Para entender o papel da Gestão em RH, imagine uma empresa que possui cinco departamentos distintos, cada um com dez profissionais técnicos e gestores. Esses times cuidam da produção, da distribuição e do relacionamento com os clientes. Mas quem os contrata? Quem administra suas demandas? Quem é o responsável por sua adaptação às diretrizes organizacionais? Quem pensa em políticas de reconhecimento e valorização? Quem organiza campanhas de motivação e engajamento? Isso mesmo: o setor de Recursos Humanos.

O gestor de RH precisa ter excelentes habilidades comunicativas e de negociação. Afinal, parte importante de sua rotina é gerenciar a convivência humana no ambiente de trabalho.  

Se você pensa em ingressar nessa área e quer saber mais sobre a atuação desse profissional, acompanhe nosso texto!

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Qual é a função da gestão em RH?

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a gestão em RH não se preocupa apenas com os trâmites legais da contratação e demissão dos funcionários. Na verdade, atualmente, é bem comum que as empresas terceirizem essas tarefas mais burocráticas para que seu departamento tenha um olhar mais voltado ao desenvolvimento da cultura organizacional e também das pessoas.

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O capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa, afinal de contas são as pessoas que produzem, que vendem e que geram lucros. É responsabilidade da gestão de RH, portanto, administrar essas pessoas, promover meios para que elas se desenvolvam e planejem sua trajetória dentro da organização.

Esse foco nas pessoas e em suas necessidades otimiza a produtividade e garante bons resultados. Mas o alcance da gestão em RH não para por aí.

Estão sob a alçada desse setor, programas de:

  • adaptação dos funcionários à cultura organizacional;
  • análise e avaliação de desempenho;
  • convivência ética e responsável;
  • conscientização de saúde e segurança do trabalho;
  • retenção de talentos;
  • ações e programas de treinamento.

É o gestor de RH que dá e colhe feedbacks dos colaboradores, mantendo um canal de comunicação aberto entre eles e a empresa. Além disso, ele também serve como guia no caso de desligamento de um funcionário, garantindo que tudo esteja de acordo com a legislação trabalhista e fazendo a ponte com o sindicato.

Qual é o perfil desse gestor?

Para começar, esse gestor precisa ser um ótimo comunicador, bem como saber lidar com diferentes personalidades, egos e interesses. Como ele é o responsável por fazer a mediação entre empresa e funcionário, inclusive nas questões financeiras (como salários, bonificações e aumentos), ele também deve ter habilidades diplomáticas e de conciliação.

Em geral, pessoas que escolhem essa área sentem que têm um perfil de liderança. São observadoras, possuem capacidades analíticas e se sentem confortáveis em negociar.

Tenha em mente que o gestor de RH não apenas segue as diretrizes da empresa, mas ajuda a construí-las, zelando pela cultura organizacional.

Ele é uma pessoa que pensa estrategicamente, incentivando os colaboradores a contribuir para o crescimento da empresa de acordo com seu potencial, expertise e habilidade. É ele também quem cria os planos de carreiras coerentes com os resultados atingidos por esses colaboradores. O gestor de RH é o gestor que forma os outros gestores!

Outros atributos que esse profissional deve ter são empatia, inteligência emocional e resiliência, ética e muita responsabilidade. Sempre haverá rotatividade nas empresas, especialmente em momentos de crise econômica e turbulências internas. O gestor de RH deve se manter focado no bem-estar dos funcionários e em amenizar o efeito negativo que essas flutuações surtem no ambiente.

Conheça os desafios da Gestão em RH

Quais são os desafios enfrentados por esse profissional?

Como você pode imaginar, a convivência entre diferentes indivíduos no ambiente de trabalho raramente é harmônica e sem atritos. Com frequência, emoções como ciúme, orgulho, ambição e baixa autoestima assumem o controle e isso acaba gerando conflitos.

Conflitos são um dos desafios que os gestores de RH enfrentam dentro das organizações. Eles devem ser gerenciados para não comprometerem a produtividade e o clima do ambiente. Para isso, é necessário ter tato e flexibilidade.

Outro ponto que requer atenção é a tomada de decisão. Para tomar decisões embasadas e sólidas sobre um aumento, uma promoção ou sobre as competências de um cargo, por exemplo, é preciso saber analisar informações e ponderar variáveis internas e externas à organização.

Por fim, um gestor deve participar do dia a dia dos colaboradores, estar a par de suas angústias e reivindicações. Ser participativo é um desafio. Como seu papel é justamente fazer essa mediação entre funcionários, gestores técnicos e empresa, o gestor de RH precisa se habituar a ouvir e não apenas a falar.

Quais são as tendências para essa área?

Cada vez mais, os colaboradores são valorizados pelas empresas que os contratam. Estamos abandonando a era do “produzir mais” e entrando na era do “produzir melhor”.

Muitas empresas já entenderam que a qualidade de vida de um funcionário deve ser prioridade, pois isso fará com que ele vista a camisa e enxergue sua contratação como uma parceria de fato. Um funcionário feliz, satisfeito e saudável, cujo diferencial e potencial são reconhecidos, representa uma vantagem competitiva enorme.

Assim, uma tendência da gestão em RH é trabalhar mais no sentido de procurar maneiras de valorizar os colaboradores, ajudá-los a desenvolver seu potencial e garantir um clima organizacional acolhedor e criativo.

Outra tendência é o recrutamento de talentos por meio das redes sociais. A maioria dos jovens mantém seus perfis em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram atualizados, cheios de referências e demonstrações de habilidades e conquistas. Essa nova geração vê nessas mídias uma oportunidade de mostrar seu potencial ao mundo. Consequentemente, torna-se cada vez mais comum identificar talentos a partir desses meios.

A flexibilidade da jornada de trabalho e a possibilidade de atuar em home office também estão ganhando espaço nas empresas. Essas novas formas de vínculo requerem do gestor um conhecimento atualizado da legislação trabalhista.

Qual a importância da gestão de RH?

Ao longo deste artigo, procuramos demonstrar a relevância estratégica do gestor de Recursos Humanos para as organizações. Explicamos qual é o perfil desse profissional, quais são os desafios que a carreira apresenta e os panoramas de mudança.

Uma boa gestão em RH traz um diferencial competitivo para empresa, otimizando seus resultados. Isso porque esse setor e seu gestor se preocupam com as pessoas e suas necessidades, em garantir seu desenvolvimento e promover sua qualidade de vida, satisfação e segurança.

Está interessado em se tornar um gestor de Recursos Humanos? Saiba como se capacitar para atuar nessa área!

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