Você já ouviu falar que o aprendizado contínuo é um dos segredos para ser um profissional de sucesso, não é mesmo? Acontece que existem muitos caminhos para evoluir profissionalmente, e vamos apresentar um dos mais interessantes neste conteúdo: a carreira em T

É comum, em certos momentos da nossa carreira, surgir dúvidas se é melhor buscar competências mais generalistas ou aprender muito mais sobre uma especialidade. A carreira em T é um modelo que vai unir essas duas perspectivas, criando um novo tipo de profissional.

Quer entender o que é profissional T e quais são os benefícios desse perfil no mercado de trabalho? Continue a leitura e conheça essa tendência!

O que é carreira em T?

A carreira em T é caracterizada por integrar conhecimentos e habilidades gerais com o aprofundamento em uma especialidade. Resumidamente, a linha horizontal da letra “T” representa as competências generalistas, enquanto a linha vertical indica a especialidade.

Um profissional de RH que domina os processos do setor (recrutamento e seleção, integração de pessoas, avaliação de desempenho, treinamento etc.), mas sabe tudo de como selecionar candidatos no processo seletivo, tem o perfil T.

Outra área rica em exemplos é a tecnologia. Um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, poderia se especializar em criar a interface dos aplicativos sem deixar de atualizar suas competências generalistas.

Em inglês, esses profissionais seriam “T-shaped“, ou seja, “em forma de T”, que é a origem da expressão carreira em T. Não seriam especialistas nem generalistas, mas sim uma combinação de ambos. 

Como a carreira em T funciona na prática?

A carreira em T exige muito conhecimento e habilidade sobre uma especialidade, mas também a compreensão da área como um todo. O caminho para desenvolver o perfil T pode, no entanto, variar conforme o estágio da carreira.

Profissionais que já seguiram por um caminho mais generalista ou especialista vão complementar suas competências por vias distintas. 

Se encontrarmos, por exemplo, um gestor de tecnologia, pode ser o momento de ele buscar uma especialidade “A”, “B” ou “C”. Por outro lado, o especialista técnico teria de se preocupar em aprender sobre as questões gerais da área, resultados financeiros e conexão do seu trabalho com outras especialidades.

O que diferencia o desenvolvimento de carreira em T da transição de carreira é a continuidade. Nele, não trocaremos a carreira generalista pela de especialista (e vice-versa), mas continuaremos a rotina de qualificação profissional nos dois campos.

Quais são os objetivos centrais da carreira em T?

A carreira em T está associada às habilidades do futuro. Uma equipe formada por profissionais T-Shaped está na mesma página em relação às questões gerais, e conta com especialidades que se complementam para favorecer a estratégia da empresa.

Todos, por exemplo, podem dominar o desenvolvimento de software. Porém, haverá os especializados em back-end, outros em front-end, um terceiro grupo em bancos de dados e um quarto em computação em nuvem.

Logo, o grupo consegue cobrir um excelente número de variáveis, o que é fundamental em um contexto em que precisamos lidar com mudanças e incertezas. Além disso, os profissionais em T são mais versáteis. Não estarão perdidos caso uma situação esteja fora da zona de conforto deles.

Os objetivos da carreira em T são criar profissionais que entendam o conjunto e consigam dar sua contribuição específica. E, em diversas áreas, esse perfil pode ser um diferencial.

Quais são as vantagens da carreira em T?

As vantagens da carreira em T estão relacionadas a ter mais empregabilidade e destacar-se no mercado de trabalho, mas especialmente na tecnologia. Veja alguns dos benefícios de adotar o modelo para o seu desenvolvimento profissional.

Ampliar as opções de carreira

O profissional T não fica limitado às oportunidades dentro de uma especialização, pois pode usar os conhecimentos gerais para buscar novos ares. Por outro lado, se estiver em uma função de gestão, ele continua desenvolvendo competências mais específicas, estando preparado para oportunidades com esse perfil.

Entender o negócio

Uma segunda característica importante para empregabilidade é entender o impacto das atividades no conjunto. O profissional em T conhece a importância do seu trabalho tanto para a empresa como para as funções de outras pessoas.

Mesmo quando realiza uma tarefa específica, ele tem sempre em mente questões importantes para o conjunto, por exemplo:

  • Como o trabalho vai influenciar os custos? 
  • As necessidades do cliente serão atendidas?
  • Como as ações vão impactar as próximas etapas?
  • Como trazer melhorias para o negócio?

Podemos dizer que a carreira em T ajuda a desenvolver a visão sistêmica. São profissionais com mais conhecimento para entender o papel que cada função desempenha nos projetos e processos, enxergando como cada uma delas influencia a outra e os resultados do negócio.

Ter diferenciais no currículo

A carreira em T contribui com diferenciais no currículo profissional. Os gestores podem, junto aos conhecimentos gerais, dar sua contribuição em questões especializadas.

Igualmente, os perfis técnicos vão entender melhor seus papéis dentro do projeto ou departamento como um todo. E esses atributos podem ser determinantes para uma contratação ou promoção, em comparação com outros perfis.

Continuar o crescimento em altos cargos

O modelo proposto também ajuda profissionais estabelecidos a crescerem ainda mais. Aquele que já alcançou um nível de excelência como gestor ou especialista tem um novo campo para desenvolver competências, complementando suas competências.

Lembre-se de avaliar se o perfil aumentará a sua empregabilidade, considerando as particularidades da sua área. O desenvolvimento de carreira passa por aprender soft e hard skills. Porém, a escolha de quais habilidades técnicas ou comportamentais vamos desenvolver pode variar conforme as necessidades das profissões em cada momento.

O profissional T-shaped tem grande espaço na área da tecnologia. Nela, é importante que todos estejam na mesma página sobre os objetivos gerais do projeto, necessidades do usuário, resultados financeiros, conexão entre as atividades etc., mas também que cada um possa dar a sua contribuição específica com uma especialidade.

Sendo assim, a carreira em T será um ótimo modelo para você buscar capacitações e construir diferenciais no currículo. É uma forma de crescer na área da tecnologia, colhendo benefícios como melhores salários e oportunidades profissionais.

Se você se identificou com o perfil em T, confira também o artigo com 9 opções de cursos de tecnologia e escolha a formação ideal para essa carreira!

Avalie este post

Comentários

Comentários