A Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico é um curso voltado para quem deseja aprender mais sobre técnicas aplicadas no processo produtivo. A ideia é que o profissional aplique o conhecimento e promova vantagens competitivas para a empresa na qual atua. 

Oferecida na modalidade a distância, essa alternativa de pós é ideal para quem quer aperfeiçoar seu perfil e ter um currículo mais valorizado no mercado de trabalho. 

Quer saber mais sobre o curso de Gestão de Custos e Planejamento Estratégico? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que faz um gestor de custos e planejamento estratégico?

As atividades desenvolvidas por um gestor de custos e planejamento estratégico auxilia diretamente líderes corporativos a tomarem melhores decisões. Isso porque o profissional especializado nessa área realiza um plano completo de tudo o que diz respeito à gestão financeira dos empreendimentos. 

Por exemplo, ele pode fazer o levantamento de dados relativos à concorrência, como volume de vendas e espaço no mercado. Também consegue analisar os custos dos produtos ao longa das etapas do ciclo de vida, além de realizar uma precificação mais estratégica para atingir vantagem competitiva. 

Portanto, o trabalho desse colaborador é fundamental para muitas empresas que desejam conquistar espaço em seu segmento. As atividades do gestor de custos e planejamento estratégico são complexas, exigindo assertividade e amplo conhecimento, por isso é essencial investir em qualificação na carreira.

O que é aprendido no curso de Gestão de Custos e Planejamento Estratégico?

O objetivo da Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico é orientar os estudantes com ferramentas estatísticas e financeiras. Para isso, é essencial que o candidato já tenha uma formação acadêmica em alguma área próxima do que é abordado no curso.

A grade curricular dessa pós-graduação conta com disciplinas obrigatórias e eletivas, fundamentais para a obtenção do diploma. Veja, a seguir, quais são os conteúdos aprendidos no curso:

  • Gestão de Custos;
  • Gerenciamento de Custos e Aquisições em Projetos;
  • Gestão de Preços;
  • Gestão da Qualidade e Produtividade;
  • Qualidade em Serviços;
  • Logística de Operações Globais;
  • Logística Reversa;
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção;
  • Planejamento de Vendas;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Consultoria Contábil em Custos;
  • Custos nas Empresas Industriais, Comerciais e Prestadoras de Serviço;
  • Sistemas de Custeio.

Quem pode fazer esse curso de pós-graduação?

A Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico é voltada para profissionais que já atuam em cargos estratégicos e executivos. Além disso, é um curso ideal para contadores, administradores, economistas, analistas, engenheiros e pessoas com interesse na área.

Por meio da pós, os colaboradores têm a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar suas habilidades gestoras. É uma maneira de conquistar diferenciais e ter um perfil mais competitivo, visto que muitas empresas, hoje, buscam por candidatos com um repertório de conhecimento capaz de auxiliar o crescimento e o aumento da rentabilidade dos negócios. 

Qual a média salarial?

Um gestor de custos e planejamento estratégico ganha cerca de R$ 11.999,58, em uma jornada de 42 horas semanais. Quando o profissional é concursado e contratado em regime CLT, é possível exercer as funções como emprego público, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado. 

A remuneração pode variar, a depender da vaga, das atividades, dos requisitos do contratante e do tempo de experiência prévia do candidato. Um gestor júnior, por exemplo, tende a ganhar menos do que um gestor sênior, que conta com mais anos de vivência na profissão. 

Quanto tempo dura o curso?

A Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico tem carga horária total de 360 horas, com duração entre 18 e 24 meses. O curso é feito a distância, oferecendo muito mais flexibilidade para o estudante se dedicar e organizar a sua rotina de estudos. 

Na pós, são abordadas disciplinas objetivas e focadas nas necessidades do mercado de trabalho. Assim como toda pós-graduação, é fundamental reservar um período para se dedicar aos conteúdos e às disciplinas. 

No ambiente de aprendizagem, os estudantes podem contar com o suporte de professores qualificados e materiais didáticos, com livros, aulas e atividades acadêmicas. O curso é totalmente online, basta ter um dispositivo digital com acesso à internet para participar das aulas.

Quais os campos de atuação?

O gestor de custos e planejamento estratégico pode atuar em qualquer empresa que precisa manter o orçamento organizado e impecável. O profissional também conta com oportunidades em organizações de diferentes segmentos, como multinacionais, ONGs, instituições públicas, bancos, entre outros.

As funções do gestor variam conforme o local de trabalho. Em companhias de grande porte, ele geralmente fica responsável por definir estratégias, enquanto em empresas pequenas é possível acompanhar o setor de vendas, por exemplo.

Para ter sucesso e mais chances de empregabilidade, é interessante desenvolver habilidades analíticas, ter uma boa comunicação, atenção aos detalhes e competências organizacionais. Isso porque o gestor atua com ferramentas e tecnologias que podem alavancar o desempenho financeiro das corporações.

Quais os diferenciais da UniCesumar?

A EAD UniCesumar é reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional. Estamos presentes em todos os estados brasileiros com mais de 900 polos de educação a distância. Nossa principal missão é promover um ensino de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais de diferentes perfis e objetivos.

A Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico capacita os estudantes para lidar com a gestão de forma ampla. Isso permite que os pós-graduandos conheçam a rotina dos ambientes de negócios e seus processos, justamente para otimizar o uso de recursos, pessoas e materiais. 

A vantagem é que, na EAD UniCesumar, o estudante conta com recursos educacionais que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. Estudar na nossa instituição é um diferencial pelo fato de constantemente investirmos em tecnologias para viabilizar uma boa experiência acadêmica.

É fundamental cursar a Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico em uma instituição reconhecida, como a EAD UniCesumar. São poucas as faculdades que oferecem tais diferenciais e dão todo o suporte para o estudante aproveitar ao máximo a experiência no Ensino Superior.

Aproveite a visita e confira mais informações sobre a Pós-graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico da EAD UniCesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários