Estar bem consigo e com o próprio corpo é importante para muita gente. É exatamente essa tendência que faz com que o setor de estética corporal seja tão movimentado.

O brasileiro é um povo vaidoso e que se dedica ao bem-estar e à saúde. A prova é que, mesmo durante a pandemia, a procura por tratamentos estéticos cresceu bastante — cerca de 50%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todo esse movimento incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias.

Caso você queira ser um profissional do segmento, é preciso saber como ter mais sucesso na carreira. Para isso, veja as nossas 6 dicas e aproveite para tirar algumas dúvidas sobre esse setor!

Afinal, do que trata essa área?

O segmento de estética corporal envolve todos os cuidados com o corpo, a beleza e a aparência.

Os serviços e iniciativas são feitos por profissionais da área de saúde e estética e podem ter impactos definitivos (como as cirurgias plásticas realizadas por médicos) ou transitórios (feitos por esteticistas e outros profissionais do tipo).

Para entender melhor, vamos conferir quais são os procedimentos mais comuns:

  • cuidados com a pele;
  • terapias de spa;
  • procedimentos de perda de medidas;
  • desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • cuidados com cabelos e unhas.

É por isso que a área é incrivelmente abrangente, de modo que envolve tanto os tratamentos emagrecedores com criogenia quanto a depilação a laser, o design de sobrancelhas e assim por diante. Isso lhe dá a chance de lidar com diferentes demandas e perfis de público.

Quais são os desafios do setor?

Apesar de ser bastante promissora, a área apresenta alguns desafios bem particulares. Eles não são impossíveis de vencer — pelo contrário! —, mas exigem certo cuidado.

Para que trilhar um caminho de sucesso seja mais fácil, é bom que você os conheça desde já. Então, confira quais são os pontos que merecem a sua atenção!

Captação de novos clientes

Nessa função, uma das principais tarefas é encontrar e atrair os clientes. É necessário convencer as pessoas sobre a sua atividade e garantir que elas se sintam confiantes. Afinal, estamos falando de beleza e autoestima, certo?

Para driblar essa dificuldade, é necessário investir nas corretas ações de marketing e até pedir indicações para amigos, familiares e outros clientes satisfeitos.

Atendimento e fidelização

Conquistou um cliente? Ótimo! Agora é hora de vencer outra questão: o atendimento.

Para que as pessoas queiram retornar, é preciso caprichar em toda a experiência. A conversa é muito importante para esclarecer as possíveis dúvidas do cliente. Fazer com que a pessoa entenda os procedimentos que serão realizados também é necessário, pois cria uma relação de confiabilidade.

Tenha muita simpatia, jogo de cintura e paciência para conversar. Além disso, demonstre seus conhecimentos técnicos sem arrogância. Essas posturas possibilitam o estreitamento de laços com o cliente.

Acompanhar as novidades

É verdade que todo profissional, de qualquer segmento, deve se manter sempre atualizado. Com estética e beleza, não é diferente. Mas você sabia que esse é justamente um dos maiores desafios de quem atua nessa área?

Você terá que se manter por dentro de todas as tendências e novidades, tanto quanto ao visual como em relação a técnicas e procedimentos. Capriche para sempre oferecer o melhor para os clientes!

Estética corporal - tratamento

Como ter sucesso na área de estética corporal?

Quando o assunto é beleza, o Brasil tem destaque. O segmento brasileiro é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

Para você ter uma ideia, por ano, o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Então, é claro que esse setor é bastante promissor, e chegar ao sucesso não é tão difícil.

Porém, para começar com o pé direito e saber como se manter na monta, vale conferir as 6 dicas imperdíveis que separamos para quem quer mandar bem na área de estética corporal!

1. Tenha autoconfiança

Você já entendeu que a área de estética corporal é recheada de desafios, mas isso não é motivo para desanimar. Pelo contrário, saiba que é essencial trabalhar a sua autoconfiança.

Afinal, esse segmento não tem a ver apenas com beleza e cuidados pessoais. Você vai precisar ser autoconfiante para mostrar, em primeiro lugar, que tem a preparação certa para ajudar as pessoas a se sentirem mais bonitas.

Além disso, vai usar essa qualidade na hora de negociar com fornecedores, atrair clientes e fechar parcerias.

2. Só faça promessas que possa cumprir

Por se tratar de uma questão que mexe tanto com a vida das pessoas, você nunca deve prometer resultados impossíveis.

Por mais que a vontade seja conquistar o cliente de vez, não afirme que um tratamento vai oferecer a mesma aparência que a de outro indivíduo, por exemplo. Em vez de falar que um procedimento acaba com o problema, mostre como ele costuma amenizá-lo. Esse é o caminho!

Assim, você não cria expectativas falsas, que vão levar à frustração do cliente com seu trabalho, o que pode pegar mal no mercado. Então, reforçamos: mostre mudanças viáveis, mas sempre deixe claro que cada corpo reage diferente.

3. Ouça os clientes

Muitas vezes, a busca por um tratamento estético e corporal é apenas o reflexo de algo que acontece na vida da pessoa.

Talvez uma cliente vá se casar em breve ou queira resgatar a autoestima perdida. Todos os motivos são válidos, mas você só vai conhecê-los se tiver interesse em ouvir.

Como o relacionamento com clientes é essencial para o sucesso, nunca perca a oportunidade de conversar. Dar essa atenção especial permite explorar melhor cada um e ainda causa uma ótima impressão.

4. Posicione-se em um nicho de mercado

Com mais de 480 mil profissionais de estética corporal no Brasil, é indispensável saber como se destacar, concorda? Para ter sucesso nessa tarefa, talvez seja interessante criar um nicho ou se encaixar em uma área específica.

Você pode, por exemplo, atender apenas mulheres da terceira idade, jovens profissionais ou homens, com tratamentos diferenciados. Isso não deve limitar a sua atividade, e sim garantir uma especialização e foco no público certo. Desse modo, conseguirá atrair as pessoas e ganhar evidência.

5. Desenvolva habilidades essenciais

Primeiro, imagine que você tenha ou trabalhe em uma clínica de estética corporal; agora, coloque-se no lugar de seus clientes. Há muito mais chances de eles voltarem quando as pessoas são atenciosas e os tratam bem.

Para isso, existem habilidades que são muito bem-vindas. Algumas pessoas podem ter mais jeito com elas, mas, se esse não for o seu caso hoje, saiba que é possível desenvolvê-las ao longo da sua vida e trajetória profissional. Veja quais são!

Empatia

A empatia é o poder que nós temos de nos colocar no lugar do outro, sem fazer julgamentos prévios. Por exemplo, se uma pessoa se incomoda com a quantidade de celulite que tem, ter empatia é reconhecer aquele sentimento e oferecer dicas de cuidados e tratamentos, sem dizer “ah, você nem tem tanto assim”. Afinal, cada um sabe o que incomoda em si mesmo, concorda?

Para começar a desenvolver essa habilidade, que pode ajudar demais seu trabalho com estética corporal, o primeiro passo é tentar compreender a cabeça do outro, colocando-se no lugar dele. Vai fazer muita diferença em seu crescimento profissional!

Criatividade

Se você pretende ter uma clínica ou empreender em estética corporal, a criatividade será sua grande aliada. Trata-se de um mercado bem concorrido, o que significa que inovar mantém seu negócio mais competitivo. Mas como ter criatividade nos negócios?

Ler sobre empreendedorismo vai ajudar, assim como acompanhar o mercado de estética de perto, analisar como as franquias da área têm inovado, frequentar feiras do setor, ler conteúdos sobre o assunto, inclusive do mercado internacional… Tudo isso mune você de informações, tornando mais simples ser criativo no seu negócio.

Boa comunicação

É natural criar vínculos com seus pacientes de estética ou com fornecedores e colegas de trabalho — e a comunicação é um ponto fundamental para isso.

Desenvolver uma boa comunicação envolve escutar o que o outro tem a dizer e colocar seus argumentos de forma clara e de acordo com a pessoa com quem você está falando.

Exemplo: se você está conversando com alguém mais velho ou com alto nível hierárquico, seu vocabulário precisa se adaptar, tornando-se mais formal. Já ao conversar com pessoas jovens, você pode se aproximar da linguagem delas. Isso também tem a ver com empatia.

A comunicação deve ser eficiente tanto na linguagem falada quanto na escrita e ainda vai ajudar você a dar bons feedbacks para seus colegas.

Vontade de aprender

A estética corporal é uma área que não para de inovar, seja em tratamentos ou produtos. Por isso, aprender e se atualizar é imprescindível para que você se mantenha no mercado de trabalho com alta competitividade.

Leia muito, faça cursos e opte por uma graduação na área, que traz conhecimentos e habilidades que farão a diferença em sua trajetória. Tudo isso também permite que você faça um ótimo currículo.

6. Realize uma graduação na área

A princípio, não é preciso ter um diploma para trabalhar com estética corporal. Mas, com cada vez mais profissionais no mercado e um público informado e exigente com os resultados, a capacitação faz a diferença. Por isso, acredite: vale a pena fazer uma graduação na área.

Se tiver receio sobre os horários ou como alinhar os estudos com a rotina, não se preocupe, pois existe a modalidade EAD. Com a educação a distância, você assiste às aulas quando e onde quiser, sem deixar de aprender de forma intensa.

Na EAD UniCesumar, a graduação de Estética e Cosmética tem duração de dois anos e meio, o que faz com que você se insira no mercado de trabalho rapidinho. Além disso, a grade curricular é atualizada, deixando você ainda mais capacitado!

Estética corporal é mesmo um caminho promissor?

Ser um profissional de estética corporal bem-sucedido está mais perto do que você imagina. Com as dicas que demos aqui e os conhecimentos específicos ideais, a realização na carreira estará a poucos passos.

Como você viu, o Brasil é um país que tem muito espaço para esse setor; afinal, nossa população é preocupada com o bem-estar e a saúde, sempre em busca de novos tratamentos e produtos.

Para fazer todos os procedimentos da melhor maneira, confira a graduação em estética corporal da EAD UniCesumar!

cta2-estetica

Avalie este post

Comentários

Comentários