Definir apenas uma área de atuação do engenheiro de software é uma tarefa impossível. Sabe por quê?

Quando formado, esse profissional pode executar diversos tipos de trabalho, desde a produção até o gerenciamento de softwares e sistemas.

Se você pretende cursar uma faculdade e se tornar um engenheiro, saiba desde já que você terá diversas áreas para atuar.

A seguir, vamos explicar o que é a Engenharia de Software e apresentar as principais áreas de atuação desses profissionais. Confira!

área de atuação do engenheiro de software - cta1

Afinal, o que é Engenharia de Software?

A Engenharia de Software é uma área totalmente voltada ao desenvolvimento, manutenção e criação de sistemas.

Para isso, os engenheiros utilizam a tecnologia e seus conhecimentos para criar programas e aplicativos de diversas plataformas.

O cientista Friedrich Ludwig Bauer já dizia que “Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais”.

Todo estudante de Engenharia de Software aprende 3 princípios na faculdade:

• organização, para conseguir receber as demandas e finalizá-las dentro do prazo;
  • qualidade, para entregar os melhores softwares aos clientes;
  • produtividade, para se diferenciar da concorrência e não descansar até chegar no fim dos projetos.

O crescimento do mercado de softwares

O Brasil é um dos países que apresentam um dos maiores crescimentos no mercado de softwares do mundo.

Para você ter ideia, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o Brasil é o sétimo maior mercado de softwares no mundo.

Isso significa que os engenheiros de software estão cada vez com mais oportunidades de emprego para desenvolver suas técnicas.

Além dessas oportunidades, é interessante você saber que um engenheiro, quando formado, tem um salário médio de R$ 4.800,00.

Estamos falando da média, pois um engenheiro de software em uma grande empresa, como o Google, chega a receber cerca de R$ 18.000,00.

Então, se você gosta de tecnologia e está disposto a crescer com a área, saiba que este é o momento.

Quais tipos de trabalho um engenheiro de software pode executar?

Como falamos no início do conteúdo, não existe apenas uma área de atuação do engenheiro de software.

Portanto, separamos as principais e explicaremos cada uma delas para você:

Desenvolver softwares e aplicativos

A área mais procurada pelos engenheiros de softwares é a de desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Nela, os engenheiros podem criar jogos, plataformas digitais, sistemas de bancos, sistemas de empresas privadas, entre outros.

Costumamos dizer que essa é uma área bastante desafiadora, mas recompensadora, ao ver o resultado final do trabalho.

Portanto, se você tem interesse pela parte de definição de ideias e criação, essa pode ser a escolha ideal.

Área de atuação do Engenheiro de Software: gestão de projetos

Gerenciar projetos

Você é aquela pessoa que costuma estar sempre atenta aos detalhes e gosta de gerenciar pessoas e projetos?

Então, esta é a área de atuação do engenheiro de software ideal para você.

Exercendo as funções desse ramo, você fará toda a parte de gerenciamento dos projetos e softwares.

É indispensável que você tenha um perfil de gestor, bastante atenção e foco para gerenciar os projetos da melhor maneira.

Definir a arquitetura dos produtos

Além do desenvolvimento e gerenciamento, um engenheiro de software pode trabalhar com a arquitetura dos produtos.

Nessa área de atuação, o engenheiro fica responsável por toda a parte de design estrutural dos softwares.

Isso significa que ele deve organizar as interfaces, cuidar de todos os detalhes visuais e operacionais do sistema e avaliar a qualidade do design.

Então, se você tem interesse pela parte visual dos sistemas e softwares, saiba que essa é a área ideal.

Realizar testes unitários e funcionais

Os testes são indispensáveis na Engenharia de Software, seja durante ou depois da produção.

O engenheiro que trabalha nessa área fica responsável pela qualidade e eficiência do produto entregue ao cliente.

É ele que faz a análise dos sistemas e verifica se há bugs e erros que podem prejudicar o seu desempenho.

É importante lembrar que, para trabalhar nessa área, é necessário ter bastante determinação e foco para não desistir no primeiro problema que aparecer.

Acredite, um software, por mais que seja planejado pelos melhores profissionais, tem grandes chances de ter erros.

Então, saiba que essa é uma área bem requisitada no mercado de trabalho e oferece bons salários aos engenheiros.

Quais matérias fazem parte do curso de Engenharia de Software?

Normalmente, o curso de Engenharia de Software tem duração de 4 anos e conta com diversas matérias para especialização.

Algumas delas são:

• Fundamentos e arquitetura de computadores;
  • Estrutura de dados;
  • Análise e projeto orientado a objetos;
  • Qualidade de software;
  • Gerenciamento de software;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de projetos.

Qual a melhor faculdade para cursar Engenharia de Software?

Muitas faculdades oferecem o curso de Engenharia de Software no Brasil, mas você precisa ser criterioso na escolha.

O ideal é analisar as universidades e escolher aquela que conta com os melhores professores do mercado.

A Unicesumar pode ser a ideal para você!

Nela, além dos melhores professores, você terá um curso de Engenharia de Software completo, que te capacitará para qualquer área de atuação do engenheiro de software.

Gostou da ideia? Então clique aqui e saiba mais informações sobre a universidade e o curso.

área de atuação do engenheiro de software - cta2

Avalie este post