e tutores com destaque em sua formação acadêmica, especialmente voltada para o ensino a distância, são pontos de atenção para quem está interessado em ser um calouro EAD.

Aspectos técnicos da educação a distância

Você já sabe como a graduação EAD funciona e de que forma os professores, em conjunto com os tutores, abordam os conteúdos em cada disciplina. Mas o calouro também precisa conhecer os aspectos práticos necessários para aproveitar todos os recursos da melhor maneira.

A popularização da educação a distância é fruto dos avanços tecnológicos das últimas décadas. Os dois principais pilares dessa modalidade tornaram-se acessíveis ao público em geral apenas nas últimas duas décadas: o computador pessoal e a conexão de internet banda larga.

Neste post, mostramos qual computador é bom para rodar a plataforma de EAD.

Em linhas gerais, não há nenhum mistério. Qualquer computador que seja capaz de fazer tarefas rotineiras, como acessar vídeos na internet, está apto para exibir o ambiente virtual, que dá acesso a todos os conteúdos do curso.

O mesmo pode ser dito de sua conexão de internet. Se você consegue assistir a filmes e séries online, vai conseguir abrir todas as aulas. Lembrando que você tem duas opções: assistir diretamente na plataforma EAD ou fazer o download dos vídeos para usar em outros momentos — como no caminho para o trabalho, por exemplo.

Se você tem problema com alguns desses dois quesitos, porém, não se preocupe. O texto indicado acima tem dicas de algumas especificações que podem te ajudar na busca por melhorias. Outros detalhes também são mencionados, como memória do computador, capacidade de armazenamento e até o tamanho da tela, no caso dos notebooks.

Por último, se a sua maior preocupação for a falta de uma boa conexão de internet, pode relaxar desde já. Existem várias maneiras de contornar esse problema. Baixar os arquivos fora de casa é uma delas: os downloads são a parte mais exigente neste quesito. Os polos EAD são parte fundamental da EAD também — e vamos discutir esse assunto daqui a pouco!

calouro - cta2

Como render ao máximo estudando no computador

Com tudo rodando direitinho, é hora de botar a mão na massa! Ser calouro é começar empolgado com a graduação, pronto para dar o seu melhor em todas as disciplinas.

Estudar à distância, porém, tem seus desafios. Você pode fazer os seus próprios horários, mas também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações. Sem um professor ou seus companheiros de sala para estimular, é possível perder o pique em alguns momentos.

Nós já preparamos um post que mostra 7 dicas para render ao máximo estudando no computador. São indicações bastante úteis, mas ainda sobra espaço para mais algumas maneiras de aumentar a sua produtividade nos estudos:

  • Tenha uma lista de prioridades: o conteúdo acima cita o planejamento de micrometas e a necessidade de gerenciar seu tempo. Tudo isto deve levar em conta as suas prioridades — especialmente quando for preciso fazer escolhas, como qual disciplina revisar antes de uma prova. Seus objetivos serão o norte para a tomada dessas decisões.
  • Dedique-se aos exercícios: é importante assistir às videoaulas e ler os textos de apoio. Mas fixar o conteúdo exige mais do que isso, e os exercícios de revisão têm papel fundamental. Separe um tempo no seu planejamento para esse tipo de atividade.
  • Aproveite os fóruns de discussão: estudar no computador pode parecer uma tarefa solitária, mas você pode encontrar companhia na própria plataforma EAD. O ambiente virtual de ensino tem fóruns para cada disciplina, onde você pode discutir as matérias e tirar qualquer dúvida com outros alunos, professores e tutores.
  • Não deixe nada para a última hora: seu planejamento está definido, mas a tentação de relaxar um pouquinho a mais pode ser muito forte… Resista! Um trabalho feito às pressas raramente tem a mesma qualidade daquele feito com mais capricho — e você também evita o estresse de correr para cumprir os prazos.

Crie um ambiente de estudo em casa

Como calouro de uma graduação EAD, você pode estudar em qualquer lugar: no transporte, horário de almoço no serviço ou qualquer outra ocasião que você separar em sua rotina. A nossa aposta, no entanto, é que você vai manter a organização dos estudos em casa.

Você já tem todas as dicas sobre produtividade que mostramos ali em cima. Indo além, algo que contribui — e muito — para um bom rendimento nos estudos é ter um ambiente adequado para esse fim.

Além de todos os recursos necessários (computador e internet, no ensino a distância), é preciso limitar as distrações e cuidar de alguns detalhes para deixar tudo o mais agradável possível. Um ambiente relaxante facilita a concentração — algo que qualquer calouro vai apreciar.

Você pode se inspirar em alguns ambientes de estudo perfeitos, como os exemplos dessa lista. Confira, também, algumas dicas para você montar um espaço ideal em sua residência:

  1. Tenha um espaço dedicado para os estudos: pode ser um cômodo não utilizado ou um cantinho em seu próprio quarto. O importante é não confundir com um espaço para o lazer — misturar as duas coisas pode complicar o seu rendimento.
  2. Uma mesa é fundamental: você pode ficar tentado a usar a sua cama, mas vale a pena separar o descanso do trabalho duro. Fique também de olho nos princípios de ergonomia e sua influência no aproveitamento de seus estudos.
  3. Deixe o local sempre limpo e organizado: dessa forma, você vai se sentir mais disposto a estudar. A organização também contribui para diminuir as distrações.
  4. Faça uma decoração atraente: você precisa estar à vontade nesse espaço, e uma decoração que seja a sua cara pode ajudar. Mas cuidado — você precisa evitar que as cores ou objetos utilizados tirem sua atenção dos estudos.

Entenda o que é um polo EAD

Você pode estar se perguntando “polo EAD, o que é isto?”. Pois chegou a hora de você conhecer esse elemento fundamental para uma graduação a distância!

Em nosso blog, já preparamos boa descrição sobre o que é e para que serve um polo EAD. Mas podemos fazer um pequeno resumo para você: todo curso a distância precisa de um centro de apoio físico, onde os alunos possam ter contato com profissionais da instituição de ensino em que se matricularam.

Os polos também contam com laboratórios para realização de atividades práticas e material de apoio, como computadores e biblioteca. Os tutores também atuam nesse espaço para auxiliar quem precisar tirar dúvidas sobre os conteúdos estudados.

Alguns cursos podem ser oferecidos na modalidade semipresencial: têm aulas regulares, porém em frequência menor do que as graduações presenciais. Neste caso, os polos são utilizados também para essas atividades.

Conhecer este espaço antes de se matricular é uma boa opção para quem está cogitando uma graduação a distância. Escolher uma universidade EAD com polo presencial estruturado é um bom passo para um ensino de qualidade.

Portanto, seja um calouro consciente e não subestime a ajuda que um bom polo EAD pode oferecer. Todo apoio é mais do que bem-vindo para que a sua experiência seja a mais agradável possível durante toda a graduação.

Calouro EAD - preparação

Prepare-se desde antes da graduação

Ser calouro é muitas vezes sinônimo de alguém que está um pouco perdido no novo ambiente de estudo. O ensino superior têm dinâmica diferente do ensino básico: conteúdos que exigem mais interpretação e reflexão, além de maior participação dos alunos durante as aulas.

Mas você pode seguir um caminho diferente. Com vontade e disciplina, é possível criar a mentalidade necessária para se dar bem na faculdade. E nós temos quatro dicas para você se preparar antes mesmo de começar a sua graduação. Dá uma conferida:

  1. Participe de eventos: existem várias oportunidades para participar — de graça — do ambiente acadêmico antes de entrar na universidade. Feiras de profissão, recepção de calouro e palestras são opções interessantes. É só ficar ligado nas redes sociais!
  2. Atividades complementares: você pode ganhar ainda mais experiência se realizar uma atividade prática ao longo do curso. Verifique as parcerias que a instituição tem com empresas da sua região — pode ser um bom caminho para conseguir um emprego ou estágio no futuro.
  3. Encontre um método de estudo: quando as aulas começarem, você vai se ver bastante ocupado com textos e exercícios. Você pode aproveitar o tempo antes do início das aulas para descobrir o ritmo e a maneira de estudar que dá mais certo para você.
  4. Acostume-se com a plataforma EAD: com a matrícula realizada, você já pode acessar o ambiente virtual da universidade. É uma boa ideia já se familiarizar com todas as opções que existem lá e ficar preparado para aproveitar seus recursos ao máximo quando as aulas começarem.

Aproveite o curso desde calouro

Você já conhece tudo o que é preciso saber sobre graduação EAD e se preparou para o início das aulas. O grande dia enfim chegou: você é oficialmente um calouro. Hora de botar em prática todo conhecimento que você acumulou ao longo das semanas anteriores!

Em muitos casos, porém, a realidade dos estudos pode superar as expectativas que você já carregava. Seja na carga de leitura, ou mais trabalhos do que imaginava nas primeiras semanas, a graduação pode ser um turbilhão para os que estão apenas começando.

Se esse for o seu caso, não precisa se desesperar. Temos algumas indicações para você tirar de letra o início do semestre — e vamos completar com mais formas de você começar a graduação da melhor maneira:

  • Interaja nos fóruns das disciplinas: você pode aproveitar os fóruns na plataforma de ensino para conhecer seus colegas de turma e já formar grupos de estudo.
  • Fique atento aos prazos: você fez o planejamento para cada disciplina (não é mesmo?), então siga-o sem falta. Entregar tudo no momento certo é o jeito mais fácil de não se complicar no futuro.
  • Conheça os professores: não apenas o currículo deles, mas a forma que cada um trabalha. Assim, você consegue aproveitar mais de cada aula — e também vai saber melhor como conduzir os trabalhos de cada matéria.
  • Respeite as disciplinas básicas: o calouro pode achar as primeiras matérias muito fáceis e não levá-las tão a sério, mas cada disciplina tem uma razão de existir — que pode se mostrar essencial no futuro, quando se aprofundar nos temas específicos.

Calouro EAD - trabalho

Trabalho e estudo: rotina possível

O momento de se tornar calouro e começar uma graduação é diferente para cada pessoa. Algumas entram na faculdade logo após o ensino médio, enquanto outras acabam adiando esse sonho — com o mercado de trabalho tendo prioridade sobre os estudos.

Nesse último caso, a rotina de trabalho pode atrapalhar uma graduação presencial. O horário de serviço ou a distância até a faculdade são fatores que muitas vezes impedem o estudante de frequentar as aulas, e o sonho de concluir um curso superior vai ficando mais distante.

A graduação EAD vem para resolver esse problema. Você define os horários e os locais em que vai estudar, levando mais praticidade a seu dia a dia. Trouxemos até algumas dicas para que você saiba como conciliar trabalho e estudo.

Essa solução vai além de quem precisa se movimentar pela cidade no dia a dia. Formar uma família é outra razão que afasta muitos estudantes em potencial da sala de aula.

Que tal conferir os benefícios da educação a distância para quem fica em casa com os filhos? Essa é outra situação que pode ser adaptada para os estudos e a conquista de um diploma.

Mesmo o dia a dia mais intenso tem algumas brechas para quem se dispõe a estudar. É possível conciliar a rotina agitada com o curso superior a distância — basta seguir as nossas orientações.

Então coloque a mão na massa e tenha muito foco nos seus objetivos. Confira todas as nossas dicas de estudo para faculdade a distância e você terá sucesso como calouro!

calouro - CTA2

Vantagens do EAD para o estudante

Acredito que após tantas dicas incríveis, você já tenha se convencido que a graduação EAD é uma opção mais do que interessante para o seu futuro. Mas não custa nada a gente repassar os principais pontos positivos dessa modalidade de ensino, não é mesmo?

Os incentivos são tantos que nem cabem em apenas um texto. Nós já falamos disso quando mostramos 6 vantagens da educação a distância e voltamos a sugerir que você pode aproveitar muito mais estudando desse jeito quando citamos 9 benefícios de cursar uma graduação em casa.

Quer mais? Então vamos mostrar mais algumas razões que indicam por que uma graduação EAD pode ser a melhor opção para você!

  • Graduação onde não existe cursos presenciais: o curso EAD é menos preso a limites geográficos. Basta apenas um polo em alguma cidade vizinha, já que você só precisa visitá-lo poucas vezes durante o semestre.
  • Inclusão: pessoas portadoras de deficiência encontram muitas dificuldades de se locomover no dia a dia e acessar os espaços das aulas. As graduações EAD trazem soluções para ambos os problemas.
  • Mais habilidades para o mercado de trabalho: ser o principal responsável pelos seus estudos tem vantagens além do mundo acadêmico. Um bom calouro EAD desenvolve capacidades de organização, planejamento, disciplina e concentração, muito valorizadas por futuros empregadores.
  • Vivência digital: o mundo está cada dia mais online, e o aluno a distância vai estar imerso neste ambiente durante toda a duração no curso. Excelente para aprender habilidades de comunicação virtual, construindo uma rede de contatos sem limites físicos.

Seja o calouro perfeito!

Você considerou todas as suas opções e descobriu que a graduação EAD é a melhor opção. Estamos falando de uma modalidade recente, que está crescendo bastante — a perspectiva é que o número de alunos a distância já supere os de cursos presenciais nos próximos quatro anos. Você tem a chance de se adiantar e ficar ligado nas principais tendências do futuro!

Este Guia do Calouro traz as principais informações que você precisa antes de começar uma graduação a distância. Mas você ainda pode conferir muito mais sobre o dia a dia dos estudantes dessa modalidade.

Fique ligado no Facebook e no Instagram da Unicesumar EAD e esteja por dentro das novidades da educação a distância!

calouro - CTA1

Comentários

Comentários