Enquanto a gente vê muita reportagem falando de várias profissões que devem ser extintas com o avanço da tecnologia, também há empregos surgindo!

Com tanta transformação e novidade, apostar em cursos de tecnologia pra sua carreira é uma forma de se garantir no mercado de trabalho. Quando você opta por uma boa faculdade, como a EAD UniCesumar, também acaba saindo na frente — afinal, uma grade curricular atualizada, ótima avaliação do MEC e professores competentes fazem toda a diferença!

Outro ponto é optar por cursos de tecnologia EAD. Dessa forma, você conta com muita flexibilidade no seu dia a dia e aproveita melhor seu tempo. A seguir, a gente fala sobre 9 opções de formações da EAD UniCesumar. Basta entender qual tem tudo a ver com suas características profissionais e prestar o vestibular. Vamos lá?

1. Ciência da Computação

Um dos cursos de tecnologia mais conhecidos, trata-se de um bacharelado que tem duração de 4 anos. Na formação, você desenvolverá capacidade para desenvolver programas para diferentes dispositivos, como tablets, celulares e computadores. Assim, vai aprender sobre programação, banco de dados e sistemas operacionais necessários para a área.

Ao concluir o curso de Ciência da Computação, dá para trabalhar em diferentes áreas, como em bancos de dados de diversas empresas, desenvolvendo softwares ou na parte de consultoria, para que negócios se estabeleçam diante da inovação digital.

2. Jogos Digitais

Se você ama tecnologia e gosta de jogos online, com certeza, já se imaginou na profissão de designer de games, não é? Pois saiba que essa é uma excelente opção, sim.

O mercado de games está superaquecido: com crescimento de cerca de 10% ao ano, ainda está longe de atingir todo o seu potencial. Para você ter uma ideia, sozinho, ele gera duas vezes mais dinheiro do que as indústrias cinematográfica e de música juntas.

Ao fazer uma graduação de Jogos Digitais, você tem uma percepção completa da produção de um game, indo desde partes de informática até o desenho, passando pela animação. Algumas das matérias são:

  • Captura do Movimento;
  • Inteligência Artificial;
  • Computação Gráfica em 3D e 2D;
  • Interface de Interação;
  • Construção de Mundos e Levels;
  • Criação e Modelagem de Personagens.

Após a graduação, você pode fazer jogos educacionais, para empresas (no sentido de conscientizar e engajar funcionários), simulações médicas, games para celulares etc.

3. Engenharia de Software

Pense no tanto de programas de computador que você usa. No trabalho, devem existir vários. Na faculdade, outros tantos. Na sua casa, no mínimo, você precisa de Windows, programas do Google ou da Microsoft, certo? Então, dá pra notar que existe muito campo para o engenheiro de software!

Durante essa faculdade, você adquire muito conhecimento a respeito das mais variadas técnicas e práticas pra criar softwares e programas computacionais, seja para empresas, smartphones, jogos ou portais de internet, entre muitos outros.

4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma formação do tipo tecnólogo — em 2 anos e meio, você está formado. Entre suas possibilidades de atuação, estão: contribuir, diagnosticar, aplicar e oferecer suporte aos sistemas de informação nas mais diversas áreas. 

É possível conseguir empregos em empresas de desenvolvimento de software e, também, em departamentos de tecnologia da informação de companhias dos mais diversos setores.

Uma vez que essa é uma área com poucos profissionais no mercado, você consegue empreender, abrindo sua empresa ou consultoria na área de TI.

5. Engenharia de Controle e Automação

Hoje, qualquer indústria precisa de processos mais eficientes — fazendo mais em menos tempo e com menos custos. Um curso de tecnologia como o de Engenharia de Controle e Automação tende a facilitar tudo!

Durante a graduação, o futuro profissional pode projetar, gerenciar e operar equipamentos, ferramentas e programas de computador usados nos processos produtivos das indústrias em geral. Cabe a ele, também, cuidar da manutenção de todos esses itens.

Para se dar bem na área, é fundamental ter um olhar atento e gostar de pensar muito fora da caixinha, ok?

6. Sistemas de Informação

Mais uma opção bastante conhecida entre os cursos de tecnologia. Aqui, quem se forma vai atuar administrando fluxos de informação, garantindo o armazenamento e a recuperação de dados.

Entre os papéis desse profissional, também estão a modernização e a agilidade dos processos de comunicação em uma empresa. Assim, se escolher essa carreira, caberá a você criar programas que tragam mais agilidade à comunicação interna, entendendo as necessidades e adaptando as possibilidades ao instalar os melhores sistemas.

O especialista também tem papel fundamental na área de marketing e vendas, que, hoje, necessita de informações apuradas para ter mais acertos nos processos.

7. Ciências de Dados e Análise de Comportamento

Você já deve ter ouvido falar em cultura data-driven. Basicamente, todas as empresas, pra se manterem no mercado e serem competitivas, precisam tomar decisões baseadas em dados, não em achismos.

Por isso, formar-se em Ciências de Dados e Análise de Comportamento faz com que você possa trabalhar em diversas organizações, transformando números e estatísticas em informações relevantes para que metas e objetivos sejam atingidos. 

Durante a graduação, você adquire conhecimentos em relação aos princípios de matemática, computação e demais conteúdos que lhe tragam mais habilidade na coleta e interpretação de dados.

8. Engenharia de Produção

As engenharias, em geral, também são ótimos cursos de tecnologia. A Engenharia de Produção, por exemplo, permite que você tenha conhecimentos muito amplos sobre processos produtivos diferentes. Assim, é possível atuar em diversos setores, como logística, qualidade, automação, sustentabilidade e segurança do trabalho.

9. Sistemas para Internet

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet permite que você desenvolva ferramentas para que os sistemas ganhem em conectividade e tenham interfaces mais simples, de modo a facilitar a vida dos usuários, entre outras possibilidades.

Pensando que as redes se renovam de tempos em tempos — como com o 5G, que está chegando —, é imprescindível que o mercado conte com os melhores profissionais.

Deu pra ver que existem cursos de tecnologia para todos os gostos, né? Agora, resta entender qual deles tem tudo a ver com seu perfil para começar o quanto antes!

Aproveite para entrar em contato com a EAD UniCesumar agora mesmo e dar um passo importante em seu futuro profissional!

Avalie este post

Comentários

Comentários