Se você tem interesse em saber como ser efetivado no estágio, conhecer algumas recomendações podem elevar suas chances de sucesso. Afinal, o estágio é uma etapa de grande importância para a construção de uma carreira profissional. É nessa fase que você tem a oportunidade de praticar o que aprende na universidade e adquirir diversas habilidades.

Ao se dedicar e absorver os conhecimentos, você tem a oportunidade de provar para a empresa que ela precisa continuar com você. Dessa forma, você aumenta a probabilidade de receber uma proposta de efetivação e de crescer profissionalmente.

Neste conteúdo, reunimos as melhores dicas de como ser efetivado no estágio. Prossiga com a leitura e fique por dentro de todos os detalhes.

1. Mostre comprometimento

O primeiro passo para se tornar um funcionário efetivo é levar o estágio a sério. Muita gente acha que estagiários atuam com responsabilidade reduzida e realizam procedimentos de menor importância nas empresas, mas isso não é verdade. Em geral, as instituições tendem a efetivar um estagiário que foi devidamente treinado, conhece os objetivos do negócio e as demandas do setor e já está adaptado ao fluxo operacional.

Portanto, não subestime a sua posição inicial na companhia e procure gerar resultados competitivos. Execute todas as tarefas solicitadas, respeite a carga horária e mostre dedicação para convencer o seu supervisor de que é capaz de exercer o cargo de forma efetiva.

Uma recomendação é se mostrar à disposição para executar outras atividades. Mas cuidado! Só arrisque quando você tiver tempo livre para evitar o acúmulo de trabalho. Caso contrário, você corre risco de se sobrecarregar e atrasar os prazos de entrega. Portanto, priorize seu ritmo antes de encarar novos desafios.

2. Descubra seus pontos fortes

Aproveite o período de estágio para testar suas habilidades, pois a teoria é muito diferente da realidade. Logo, a melhor maneira de aprender é colocar seus conhecimentos em prática.

Ao atuar em diversas frentes dentro da sua área profissional, você descobre onde tem maior domínio, obtendo melhores resultados e agradando mais. É arriscado trabalhar com algo que você não gosta, pois isso deixará sua carreira estagnada. O estágio é perfeito para explorar possibilidades, então, desfrute desse momento com eficiência.

3. Seja sociável

É importante manter um bom relacionamento com os seus companheiros de equipe. Conhecer os talentos que trabalham com você e priorizar pelo bom convívio na empresa é indispensável. Isso não significa construir amizade íntima com todos, mas manter-se próximo do time é essencial para construir uma rede de relacionamento profissional de qualidade.

Afinal de contas, você vai estagiar com pessoas mais experientes e que podem ser de grande influência, o que potencializará seu aprendizado. Você terá a oportunidade de contribuir com a solução de problemas, compartilhar experiências e tirar dúvidas, além de desenvolver uma habilidade indispensável: a cooperação.

4. Organize seu tempo

Gestão de tempo e senso de organização são práticas essenciais, pois, além de cumprir prazos, você precisa demonstrar maturidade o suficiente para lidar com o seu papel na empresa. Essa percepção aumenta as chances de garantir uma efetivação.

De acordo com a Lei 11.788/2008, um estagiário pode trabalhar até 6 horas por dia. Logo, é importante usufruir muito bem desse tempo para construir uma imagem positiva de sua pessoa para supervisores e colegas de trabalho. Anotar horários para cada tarefa e em que dia cada uma deve acontecer é uma prática muito valorizada pela maioria dos supervisores.

5. Conheça muito bem a empresa em que você realiza estágio

Sabe aquela aba do site da empresa que muita gente ignora? Onde estão descritos a missão, a visão e os valores? Pois bem, seja diferente e expresse interesse em conhecer o histórico e o propósito da companhia. Pesquise tudo o que puder sobre ela e, se tiver a oportunidade, peça para o gestor contar a história dela para você. Também não hesite em fazer perguntas.

Isso certamente contribuirá para que você marque presença como estagiário e seja contemplado com outros olhos pela direção e pelo RH da empresa. Use essa estratégia a seu favor, pois poucas pessoas têm disposição para ir mais a fundo nisso.

6. Gere resultados que justifiquem a efetivação

É importante desenvolver a capacidade de mostrar à liderança que você pode agregar valor como efetivado. Para isso, gere resultados estratégicos e pertinentes para a empresa a fim de mostrar que sabe e entende do que faz.

Tome cuidado para não deixar que sua atuação não seja tomada como crédito para outras pessoas. Embora essa atitude seja prejudicial e antiética, infelizmente é comum na rotina das organizações. Portanto, tenha atenção redobrada a respeito disso.

7. Peça feedback

O feedback é fundamental para qualquer profissional, seja estagiário ou efetivo. Por isso, crie o hábito de pedir um retorno crítico sobre a sua performance ao supervisor. Assim, você saberá quais são os seus pontos positivos e quais habilidades precisa desenvolver ou aperfeiçoar.

Não tenha receio de escutar um feedback negativo, afinal, você está estagiando para desenvolver maior experiência. Isso demonstra que você deseja crescer profissionalmente e sabe lidar com as críticas — importantes em qualquer cargo exercido, independentemente da hierarquia.

8. Seja proativo

A proatividade é um diferencial para a efetivação do estagiário, pois o mercado de talentos está altamente competitivo. Pode apostar que a empresa procura por um profissional que se destaque na execução das tarefas, tenha iniciativa e apresente soluções inovadoras.

Nesse caso, a dica é aproveitar sua presença diária na companhia para ser mais proativo e acatar as orientações de seus superiores. Tudo bem querer deixar sua eficiência a mostra, mas também é importante mostrar-se à disposição para receber um redirecionamento do seu supervisor, a fim de desenvolver habilidades profissionais com o auxílio dele.

Por fim, não tenha receio de fazer perguntas para tirar dúvidas e adquirir mais conhecimento. Isso não significa incapacidade para exercer um determinado trabalho. Pelo contrário: perguntas sobre estratégias e processos demonstram interesse sobre a profissão.

9. Tenha vontade de aprender coisas novas

Aprender e desenvolver coisas novas é essencial para avançar degraus dentro da companhia. Portanto, descubra quem são os talentos detentores de conhecimento apurado na equipe. As empresas entendem que vale a pena investir em um estagiário que valoriza o aprendizado pessoal, pois é um profissional capaz de contribuir com o sucesso contínuo da instituição.

E então, o que achou das nossas dicas de como ser efetivado? O segredo está em sair do lugar comum durante esse período. Logo, compartilhar experiências, agir de forma colaborativa, estudar bastante, mostrar eficiência e ter disposição para encarar desafios são as melhores estratégias para você colocar em prática a fim de garantir efetivação.

Por fim, independentemente de ser primeiro estágio, estágio obrigatório ou estágio não obrigatório, faça dessa experiência uma oportunidade para iniciar uma carreira profissional de sucesso.

Gostou do conteúdo? Que tal ficar por dentro das novidades da EAD UniCesumar? Siga nossa página no Facebook.

Avalie este post

Comentários

Comentários