Sabia que fazer uma faculdade de Ciências Contábeis traz ótimas possibilidades de conseguir uma boa ocupação de maneira rápida? O curso tem alto índice de empregabilidade, ou seja, as chances de conquistar uma posição no mercado de trabalho após se formar são altas — 93,87%, pra ser mais exato. Mas o que faz em Ciências Contábeis?

Muita gente acha que a vida desse profissional se resume a ajudar na hora do Imposto de Renda. Isso, claro, está entre suas funções, mas suas responsabilidades vão muito além (muito mesmo!). O estudante que faz Ciências Contábeis acaba tendo um papel estratégico nas empresas, pode atuar como consultor e é decisivo em questões legais e financeiras.

Hoje, nenhum negócio ou empreendedor pode se dar ao luxo de não contar com uma pessoa de Ciências Contábeis ajudando na rotina de documentos e prestações de contas. Então, siga com a gente para entender mais sobre o que se faz em Ciências Contábeis e se essa é uma opção de curso para o seu perfil!

Quais são as principais responsabilidades do profissional que faz Ciências Contábeis?

Você já deve ter lido que os índices de empreendedorismo têm crescido muito no Brasil, certo? Ter o negócio próprio envolve documentações fiscais, estar de acordo com diversas leis e ter documentações mais específicas. No geral, cuidar de tudo sem um consultor não é simples.

Moral da história: empresários autônomos, empresas e diversos órgãos precisam de uma pessoa que tenha feito Ciências Contábeis para ajudar em muitas funções, que a gente descreve em detalhes a seguir. Acompanhe!

Gestão de empresas

O que se faz em Ciências Contábeis está conectado a todas as empresas em diversos graus. Por exemplo, ao abrir um novo negócio, o contador é a pessoa indicada para registrar a nova firma, garantindo o alvará de funcionamento.

A contratação de funcionários também pede alguém dessa profissão para redigir contratos e acertar detalhes de férias, 13º salário e promoções, entre outras questões da relação trabalhista.

Além disso, o contador atua diretamente no financeiro das companhias, em pontos como fluxo de caixa, contas a pagar, empréstimos e investimentos — sem falar nos impostos a serem pagos, como COFINS, PIS e ICMS.

Dependendo do tamanho da empresa, é necessário contar com um time que tenha feito Ciências Contábeis atuando em diversas frentes. Já para microempresas, um consultor pode dar conta do recado.

Perícia contábil

Certamente, você conhece pessoas que já tiveram problemas com Imposto de Renda ou têm pendências com a lei por conta de motivos financeiros. Nesses casos, a figura do perito contábil entra em cena.

Trata-se da pessoa responsável por checar fatos com o objetivo de oferecer uma opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais. Um dos lados envolvidos na questão é que contratará o perito, que trabalha a fim de ajudar na solução do caso.

Controladoria

Lembra que falamos que o contador é estratégico nas empresas? Isso também tem a ver com o setor de controladoria. Quem trabalha nessa função analisa diversos resultados de controle financeiro, de performance e fiscais para auxiliar os gestores a tomar a melhor decisão.

O setor de controladoria pode até fazer parte da empresa, mas há muitos profissionais que atuam com esse tipo de consultoria, fazendo um trabalho independente e mais pontual.

Auditoria contábil

Quem faz auditoria contábil analisa o quão verídicas são as informações contidas nos registros contábeis. Trata-se de documentos sobre demonstrativos, balanço patrimonial, fluxos de caixa etc.

Ao fim da análise, esse profissional elabora um relatório mostrando as situações mais problemáticas e identificando caminhos e planos de ação para resolvê-las.

Atuária

Você sabe quem cuida das análises de risco e dos planos de previdência privada? São os profissionais que ficam na parte de atuária. Eles trabalham com cálculos de investimentos, previdência e seguros — considerando o crescimento das fintechs no Brasil, esse também é um setor que traz ótimas perspectivas de emprego.

Consultoria em Ciências Contábeis

Até aqui, você viu muito do tradicional quanto ao que faz alguém de Ciências Contábeis, mas saiba que essa também é uma das faculdades para empreendedores. Além das tradicionais consultorias, você pode trabalhar em apps e softwares que auxiliam pessoas e empresas. Afinal, a inovação na área é uma necessidade!

Como é o perfil de quem faz Ciências Contábeis?

Você acha que o profissional de Ciências Contábeis é alguém que se isola no universo de números e relatórios? Isso pode até ter acontecido em um passado remoto, mas não mais.

Hoje, a pessoa que faz Ciências Contábeis também deve saber trabalhar em grupo, ter boa comunicação e olhar estratégico, ajudando a empresa e os times para os quais trabalha.

Na sequência, mostramos algumas habilidades específicas para atuar na área!

Contar com espírito analítico

Quem está na área das Ciências Econômicas necessita de um olhar analítico para entender pontos fracos e fortes da conjuntura do negócio e trabalhar para corrigi-los ou ressaltá-los. Criar e interpretar relatórios vai ajudar muito quem faz Ciências Contábeis.

Ser responsável

Característica básica para qualquer profissional, e não seria diferente para os que atuam nos setores financeiro e jurídico das empresas, concorda? Então, cuide para desenvolver alto senso de responsabilidade em sua trajetória.

Ter facilidade com números

Continua sendo uma característica muito bem-vista para os profissionais da área. Saiba que ela pode ser trabalhada ao longo da graduação, viu?

Trabalhar com organização

A organização também é uma habilidade imprescindível nas Ciências Contábeis. Organizar documentos e não perder datas de prestações de contas são questões que podem ser otimizadas por softwares, mas ainda precisam do cuidado atento do profissional.

Manter-se atualizado

Vira e mexe, mudam-se as leis, já reparou? Por isso, fazer cursos, ler e se atualizar na área fará com que o profissional das Ciências Contábeis esteja à frente dos concorrentes.

Você chegou até aqui sabendo que tem ou pode desenvolver essas habilidades e gostou de saber o que se faz em Ciências Contábeis? Então, este é o momento de avisar que há a possibilidade de cursar a graduação a distância, garantindo mais flexibilidade aos seus dias.

A faculdade de Ciências Contábeis EAD tem várias histórias de sucesso. A sua pode ser uma delas, ainda mais se contar com a instituição de ensino superior que tem mais suporte para o remoto: a EAD UniCesumar.

Gostou de ver o que se faz em Ciências Contábeis? Acha que as possibilidades do curso são a sua cara? Então, faça agora sua inscrição na EAD UniCesumar e conte com uma faculdade que promove um ensino de qualidade!

Avalie este post

Comentários

Comentários