A produção agrícola do Brasil é uma das maiores do mundo, fazendo do setor agro um dos mais promissores para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena entender quanto custa o curso de Agronomia, além de descobrir um pouco mais sobre as peculiaridades dessa formação.

Ao conhecer quais são os custos e benefícios envolvidos com essa escolha, é possível se preparar adequadamente e decidir de maneira mais orientada. Se você está pensando em seguir carreira na agronomia, continue a leitura e descubra quais são as vantagens de ingressar em um mercado em pleno crescimento.

O que é o curso de Agronomia?

O curso de Bacharelado em Agronomia permite que você atue em diversas atividades agrícolas e agropecuárias. Ele foi desenvolvido para os alunos desenvolverem habilidades técnicas com foco na gestão eficiente da mão de obra, dos recursos naturais, matérias-primas e ferramentas disponíveis para a produção de alimentos e a criação de animais. 

Durante os anos de graduação, você deve aprender sobre biologia, química, física, genética, estatística, gestão rural, manejo do solo, nutrição de plantas, fitopatologia, melhoramento genético, produção animal entre outras áreas do saber que impactam seu desempenho profissional. 

Além do conhecimento teórico, também são desenvolvidas habilidades práticas como o manejo de máquinas e equipamentos agrícolas, o uso de tecnologia de agricultura de precisão e a análise e interpretação de dados no contexto agropecuário.

Como funciona o curso de Agronomia EAD?

Vale a pena entender também como funciona e quais são as principais características desse curso. Pensando em te ajudar, separamos várias informações relevantes sobre o curso de Agronomia que vão oferecer dados importantes para você fazer a sua escolha. Confira mais, a seguir!

Duração do curso

Entender quanto tempo dura um curso é um dos aspectos relevantes que devem ser considerados na sua escolha. Nesse sentido, o curso de Agronomia EAD tem duração de 5 anos.

Porém, você pode encontrar estágios na área para aprofundar os seus conhecimentos e começar a colocar em prática toda a teoria vista durante as aulas. Com o suporte dos professores de uma boa instituição, como a EAD UniCesumar, você tem ainda a chance de melhorar o seu networking e ter acesso a diversas oportunidades.

Grade curricular

Além de conhecer a duração do curso, saber quais são as principais disciplinas também é um fator que impacta na hora de selecionar um bom curso. Isso porque, ao avaliar a grade curricular, você consegue compreender se a graduação faz sentido em relação às suas preferências.

No curso de Agronomia de EAD UniCesumar, por exemplo, as matérias estão divididas em 20 módulos que vão oferecer todos os conhecimentos essenciais para você desempenhar a profissão, como:

  • Gestão Ambiental, Direito Civil, Ambiental, Agrário e Legislação Tributária;
  • Gestão, Planejamento Rural e Agroindústria;
  • Comercialização de Produtos Agroindustriais e Produção do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção;
  • Desenho Técnico e Construções Rurais, Introdução à Agronomia e Sociologia;
  • Biologia Vegetal e Mentalidade Criativa e Empreendedora;
  • Cálculo e Física para Agronomia, Edafologia e Geomorfologia;
  • Zoologia e Entomologia Agrícola, Estudo Contemporâneo e Transversal: Inovação e Pensamento Criativo, Química Geral e Orgânica.

Essas são apenas algumas das áreas de conhecimento que você vai conseguir aprofundar os seus conhecimentos.

Quanto custa o curso de Agronomia

O custo médio do curso de Agronomia pode variar conforme a qualidade da Instituição escolhida por você. Segundo o site Vestibulares, a faculdade de agronomia tem mensalidade em torno de R$ 765,00.

Vale ressaltar a importância de buscar por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que prezam pela qualidade do ensino, como é o caso da EAD UniCesumar. Esse cuidado garantirá uma ótima formação para você se destacar no mercado de trabalho.

Perfil do aluno

O aluno de Agronomia deve gostar de atividades relacionadas ao meio agrícola, pois suas atividades e possibilidades de atuação têm grandes chances de serem relacionadas a esse setor tão importante para a economia.

Além disso, é preciso ser proativo, gostar de trabalhar com a tecnologia, já que o segmento vem se desenvolvendo e aplicando cada vez mais inovações, além de ter curiosidade para aprender. A partir dessas características, já é possível ter uma ótima formação e desempenhar bem o trabalho.

Como é o mercado para esse profissional?

Agora que você já conhece as principais características do curso de Agronomia EAD, que tal descobrir como é o mercado de trabalho para quem faz essa graduação? Pensando em te ajudar com isso, apresentamos algumas informações relevantes. Confira!

Entenda as áreas de atuação

Existem diversas oportunidades de trabalho para quem se especializa e faz esse curso. Por exemplo, um agrônomo pode trabalhar na cadeia de produção agrícola, além de fazer consultorias técnicas.

Também pode fazer o manejo de rebanhos, desempenhar suas funções na produção de alimentos e ainda tem espaço em órgãos do governo. Por isso, escolher essa profissão pode ser uma ótima alternativa.

Confira a média salarial

Outro grande atrativo de escolher esse curso é a média salarial que pode-se obter. Segundo dados do Indeed, os profissionais do setor da agronomia no Brasil recebem cerca de R$ 3.308,00 por mês. Com especializações, esse valor pode ser ainda maior. 

Por que escolher esse curso?

Escolher essa carreira permite que você ingresse em um mercado que está em pleno crescimento. Dados do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas demonstram que apenas em 2023 a expectativa é de 8% de crescimento. Além disso, tal formação contribui para o aumento da segurança alimentar da população, visto que esse trabalho é essencial para a otimização dos processos de produção agrícola.

O trabalho de agrônomos também contribui para o desenvolvimento sustentável, especialmente quanto ao manejo correto do solo, a conservação dos recursos hídricos e a adoção de técnicas com baixo impacto ambiental.

Por fim, você também tem acesso a uma ampla variedade de oportunidades em sua carreira. Com a amplitude desse mercado, é possível trabalhar em empresas agropecuárias, propriedades rurais, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, consultorias agrícolas, indústria de alimentos, entre outros setores relacionados. Desse modo, pode-se escolher um nicho específico para trabalhar com aquilo que você mais gosta no curso, combinando seus interesses e habilidades. 

Viu como é importante entender quanto custa o curso de agronomia e as demais informações sobre essa opção de carreira? Além de contribuir para a produção de alimentos no Brasil, você também pode encontrar excelentes oportunidades, seja por meio de uma atuação como profissional independente ou por meio de um vínculo de trabalho com grandes fazendas e cooperativas.

Que tal estudar em um curso em que 80% dos professores são mestres ou doutores? Então faça sua inscrição no curso de Bacharelado em Agronomia e venha para a UniCesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários