O que se estuda no curso de Engenharia Civil EAD?

O setor de construção civil é um dos mais importantes da economia. Para 2019, a expectativa é de retomada para esse segmento, que deve crescer 2%. Esse é um excelente indicador para quem deseja seguir no ramo. Portanto, cursar Engenharia Civil EAD pode ser a melhor alternativa.

Quem se forma nessa graduação tem a chance de lidar com diversas necessidades da sociedade. Considerando que a exigência de engenheiros pode chegar a mais 150 mil profissionais no Brasil, trata-se de uma oportunidade e tanto!

Mas, afinal, como é o curso? Para tirar essa dúvida, continue a leitura e saiba o que se estuda no curso de Engenharia Civil EAD.

Engenharia Civil EAD - cta2

 

 

O que faz um engenheiro civil?

A área de Engenharia Civil tem a ver com o projeto, o planejamento, o acompanhamento e a gestão de obras e ações ligadas a estruturas. Ou seja, o engenheiro civil é quem estabelece os cálculos das estruturas e define suas características.

No entanto, ele também é responsável por administrar e acompanhar as obras, como ao gerenciar os setores e garantir a qualidade construtiva.

Mais que apenas estar ligado a prédios, ele cuida da construção de rodovias, viadutos, barragens e assim por diante.

Outra abordagem tem a ver com a análise ambiental, avaliação de estruturas e elaboração de laudos. Afinal, ele é o profissional capacitado para conhecer quais são as qualidades das estruturas e quais são as suas necessidades.

O que se estuda na graduação de Engenharia Civil EAD?

Para formar um profissional completo, o curso inclui disciplinas essenciais para uma atuação segura e de qualidade. Ao conhecer a matriz curricular, fica mais fácil entender quais são as maiores necessidades.

A seguir, descubra quais são as principais disciplinas de Engenharia Civil EAD e conheça as suas abordagens!

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como os números fazem parte da vida do engenheiro civil, uma das primeiras disciplinas tem a ver com a Geometria Analítica, que traz as bases do cálculo. A área de Álgebra Linear também é importante e tem a ver com relações e abordagens matemáticas. Com essa matéria, você consegue construir as fundações para um estudo completo com números, sem dificuldades.

Cálculo Diferencial e Integral I e II

Em seguida, há o foco nas cadeiras de Cálculo. Elas envolvem conceitos como derivadas, integrais, vetores e gráficos. Tudo isso é importante para que o engenheiro saiba resolver equações e, principalmente, interpretar dados fundamentais para o projeto.

Física Geral e Experimental I e II

A Física está em tudo o que fazemos — inclusive, nas diversas construções. Para estudar os fenômenos, conhecer as leis e saber calcular necessidades, o engenheiro estuda as áreas da Física. Na abordagem experimental, ele pode ver como tudo funciona, na prática.

Desenho Técnico

Para desenvolver um bom projeto, é preciso ter planejamento visual. Essa matéria permite que o estudante aprenda conceitos como vistas, padronização de escalas e apresentações de planta. No final, ele se torna especialista em ler e compor esses desenhos.

Ciências dos Materiais

Tudo o que é usado em uma construção — do concreto aos itens de acabamento — tem características específicas. Essa matéria visa apresentar como cada componente se comporta, quais são as suas necessidades e melhores indicações.

Mecânica e Resistência dos Materiais

Para garantir a estabilidade das estruturas, é essencial entender questões como forças que agem sobre elas e qual é o limite suportado por componentes. A área permite conhecer essas características, de modo que o projeto seja adequado.

Programação e Cálculo Numérico

Os engenheiros civis, cada vez mais, precisam se envolver com a tecnologia. Por causa disso, uma das disciplinas de Engenharia Civil EAD inclui a programação de computadores e o cálculo numérico. Assim, o estudante consegue compreender como usar os recursos digitais a seu favor.

Teoria das Estruturas I e II

Entender como funciona uma estrutura, quais são os seus pontos de atenção e o que indica uma falha são apenas algumas das responsabilidades do engenheiro. A Teoria de Estruturas aborda esses e muitos outros pontos, de modo que nada fique de fora sobre o “corpo” de qualquer construção.

Topografia

Um relevo ou um acidente geográfico impacta como uma construção deve ser feita. Pensando nisso, a disciplina de Topografia busca estudar esses elementos, instrumentos utilizados e métodos de realização do levantamento topográfico.

Engenharia Civil EAD - topografia

Geologia e Mecânica dos Solos

Tudo que é construído é posicionado no solo, certo? A composição faz com que um local arenoso seja diferente de um ambiente seco, por exemplo.

Por isso, os estudantes se envolvem com essa matéria, de modo a entender qual é a influência de cada solo. Também compreendem as medidas que devem ser tomadas.

Estruturas de Concreto I e II

Para garantir a estabilidade e os bons resultados, o concreto é um material bastante utilizado. Devido à sua popularidade, o estudo das estruturas de concreto é muito importante para um graduando da área. Assim, ele tem a capacidade de se preparar corretamente.

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

Como visto, um engenheiro civil não lida apenas com cálculos e projetos. Ele também se envolve com outros profissionais, então a gestão de pessoal e de equipes é um conhecimento fundamental.

Além dessas disciplinas, outras estão presentes ao longo dos 10 semestres. Veja quais são as principais:

  • Empreendedorismo;
  • Engenharia Econômica;
  • Comunicação Empresarial e Negociação;
  • Química Geral, Inorgânica e Experimental;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Projeto Arquitetônico;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Formação Sociocultural e Ética;
  • Fundações e Obras de Terra
  • Hidráulica;
  • Hidrologia e Drenagem Urbana;
  • Saneamento Básico;
  • Estrutura de Aço e Madeira
  • Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos;
  • Pontes e Estruturas Especiais.
  • Estradas e Rodovias
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho;
  • Manutenção e Patologia das Edificações, entre outros pontos.

Além dessas disciplinas, há a necessidade de realizar estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso. Ambas as abordagens buscam a aplicação prática dos conceitos estudados, o que ajuda na formação do profissional.

O que muda com a modalidade a distância?

Para quem faz Engenharia Civil EAD, não existe nenhuma diferença no que é estudado. Essa grade se estende a quem faz um curso presencial, já que todos os conhecimentos estão ligados à execução da profissão.

A única distinção é o modo de estudo. Quem opta pela modalidade a distância pode escolher os horários e os locais onde aprender. Isso traz versatilidade, ao mesmo tempo em que a matriz garante todos os conhecimentos necessários.

O curso de Engenharia Civil EAD traz uma abordagem ampla sobre estruturas, projetos e processos. Com a escolha do centro universitário adequado, você tem a chance de ser um profissional completo e disputado pelo mercado.

Quer obter a melhor formação com total conveniência? Conheça o curso de Engenharia Civil da Unicesumar EAD e veja os benefícios dessa opção!

 

Engenharia Civil EAD - cta1

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você