Com a atual situação econômica brasileira, a pressão sobre o setor financeiro das empresas só aumenta. É preciso adaptar-se ao mercado e, com isso, o trabalho do profissional de contabilidade passa a ser ainda mais requisitado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber mais sobre o mercado de contabilidade, as atribuições de quem trabalha na área, as perspectivas e os cenários da carreira.

Confira!

Como é o mercado de contabilidade?

Cada vez mais, a contabilidade ganha espaço no mercado. Isso porque as organizações  carecem de dados precisos sobre a sua saúde financeira para a tomada de decisão. Em tempos de crise econômica, as empresas estão buscando alinhar suas estratégias de negócios com a contabilidade.

De acordo com a pesquisa realizada pela Robert Half, líder mundial em recrutamento e seleção, a pressão sobre os profissionais de finanças aumentou. O controle dos custos e gastos, o processamento de dados financeiros e as análises da área devem ser cada vez mais criteriosos.

O mercado está mais desafiador e exige atualização para acompanhar as mudanças. Além disso, busca-se um novo perfil de profissional contábil, que deixa o papel operacional para ocupar uma função estratégica.

O que faz um profissional da área?

O contador é responsável por controlar a movimentação financeira das empresas: ele verifica se os impostos e taxas foram devidamente quitados de acordo com as normas vigentes, além de controlar quanto o empreendimento arrecadou e gastou, calculando também o lucro do negócio.

cta2-contabeis

Um profissional contábil pode atuar em diversas áreas do ramo, como contabilidade gerencial, auditoria, controle e perícia, ensino e consultoria. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Contabilidade Gerencial: união de técnicas e procedimentos contábeis para fornecer informações úteis e importantes para a tomada de decisão na empresa. Com os dados reunidos e analisados, é possível sugerir mudanças em processos e estratégias de tributação para o negócio, por exemplo;
  • Auditoria Contábil: fiscalização das contas da empresa, examinando documentos, registros e livros contábeis para analisar a situação financeira do negócio. Com a auditoria, é possível identificar erros, fraudes e irregularidades, além de legitimar a precisão dos documentos e registros contábeis;
  • Controle e Perícia: coordenação das operações fiscais e financeiras de instituições públicas e privadas. A Perícia Contábil é desempenhada por um profissional altamente especializado. Ele é responsável pela identificação de fraudes, desvios e má utilização dos recursos da empresa;
  • Ensino: dar aulas e treinamentos a colaboradores de empresas de contabilidade, assim como ensinar em cursos técnicos e faculdades;
  • Consultoria: aconselhamento de empresas sobre o melhor modo de administrar os recursos financeiros. O profissional pode atuar em atividades que envolvem o governo, ONGs e empresas privadas.

Quais os desafios do mercado de contabilidade?

O atual cenário do mercado exige profissionais altamente qualificados, com conhecimentos contábeis e de negócio. Veja só os desafios:

Análise de dados contábeis

Com a evolução da tecnologia, a inteligência humana será, cada vez mais, o grande diferencial na contabilidade. Isso porque a análise de dados é um desafio: os dados contábeis brutos só aumentam e é preciso transformá-los em informação estruturada para a tomada de decisão.

Esse volume de dados que a informatização dos procedimentos contábeis proporcionou exige do profissional competências e habilidades de análise e interpretação para que possa fornecer informações valiosas para a empresa.

Carência de mão de obra especializada

Ainda segundo a pesquisa da Robert Half, a falta de mão de obra especializada é um dos desafios enfrentados pela área. Isso acontece porque:

  • não há profissionais qualificados para áreas contábil e fiscal, tesouraria e planejamento financeiro;
  • a demanda por contabilistas é maior que a oferta;
  • há escassez de especialistas na área;
  • os profissionais não têm habilidades de negociação.

Com essa carência, as empresas podem não alcançar as metas estipuladas e os profissionais qualificados já empregados podem ficar sobrecarregados com as atividades e responsabilidades.

A busca por novas habilidades é essencial para um profissional de contabilidade

Desenvolvimento de novas competências

Diante deste quadro de mudanças e informatização, o contador precisa desenvolver habilidades e competências fundamentais para o mercado de trabalho. Confira algumas delas:

  • conhecer e compreender de forma global as correntes econômicas, políticas, sociais e culturais;
  • ter excelente conhecimento do seu mercado de atuação;
  • conhecer o processo operacional da empresa e de organizações da mesma área;
  • dominar as diretrizes e princípios contábeis;
  • ser capacitado para o desenvolvimento, análise e implementação de sistemas contábeis;
  • ser capaz de analisar dados e interpretar informações para auxiliar na tomada de decisão;
  • expressar-se claramente, defendendo sua visão e posicionando-se de modo seguro e confiante diante de profissionais de diferentes níveis hierárquicos;
  • escutar e compreender posicionamentos opostos;
  • usar a criatividade para solucionar problemas;
  • saber trabalhar sob pressão;
  • ser capaz de julgar e identificar prioridades;
  • trabalhar em equipe, sabendo gerenciar pessoas, delegar atividades e solucionar conflitos.

Surgimento de novos cenários e carreiras

Novos cenários de atuação e carreiras estão surgindo com o desenvolvimento de tecnologias, legislações, automatização dos procedimentos contábeis e mudanças sociais. A Contabilidade Ecológica e Investigação Contábil são bons exemplos:

  • Contabilidade Ecológica: visa responder sobre a atuação das organizações no meio ambiente. As obrigações de responsabilidade social e ambiental da empresa são tratadas de modo transparente.
  • Investigação Contábil: visa a adoção de uma postura de prevenção de fraudes dentro das empresas. As investigações são realizadas pela organização para evitar riscos e penalidades ao negócio.

O profissional começa a ser visto como um parceiro da empresa em vez de mais um funcionário. Tarefas não tradicionais para contadores, como planejamento estratégico e análise de performance financeira, estão entrando no cotidiano do contabilista. Empresas que adotam essa visão costumam ter bons resultados na tomada de decisão.

Além disso, é preciso que o profissional desempenhe suas atividades no departamento em que opera, deixando de trabalhar na “sala da contabilidade”. Assim, é possível conhecer a fundo os processos internos e o cotidiano do departamento — o que ajudará na análise de dados e decisões.

Capacitação do profissional contábil

Com o surgimento de novos cenários, carreiras e avanços tecnológicos, um outro desafio da contabilidade é a capacitação dos profissionais. Isso porque as mudanças acontecem rapidamente e é preciso assegurar que os atuais e futuros contabilistas desenvolvam as habilidades exigidas pela área.

Para isso, é necessário aprimorar as práticas de ensino e implementar meios de avaliação contínua dos cursos do ramo. Assim, será possível verificar se estão acompanhando as mudanças e adaptando-se às novidades do mercado.

Como você pôde perceber, os desafios da área estão intimamente ligados ao capital humano — a contabilidade vai muito além dos números. Portanto, invista em atualização constante e no desenvolvimento de habilidades de negócios.

Agora que você já sabe quais são os desafios do mercado de contabilidade, que tal conhecer em detalhes o curso de Ciências Contábeis?

cta1-contabeis

Avalie este post

Comentários

Comentários