Você gosta de números, tem uma personalidade analítica e é bom com raciocínio lógico? Então a área de Ciências Exatas pode ser o seu caminho profissional. Para explorar a ciência que rompe até as barreiras dos idiomas, o curso de Matemática é uma ótima alternativa.

Essa graduação vai fazê-lo mergulhar no universo dos números, cálculos e operações que resolvem problemas do nosso cotidiano. Além disso, você tem a chance de entender conceitos e teoremas com bastante profundidade.

Quer descobrir como é essa graduação? Conheça o curso de Matemática e tire as suas dúvidas!

cta1 - curso de Matemática

Como é essa graduação?

A graduação em Matemática é uma licenciatura. Então, além de se habilitar com os conhecimentos sobre o tema, também permite que você ensine.

Ao se formar, há chance de atuar como professor da Educação Básica e até de ir além da sala de aula.

A divisão é feita em 12 módulos, cada um com 100 horas/aula. Ao total, eles são distribuídos em 10 semanas, o que garante uma formação rápida, mas completa.

É uma boa opção para quem busca uma alternativa conveniente e que permita participar do ensino, de diversos modos. Demais, não é?

Quais são as principais matérias do curso de Matemática?

Os números, é claro, são parte fundamental dessa graduação. Porém, mais que as operações matemáticas e as equações, há o uso aplicado desses conceitos. Entre álgebra e geometria, há muitos teoremas e formas de utilizar o conhecimento. 

Para que você saiba exatamente o que esperar, separamos as matérias do curso de Matemática. Venha conferir as 11 principais disciplinas!

1. Introdução ao Cálculo

A matéria introdutória traz os conceitos que você vai usar em toda a profissão. Conjuntos, números e funções são abordados nesta disciplina, bem como algumas operações simples. É a base da construção do seu entendimento!

2. Pré-Cálculo

Não importa o que você aprendeu no Ensino Médio. Essa cadeira ajuda a nivelar seus conhecimentos matemáticos e a prepará-lo para o que virá.

Com os conceitos aprendidos na disciplina anterior, você é apresentado às operações e aos teoremas que são a base de todo o Cálculo. Ao final, vai estar craque para lidar com os novos conhecimentos.

VEJA MAIS: Descubra como um profissional formado em um curso EAD é valorizado no mercado 👈

3. Álgebra Linear e Vetorial

Nessa matéria, você será apresentado às matrizes e aos sistemas de equação. Além disso, também usará os vetores como representação matemática e as transformações lineares.

4. História da Matemática

Conhecer os fundamentos da Matemática inclui desvendar a sua história. É por isso que é importante saber como ela se desenvolveu ao longo dos séculos, os principais nomes que a consolidaram e como ela impactou a humanidade.

5. Geometria com Construções Geométricas

A Matemática também é usada para construir as formas que conhecemos. A geometria é um tema relevante, então você vai descobrir como são feitas as construções geométricas e o que elas representam.

6. Geometria Analítica

Além de colocar a mão na massa, é essencial estudar a geometria por meio de cálculos, conhecimento de área, perímetro e assim por diante. A Geometria Analítica oferece exatamente essa proposta, com fórmulas e meios de estudo sobre cada forma.

7. Lógica Matemática

Tem gente que acha que a ciência dos números é pura magia, mas não é nada disso. Ao estudar Matemática, é indispensável conhecer sua lógica e como ela é aplicada nas diversas operações.

Ao entender como utilizar a lógica, inclusive, vai ficar muito mais fácil resolver os problemas nos estudos.

Curso de Matemática EAD

8. Cálculo Diferencial e Integral I, II e III

Um bom curso de Matemática tem que se aprofundar no Cálculo Diferencial e Integral.

Nessas disciplinas, é possível aprender sobre limites, integrais, derivadas, equações de superfície, representação de planos e assim diante.

É um verdadeiro mergulho no uso aplicado dos números!

9. Estatística e Probabilidade

Os números também representam a chance de algo se concretizar. É por isso que aprender sobre análises combinatórias e estatísticas é essencial. É o modo de descobrir como usar os números para prever cenários com muita confiança.

10. Cálculo Numérico

Para aplicar os números nas operações, essa disciplina inclui vários problemas que podem ser solucionados com as equações certas. É fundamental porque abrange conceitos aprendidos em outras disciplinas e, assim, consolida os temas.

11. Estruturas Algébricas

Na parte de estruturas relacionadas à álgebra, você é apresentado a conceitos abstratos, como anéis e grupos diferentes, além de teoremas variados. É a evolução da Matemática!

Disciplinas relacionadas à licenciatura

Por se tratar de uma licenciatura, a graduação também inclui temas voltados para a didática e para a forma de ensino. Com esses conhecimentos, você se torna um professor que consegue passar o que sabe.

Veja quais são as principais disciplinas:

  • Organização da Educação Básica;
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
  • Didática;
  • Prática de Ensino: Concepção e Organização;
  • Psicologia da Educação;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II;
  • Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos.

E para se preparar para trabalhar no mercado, a graduação ainda exige o cumprimento de estágio e de práticas de ensino. Desse modo, você tem tudo o que é necessário para mandar bem em uma sala de aula!

Vale a pena estudar a distância?

Ao falar dessa graduação, é comum associá-la a longas horas na sala de aula. Porém, para muitas pessoas isso não é viável por causa da rotina agitada, com outras obrigações. Em busca de facilidade para estudar e se capacitar, é possível recorrer à modalidade EAD.

A educação à distância já faz parte da vida de mais de 1,5 milhão de brasileiros — e você pode se juntar à lista. Nesse estilo, não há horários fixos ou a exigência de comparecer a aulas em um local. Tudo é feito pela internet, quando preferir e tiver disponibilidade.

Ao mesmo tempo, isso não torna a EAD menos séria ou válida, pelo contrário. O diploma da modalidade tem valor igual ao de um presencial, então, o curso de Matemática vai oferecer a mesma capacitação.

Toda a graduação é EAD?

O fato de um curso de Matemática ser feito à distância não significa que ele é inteiramente desse modo. Há os chamados momentos presenciais, que envolvem os polos EAD.

Esses locais têm toda a infraestrutura para auxiliar a sua capacitação.

Ao mesmo tempo, há uma boa notícia: não há uma grande obrigatoriedade nesse sentido. De forma simples, apenas as avaliações têm que ser feitas desse jeito. As outras atividades podem ser desenvolvidas pela internet, o que garante bastante conveniência.

Curso de Matemática: uma boa alternativa para o seu futuro

O curso de Matemática é uma licenciatura completa sobre esse tema tão presente em nossos dias. Para atuar como professor e de outros modos no mercado de trabalho, vale considerar a graduação na modalidade EAD.

Por falar nisso, baixe nosso e-book gratuito e descubra como é o mercado de trabalho para os formados à distância.

curso de Matemática - cta2

Comentários

Comentários