O mundo é cada vez mais digital, não é mesmo? Vivemos em uma verdadeira revolução tecnológica, em que os aparelhos fazem parte do cotidiano das pessoas. Mas como tudo isso é desenvolvido? A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas traz a resposta.

Esse curso oferece formação completa para a criação de soluções, com bastante funcionalidade e qualidade. Com os assuntos mais importantes para a área, é uma ótima oportunidade se quiser ter uma carreira de sucesso no ramo de tecnologia.

Para não ter dúvidas, conheça a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e saiba o que ela oferece!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

O que é esse curso?

Você sabia que, em 2020, o Brasil pode ter uma carência de 750 mil profissionais qualificados de TI? É isso mesmo! Embora a tecnologia esteja em alta, faltam profissionais da área. O problema é tão grave que pode gerar R$ 115 bilhões em perdas nos próximos anos.

Para aproveitar esse mercado que segue na contramão da escassez de vagas, há o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nessa graduação, o estudante aprende a analisar, elaborar e dar suporte a diferentes recursos informatizados. Eles podem ser usados em várias áreas, como na indústria, no comércio e no setor de serviços.

Sabe quando você vai ao supermercado e passa no caixa? O sistema informatizado foi desenvolvido por um profissional da área. Como há uma grande demanda por serviços desse tipo, o curso oferece uma ampla área de atuação.

O estudante e, futuramente, profissional tem um foco grande em resolver problemas. Afinal, não basta criar um sistema se ele não for útil para cumprir determinada atividade, certo?

O curso forma tecnólogos e traz um panorama sobre o tema. A duração é menor, mas o conhecimento é condensado de maneira a não deixar nenhum ponto importante de fora. Após conseguir o seu diploma, é possível conquistar o mercado, que está cada vez mais digital.

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Para dar o foco certo para os estudos, a graduação tem uma matriz curricular que inclui disciplinas essenciais. Elas são organizadas para aprofundar os conhecimentos necessários e já preparar os futuros profissionais para os seus desafios. Ao conferir a matriz curricular, já sabe o que o aguarda.

Então, veja como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e saiba o que você estudará ao longo dos módulos!

Fundamentos e Arquitetura de Computadores

É impossível oferecer soluções complexas sem saber o básico, certo? Por isso, uma das primeiras matérias dessa graduação inclui a estrutura e a arquitetura dos computadores.

Você conhecerá os componentes básicos do sistema, como ele funciona e até como ele “pensa”. A ideia é compreender tudo o que envolve a execução de um programa e como é feito o processamento de dados.

Algoritmos e Lógica de Programação I e II

E por falar no “pensamento” dos computadores, é crucial saber explorar esse aspecto para desenvolver as soluções. Nessas disciplinas, você será apresentado ao conceito de algoritmo computacional e aprenderá como ele funciona.

Além disso, vai entender a lógica de programação de acordo com os dados, variáveis e operações. No final dos estudos, saberá como desenvolver os primeiros recursos!

Design de Interação

Os sistemas não atuam de forma isolada. Eles precisam de vários componentes que, juntos, oferecem o resultado esperado. Essa matéria do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas explica exatamente esse conceito e mostra como explorá-lo.

Assim, dá para saber como fazer com que programas ou códigos “conversem” para gerar o funcionamento desejado.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - interface

Lógica para Computação

De volta ao “pensamento” dos computadores, a lógica será a sua grande aliada durante toda a graduação.

Essa matéria ensina os diferentes modelos de lógica e como escolher cada um no desenvolvimento de um sistema ou solução integrada. Principalmente, traz a aplicação em computadores para que você veja, na prática, como tudo funciona.

Banco de Dados

Os dados relacionados, ou seja, que têm algo em comum, devem ficar no banco de dados. O conceito é simples e se expande para criar bases de informações para os sistemas.

Nessa disciplina, aprenderá a evitar redundâncias ou inconsistências, além de criar e manter os bancos dados. Assim, é alimentado da forma correta.

Engenharia de Software

Antes de construir ou diagnosticar a situação de um prédio, um engenheiro deve conhecer sua estrutura e o que é preciso, certo? Com os computadores, acontece de forma semelhante.

Entender os softwares é essencial para compreender como eles funcionam, como são modelados e o que influencia seu desenvolvimento. Com esses conhecimentos, é possível ter noção do que fazer para construir a própria alternativa.

Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais são os “ambientes” em que os recursos rodam. O do computador ou o do celular são exemplos que influenciam o desenvolvimento.

Nessa disciplina, você entenderá a estrutura de um sistema operacional, como é a sua compatibilidade e como garantir que os processos aconteçam da forma desejada.

Estrutura de Dados I e II

Depois do banco de dados, é hora de falarmos da estrutura complexa dessas informações. O estudo permite saber como organizar os dados e como incluí-los em algoritmos, vetores, filas, modelagens e tabelas. O tema é amplo e crucial para o funcionamento do sistema, então trata dos usos mais importantes e da aplicação nas operações.

Programação I, II e III

Já que a programação é a forma de pensar dos computadores, componentes eletrônicos e sistemas, ela merece atenção especial. Ao longo dos módulos, você aprenderá as diferentes linguagens de programação, os princípios de cada uma e como criar programas e sistemas.

Com bastante versatilidade, você se tornará um profissional completo para o desenvolvimento.

Fundamentos de Redes de Computadores

Da mesma maneira que sistemas atuam de modo integrado, é possível utilizar redes de computadores que funcionam juntas. O conhecimento básico do tema oferece uma visão sobre transmissão e arquitetura de dados, recursos de rede e conexão entre os dispositivos.

Gestão de Projetos

O desenvolvimento de sistemas não acontece da noite para o dia e, muitas vezes, não conta apenas com uma pessoa. É preciso criar um projeto, fazer um planejamento e acompanhar sua execução.

Nesse disciplina, você aprenderá todos esses passos, poderá explorar as principais metodologias e saberá como alcançar ótimos resultados.

Além dessas, há outras cadeiras que complementam o conhecimento e garantem a formação de qualidade. São elas:

  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes;
  • Matemática para Computação;
  • Processos de Negócio;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II;
  • Tópicos Especiais;
  • Empreendedorismo.

Quais são as modalidades disponíveis?

Ao falar na graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você não precisa ficar limitado à modalidade presencial. Em vez disso, por que não aproveitar o computador para estudar e, até mesmo, já colocar tudo em prática?

Com o ensino a distância, só é necessário ter uma conexão à internet para assistir às aulas e realizar seus estudos. Com bastante flexibilidade de horários, ainda impede que você tenha que se deslocar todos os dias para aprender. Isso traz conveniência e facilidade de integração ao seu cotidiano, não é?

Quando precisar, é só recorrer ao polo presencial da instituição. Lá, dá para aproveitar a estrutura física e conseguir o melhor dos dois mundos!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: um caminho promissor

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece um estudo voltado para a criação de soluções digitais. Com as matérias adequadas, você ganha o aprofundamento necessário para se tornar um profissional que se destaca!

E para se formar do melhor jeito, conheça o curso EAD da Unicesumar e descubra como fazer sua inscrição!

Curso de empreendorismo - CTA1

Comentários

Comentários