Você deseja começar um curso a distância, mas não sabe o que fazer para ter sucesso nessa jornada? Fique tranquilo; essa é uma dúvida comum — principalmente se é a sua primeira vez no mundo da educação a distância (EAD).

Foi pensando nisso que preparamos este guia completo! Continue lendo para mergulhar no mundo dos estudos online e conferir tudo o que você precisa saber para ter sucesso quando começar um curso a distância:

Vamos lá?

Como funciona a educação a distância

Se você acredita que a EAD é uma modalidade de ensino que surgiu nas últimas décadas, vai ficar surpreso. Afinal, o conceito de estudar à distância não é novo: tem quase 300 anos! O primeiro marco da EAD é datado de 1728 — século XVIII — com a oferta de um curso de taquigrafia por correios nos Estados Unidos.

Atualmente, a internet é o meio mais usado para o funcionamento da EAD. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) possibilitam que estudantes e professores realizem suas tarefas em horários e locais diferentes.

Na EAD, o professor e o aluno não precisam ocupar o mesmo espaço no mesmo horário para que a aula aconteça. Cada um acessa a plataforma de estudos a distância nos dias e horários mais convenientes.

Você pode morar em uma cidade pequena no interior, por exemplo, e ter aulas com professores que vivem na capital ou até mesmo em outro país.

Interessante, não é mesmo? Fique tranquilo que você vai saber mais sobre como funciona a educação a distância.

Agora, vamos mergulhar nas etapas e informações que vão lhe ajudar a começar um curso a distância e ter um bom desempenho!

cta6

Tipos de cursos oferecidos a distância

O primeiro passo para começar os estudos a distância é escolher o curso adequado aos seus objetivos. Você deseja fazer uma graduação, uma pós-graduação ou um curso livre? Hoje em dia, é possível encontrar todos esses tipos de cursos na modalidade EAD.

Para ajudar na sua escolha, veja como funciona cada uma delas:

Graduação

A graduação é um curso de nível superior voltado para pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Em outras palavras, é a famosa faculdade! Escolhendo esse tipo de curso, você pode optar por fazer uma graduação tecnológica, um bacharelado ou uma licenciatura.

O objetivo é formar profissionais para atuarem no mercado de trabalho com um conhecimento mais profundo da área escolhida, além de capacitá-los para realizar pesquisas e colaborar com o avanço do conhecimento do seu ramo.

Pós-graduação

A pós-graduação é a continuidade dos estudos de nível superior. Se essa é a opção ideal para você, a escolha é entre os dois tipos de curso: lato sensu e stricto sensu.

O primeiro é voltado para profissionais já graduados que desejam se especializar para atuar no mercado de trabalho. Os cursos lato sensu são os conhecidos MBA e especialização.

Já o segundo é voltado para os profissionais diplomados que preferem seguir carreira acadêmica, atuando como professor universitário ou pesquisador. Os cursos stricto sensu são os programas de mestrado e doutorado.

Cursos livres

Os cursos livres geralmente são voltados para qualificação profissional rápida. Eles têm base legal, duração variável e não requerem uma comprovação de escolaridade específica.

Alguns bons exemplos desse tipo de curso são os de idiomas, de aperfeiçoamento profissional e as certificações de empresas líderes de mercado.

Fatores para considerar antes de começar um curso a distância

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de cursos EAD, já pode avançar para a segunda fase: escolher a instituição de ensino ideal. Dá uma olhada para descobrir como fazer a escolha certa:

Confira a estrutura curricular

Antes de bater o martelo, verifique a estrutura curricular do curso. Isto é, as disciplinas que você vai estudar caso escolha a instituição. Isso é fundamental para assegurar que o curso segue uma área do seu interesse.

Por exemplo, o curso de Engenharia Mecatrônica de uma universidade pode priorizar a automação da manufatura em sua formação. Já outra instituição de ensino superior pode focar no desenvolvimento de produtos e sistemas mecatrônicos. Logo, é importante saber qual é o foco do curso para fazer a escolha certa.

Portanto, antes de escolher a instituição para começar um curso a distância, dê uma olhada na grade de disciplinas. Você vai saber o que vai estudar, por quanto tempo precisará se dedicar aos estudos e verificar se o curso é 100% online ou se precisará comparecer ao polo ou campus.

Visite o campus ou polo da instituição de ensino

Se você optar por um curso de nível superior, faça uma visita à unidade mais próxima da sua casa antes de se inscrever. Isso é essencial para conhecer os espaços e apoios oferecidos ao estudante e ter uma ideia do tempo de deslocamento.

“Deslocamento? Vou ter que ir a universidade?” Sim! Apesar de a maior parte do curso ser a distância, você precisará comparecer ao polo ou campus da instituição. Essa ida é necessária para a realização das avaliações que acontecem no semestre.

Além disso, alguns cursos também podem realizar encontros presenciais para aulas em laboratório, por exemplo. Saber quantas vezes sua presença é requisitada é importante para você poder se programar e não perder nenhuma avaliação e/ou encontro presencial.

Verifique se o curso é reconhecido pelo MEC

Antes de se matricular em um curso de nível superior a distância, você precisa verificar se a instituição e o curso são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Isso é indispensável para assegurar que você receba um diploma válido após o término dos estudos a distância.

Essa etapa é rápida e você pode fazer a qualquer momento, acessando o sistema e-MEC. Opte somente por curso e instituição de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação, combinado?  

O computador é uma ferramenta essencial para começar um curso a distância

Equipamentos e habilidades para estudar à distância

Pode respirar aliviado: você não precisa de supercomputadores e uma conexão ultraveloz para começar um curso a distância. Uma das vantagens do EAD é exatamente a possibilidade de estudar online com um computador e uma conexão à internet que você já deve ter em casa.

Dá uma olhada no que você precisa ter para garantir uma boa experiência e desempenho durante os estudos a distância:

Conhecimentos básicos de informática

Você deve saber operar o computador para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, assistir às aulas e fazer os trabalhos exigidos. Isto é, deve saber como acessar a internet, receber e enviar e-mails, baixar arquivos e usar editores de texto (Word, LibreOffice ou Google Docs).

Isso é importante porque muitos cursos disponibilizam materiais extras para serem baixados e lidos. Logo, sabendo o básico de informática, você vai conseguir aproveitar os estudos e fazer todas as atividades solicitadas.

Computador

Como dissemos, é possível ter uma boa experiência com os estudos a distância usando o computador que você já deve ter em casa. Logo, não precisa investir em uma supermáquina veloz de última geração. Apenas garanta um computador de mesa ou notebook com os requisitos mínimos exigidos pelo curso.

Internet banda larga

Para ter uma boa experiência de acesso, opte por assistir às aulas usando uma conexão à internet banda larga. Um plano básico de 5 MB, por exemplo, costuma dar conta do recado e permite acessar à plataforma para assistir às aulas sem problemas.

Disciplina para estudar diariamente

A disciplina é uma habilidade indispensável para ter sucesso com os estudos a distância. Afinal, você é o único responsável por garantir que vai estudar rotineiramente. Portanto, se ainda sofre para ser disciplinado, procure desenvolver essa habilidade antes de começar um curso a distância.

Persistência para ter um bom desempenho

Você já deve ter feito uma matéria na escola que achava difícil, não é mesmo? Se teve dificuldades para estudá-la e ter um bom aproveitamento, isso provavelmente aconteceu por falta de persistência. Não deixe isso acontecer novamente! Aprenda a ser persistente para estudar à distância.

A persistência é a amiga da disciplina e vai ajudar você a continuar estudando ao longo do curso. Quando você é determinado, continua agindo mesmo quando aparecem sentimentos negativos, como o medo de ser reprovado.

Organização para não perder prazos

Desenvolvendo as habilidades anteriores, você vai ter facilidade para organizar os estudos e não perder as datas importantes. No entanto, é preciso fazer outras tarefas também, como ler o calendário acadêmico antes de começar um curso a distância. Continue lendo este post que já já você vai ver mais dicas para saber como organizar e conciliar os estudos com a sua rotina.

Garantindo esses equipamentos e habilidades, você certamente vai ter sucesso ao estudar a distância. Mas atenção: não pare por aqui! Conhecer os recursos EAD antes de começar um curso a distância é fundamental para que os seus estudos sejam potencializados.

Continue lendo para saber mais sobre essas ferramentas.

cta4

Aproveitando os recursos do EAD

Dá uma olhada para ver o que você geralmente encontra em um curso EAD:

Plataforma

A plataforma de um curso a distância é o local onde você vai acessar as aulas, fazer as tarefas e interagir com professores e colegas de classe. Nesse ambiente online, todos os conteúdos são disponibilizados aos estudantes e permanecem disponíveis conforme o calendário acadêmico.

Logo, procure saber mais sobre a plataforma da instituição antes de começar um curso a distância. Essa ferramenta é essencial para que você tenha uma experiência tão boa ou melhor que o ensino presencial. Afinal, é onde você vai passar a maior parte do seu tempo.

“E por quanto tempo posso acessar esse ambiente online?” Em cursos de nível superior, você geralmente tem acesso às disciplinas 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o semestre vigente. Já em alguns cursos livres, você pode ter acesso vitalício ou limitado por alguns meses ou por um ano.

Fóruns

Os fóruns de discussão são o ponto de encontro para debater sobre os tópicos vistos durante as aulas online. Nesse espaço, você pode trocar ideia com professores e demais colegas de classe durante todo o curso.

É uma ferramenta importante porque você vai poder expor seus conhecimentos, contribuir para gerar mais conhecimento entre os demais estudantes e receber orientação de professores capacitados.

Geralmente os fóruns têm data de abertura e fechamento preestabelecidas no calendário acadêmico. Essa medida visa assegurar que os estudantes possam participar no período certo e tenham suas perguntas respondidas por colegas e professores.

Portanto, aproveite bastante esse espaço para tirar todas as dúvidas que surgirem e aprender bastante!

Tutor

O tutor é o profissional encarregado de engajar e motivar os estudantes do curso a distância. Ou seja, por transmitir o conteúdo de modo que conquiste a atenção do aluno e ajude a potencializar seu aprendizado.

Você sabia que, em cursos de nível superior a distância, você provavelmente lidará com mais de um tutor? Isso acontece porque a EAD requer uma equipe específica para gerir todo o processo.

Dá uma olhada para conhecer quais são os tipos de tutores que você pode encontrar no seu curso:

  • Professor autor: responsável pelo desenvolvimento do material didático;
  • Professor formador: ministra o conteúdo da matéria, vinculando teoria e prática;
  • Tutor mediador: encarregado de acompanhar os processos de ensino e aprendizagem do estudante e de dar feedback ao aluno;
  • Tutor operacional: atende às demandas operacionais/pedagógicas do estudante a distância;
  • Tutor presencial: atende o aluno presencialmente no polo de apoio ou campus da universidade, orientando-o quanto à metodologia e aplicação de prova.

Sempre que precisar, entre em contato com um desses profissionais para receber a melhor orientação para os seus estudos.

Polo

As unidades de apoio e atendimento de faculdades e universidades que oferecem cursos a distância são chamadas de polo. É uma extensão da instituição de ensino, onde você pode participar de encontros presenciais, fazer as avaliações exigidas, ser orientado por um tutor e usar laboratórios.

Por isso, é importante fazer uma visita ao polo mais próximo de você antes de começar um curso a distância. Quando bem estruturado, o polo faz a diferença na sua aprendizagem. Ter o apoio administrativo e pedagógico é essencial para você se poder dedicar ainda mais e ter um bom desempenho.

Como são feitas as avaliações

Existe uma ideia de que não existem avaliações nos cursos a distância. Isso é um mito! Independentemente do tipo de curso escolhido, você também será avaliado ao longo dos estudos.

“Mas como essas avaliações acontecem exatamente?” Depende do tipo de curso!

Em certificações gratuitas para profissionais, por exemplo, a avaliação costuma ser um teste online que dura cerca de 75 minutos. Já em cursos de nível superior, como a graduação e a pós-graduação, cerca de quatro tipos de avaliação são aplicadas por semestre.

Por isso, que é importante conhecê-las antes de começar um curso a distância! Sabendo quais são os formatos, você pode se preparar para conquistar a nota máxima.

Dê uma olhada nas principais formas de avaliar seu conhecimento em um curso a distância:  

Participação em fóruns de discussão

Em cursos de nível superior, a participação do aluno no fórum de cada disciplina é avaliada e gera pontos para compor a sua nota.

“Mas como isso acontece?” Geralmente, o professor faz uma pergunta sobre um tópico da matéria e o aluno deve respondê-la dentro do prazo. O professor avalia a resposta, dá um feedback ao aluno no próprio fórum e pontua sua participação.

Produção textual

Outra forma comum de avaliação é a produção textual do aluno — o professor ou a universidade pode exigir um trabalho específico.

Em cursos de graduação e pós-graduação, é comum que o aluno faça atividades como o fichamento de um artigo, a redação de um artigo acadêmico e o trabalho de conclusão de curso. Você deve redigir o material solicitado no prazo e enviá-lo ao professor pela plataforma, anexando o arquivo de texto.

Testes online

Avaliação mais comum que você encontra em cursos a distância. Elas podem ser feitas logo após as aulas para testar o que você conseguiu reter de informação ou ao final do curso. Nesta última opção, tudo o que foi visto ao longo dos estudos é avaliado.

É uma prática comum em certificações profissionais gratuitas fornecidas online por empresas líderes de mercado, assim como em cursos de nível superior.

Avaliação presencial

Dependendo do tipo de curso, você vai precisar fazer algumas avaliações presenciais. Ao fazer uma graduação ou pós-graduação a distância, por exemplo, provas no campus ou polo da universidade certamente fazem parte dos estudos.

Essas provas podem acontecer no meio e ao final do período para avaliar o seu conhecimento ou para você apresentar o trabalho de conclusão de curso.

A avaliação presencial é um requisito padrão desse tipo de curso. É uma exigência legal do Ministério da Educação que deve ser cumprida pela instituição e seus estudantes.

Adaptar os estudos à sua rotina é importante para começar um curso a distância de forma agradável

Como organizar e conciliar os estudos a distância com a rotina

A organização do aluno é crucial para começar um curso a distância. Isso acontece porque no EAD você tem mais flexibilidade para escolher os dias, os horários e os locais de estudos.

Essa liberdade exige muita disciplina e persistência para estudar. Afinal, você é o único responsável pelo seu comprometimento e desempenho. Se não estudar nos dias programados, certamente vai acumular conteúdo e pode se enrolar para conseguir dar conta do recado.

Não deixe isso acontecer com você! Dá uma olhada para ver o que você pode fazer para se organizar e aproveitar bastante o seu curso EAD:

Leia o calendário acadêmico antes de começar um curso a distância

Depois que você recebe os dados de acesso à plataforma, bate uma vontade grande de mergulhar nas aulas. A curiosidade domina, não é mesmo? Mas, antes de fazer isso, dedique um tempo para consultar o calendário acadêmico do semestre. Essa etapa, que às vezes é ignorada, faz a diferença na sua organização.

“Mas eu não posso ver isso depois, quando tiver uma folga?” Até pode, mas não é recomendado.

Alguns cursos, por exemplo, liberam todo o conteúdo do período de uma única vez. Outros, semanalmente. Lendo o calendário, você fica por dentro de todas as datas importantes e consegue se planejar para fazer todas as atividades no prazo. Isso é fundamental para evitar ser pego de surpresa no meio do curso e prejudicar seu desempenho.

Mantenha uma rotina de estudos

De acordo com a sua carga horária semanal, estabeleça uma rotina de estudos e a siga à risca. Isso é importante não apenas para evitar acúmulo de tarefas, mas para tornar a atividade de estudar à distância um hábito.

Manter uma rotina também vai ajudar a conciliar os estudos com as suas demais atividades e a acostumar sua família com essa novidade. Com um período certo para aulas, eles vão colaborar para que você não seja interrompido.  

Lembre-se de programar também momentos de revisão de conteúdo. Afinal, é revendo com frequência que você vai compreender melhor o que estuda e conseguir fixar as informações na sua memória. Logo, para cada hora de aula, planeje duas horas de estudos fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Tenha um local fixo para estudar à distância

Para ajudar a manter a rotina e a organizar os estudos, defina um local fixo para estudar antes de começar um curso a distância.

Se você optar por estudar em casa, por exemplo, prepare um cantinho de estudos em um cômodo tranquilo. Esse local vai funcionar como um gatilho para desenvolver o hábito de estudar rotineiramente. Sempre que você se sentar à mesa de estudos, seu cérebro vai saber que é hora de se concentrar e mergulhar nos conteúdos do curso.

Use aplicativos para organizar os estudos

Use aplicativos para potencializar e organizar seus estudos. Esses programas são uma “mão na roda” para manter você em dia com as atividades do curso.

Se possível, instale três tipos de apps em seu smartphone antes de começar um curso a distância. Um aplicativo que ajuda a organizar sua vida acadêmica, um que permite fazer e armazenar anotações facilmente e um que possibilita estudar usando flashcards. Acredite: esse trio é poderoso e faz a diferença quando bem usado!

Cuide da sua qualidade de vida

Como você pode notar, começar um curso a distância requer tempo e dedicação. Ao acumular matérias, por exemplo, você pode ficar estressado com o volume de informações que terá que colocar em dia. Como resultado, sua qualidade de vida provavelmente será afetada.

Portanto, seja organizado e disciplinado para ter um bom desempenho e qualidade de vida. Além disso, alimente-se de modo saudável, faça alongamentos se ficar muitas horas estudando, pratique exercícios físicos regularmente e recompense seus esforços.

Em relação às recompensas, estabeleça prêmios para as tarefas que finalizar com sucesso. Isso vai ajudar a manter a motivação em alta e a não se sentir sobrecarregado. E não se esqueça de incluir sua família na recompensa também! Afinal, eles vão ajudar nessa jornada deixando você estudar sem interrupções.

Conclusão

Viu como começar um curso a distância não é complicado como parece?

Basta apenas conhecer o mundo dos cursos online, usar as ferramentas adequadas e se dedicar todos os dias. Seguindo essas dicas, você certamente terá uma ótima experiência aprendendo online.  

Agora que você está mais do que pronto para iniciar essa jornada e aproveitá-la completamente, que tal conferir as opções de cursos de graduação a distância?

cta1

Comentários

Comentários