Quem busca aperfeiçoar o currículo, para dar um impulso na carreira, tende a encontrar na Engenharia um caminho de boa remuneração e desafios interessantes. Contudo, encaixar o curso em nossa disponibilidade de horários nem sempre é fácil. A boa notícia é que a tecnologia, hoje, permite fazer isso sem sair de casa. Ainda assim, é natural se deparar com dúvidas em relação a como funciona Engenharia EAD.

A EAD Unicesumar é referência no assunto e conta com uma série de cursos de alto nível para quem precisa de mais flexibilidade nos horários e não abre mão da qualidade. Neste post, você vai aprender quais as opções de Graduação em Engenharia, como eles funcionam na modalidade EAD e quais os benefícios que oferecem. Então, vamos lá!

Quais são os cursos de Engenharia ofertados pela EAD Unicesumar?

Tendo em mente a diversidade das demandas da população brasileira, a EAD Unicesumar oferece cursos de Graduação e Pós-Graduação nas mais variadas áreas — estamos falando da melhor EAD do Brasil, segundo o próprio MEC. Vale destacar que não há qualquer diferença de conteúdo em relação aos cursos presenciais.

Então, veja a seguir quais são as opções para quem deseja cursar engenharia EAD.

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil EAD forma os profissionais responsáveis por atividades de projeto, planejamento, gestão e monitoramento de obras, dentre outros processos relacionados a estruturas. Além de desenvolver as questões técnicas essenciais, são trabalhadas habilidades mais amplas para quem deseja ter sucesso no mercado de hoje, como empreendedorismo, segurança do trabalho e comunicação empresarial.

Tenha em mente que estamos falando de um setores que mais movimentam a economia brasileira, o que significa boas perspectivas de ingresso rápido no mercado.

Engenharia Elétrica

O foco principal do engenheiro eletricista é a elaboração, execução e orientação de projetos de geração, distribuição e transmissão de energia. Além disso, o curso aborda questões de cunho empresarial, social e administrativo; são trabalhados também temas relevantes de ética e empreendedorismo. Isso faz da Engenharia Elétrica uma opção interessante para quem deseja trabalhar com tecnologias digitais.

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é uma área essencial para a indústria e diversos outros setores do mercado, pois forma os profissionais responsáveis por gerenciar, de forma ampla, o funcionamento de máquinas e equipamentos. Grosso modo, o engenheiro mecânico projeta, desenvolve, constrói e conserva esses itens.

Engenharia Mecatrônica

Que tal somarmos as atribuições das duas áreas acima? Pois é aproximadamente isso que um curso de Engenharia Mecatrônica promove. Também conhecida como Engenharia de Controle e Automação, essa área forma profissionais que dominam conhecimentos de elétrica, mecânica, eletrônica e computação.

O trabalho costuma envolver o controle de processos, modelagens, softwares e estratégias em geral. Se você tem afinidade com Matemática, Física e Lógica, essa área pode ser extremamente satisfatória.

Engenharia de Produção

Empresas dependem profundamente da otimização de processos para crescerem de forma sustentável. A Engenharia de Produção forma os profissionais que colaboram para isso. O objetivo é aumentar a produtividade e reduzir custos dos processos nas organizações, tornando-as mais eficientes e competitivas no mercado.

Como funcionam esses cursos?

Agora que já fizemos um panorama geral das engenharias EAD Unicesumar, é hora de olhar mais de perto para algumas questões relacionadas à dinâmica dos cursos. Após este tópico, você saberá com detalhes o que esperar da sua jornada de estudos na graduação.

As engenharias são cursos híbridos — ou seja, que funcionam majoritariamente EAD, mas também contam com encontros presenciais. O objetivo é promover semanalmente uma aula prática presencial que desenvolva uma habilidade comportamental (soft skill), tire dúvidas ou aborde uma questão mais técnica, por exemplo.

Essa dinâmica é possível graças ao uso de uma metodologia ativa desenvolvida por um tutor especializado, cujo papel é facilitar os roteiros de aprendizado. As grades curriculares, como mencionamos, são as mesmas dos cursos presenciais. Afinal, quem dita esses requisitos são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Todos os cursos de Engenharia contam com carga horária de 4.660 horas, o que equivale a cinco anos.

Avaliações

As provas são realizadas presencialmente. Contudo, esse não é o único instrumento avaliativo. Ao longo das semanas, são propostas diversas atividades pensadas cuidadosamente para trabalhar as habilidades desenvolvidas durante as aulas.

É disponibilizado o MAPA, o Material de Avaliação Prático de Aprendizagem. Em outras palavras, cada estudante tem seu percurso de aplicabilidade do conhecimento, resolvendo problemas reais que estão relacionados ao conteúdo geral. A prova presencial é dissertativa e equivale a 50% da nota final.

Quais as vantagens de fazer Engenharia EAD?

Um dos grandes diferenciais da Engenharia EAD é que os cursos reúnem o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e a acessibilidade das aulas online e o suporte valioso dos tutores no contato presencial. Isso permite otimizar o tempo de quem tem uma rotina de trabalho mais corrida e pouco tempo para se deslocar diariamente até a faculdade.

Outro ponto importante é o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A EAD Unicesumar oferece não apenas um quadro curricular rico em oportunidades de aprendizagem e um corpo de docentes altamente capacitado, mas toda informação necessária para guiar os alunos na sua jornada.

Na prática, isso significa que você rapidamente entende os caminhos a seguir e conta com as ferramentas à disposição para, em seguida, definir qual é a dinâmica de estudos que melhor se adequa à sua rotina. Você faz aulas na sua casa, no seu tempo, e tira proveito dos encontros presenciais para trabalhar em grupo, tirar dúvidas, trocar ideias e fazer networking.

Por fim, vale destacar que o custo é muito mais acessível e a EAD Unicesumar oferece uma série de alternativas para quem precisa de um incentivo para conseguir financiar a graduação. Além das bolsas de instituições como o CNPq e a CAPES, são realizados alguns programas — como os de Iniciação Científica — que oferecem auxílio financeiro ou descontos nas mensalidades.

Viu só como é possível fazer carreira nessa área e construir uma trajetória de sucesso no mercado? Agora que você já entende como funciona Engenharia EAD na Unicesumar, procure um curso com o qual você se identifique e vá em busca da realização desse sonho!

Se quer mais detalhes sobre os cursos de graduação, entre em contato com a EAD Unicesumar e fale com quem é referência no assunto!

Avalie este post

Comentários

Comentários