Estar bem consigo e com o pr√≥prio corpo √© importante para muita gente. √Č exatamente essa tend√™ncia que faz com que o setor de est√©tica corporal seja t√£o movimentado.

O brasileiro √© um povo vaidoso e que se dedica ao bem-estar e √† sa√ļde. A prova √© que, mesmo durante a pandemia, a procura por tratamentos est√©ticos cresceu bastante ‚ÄĒ cerca de 50%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todo esse movimento incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias.

Caso voc√™ queira ser um profissional do segmento, √© preciso saber como ter mais sucesso na carreira. Para isso, veja as nossas 6 dicas e aproveite para tirar algumas d√ļvidas sobre esse setor!

Afinal, do que trata essa √°rea?

O segmento de estética corporal envolve todos os cuidados com o corpo, a beleza e a aparência.

Os servi√ßos e iniciativas s√£o feitos por profissionais da √°rea de sa√ļde e est√©tica e podem ter impactos definitivos (como as cirurgias pl√°sticas realizadas por m√©dicos) ou transit√≥rios (feitos por esteticistas e outros profissionais do tipo).

Para entender melhor, vamos conferir quais s√£o os procedimentos mais comuns:

  • cuidados com a pele;
  • terapias de spa;
  • procedimentos de perda de medidas;
  • desenvolvimento de produtos cosm√©ticos;
  • cuidados com cabelos e unhas.

√Č por isso que a √°rea √© incrivelmente abrangente, de modo que envolve tanto os tratamentos emagrecedores com criogenia quanto a depila√ß√£o a laser, o design de sobrancelhas e assim por diante. Isso lhe d√° a chance de lidar com diferentes demandas e perfis de p√ļblico.

Quais s√£o os desafios do setor?

Apesar de ser bastante promissora, a √°rea apresenta alguns desafios bem particulares. Eles n√£o s√£o imposs√≠veis de vencer ‚ÄĒ pelo contr√°rio! ‚ÄĒ, mas exigem certo cuidado.

Para que trilhar um caminho de sucesso seja mais fácil, é bom que você os conheça desde já. Então, confira quais são os pontos que merecem a sua atenção!

Captação de novos clientes

Nessa fun√ß√£o, uma das principais tarefas √© encontrar e atrair os clientes. √Č necess√°rio convencer as pessoas sobre a sua atividade e garantir que elas se sintam confiantes. Afinal, estamos falando de beleza e autoestima, certo?

Para driblar essa dificuldade, √© necess√°rio investir nas corretas a√ß√Ķes de marketing e at√© pedir indica√ß√Ķes para amigos, familiares e outros clientes satisfeitos.

Atendimento e fidelização

Conquistou um cliente? √ďtimo! Agora √© hora de vencer outra quest√£o: o atendimento.

Para que as pessoas queiram retornar, √© preciso caprichar em toda a experi√™ncia. A conversa √© muito importante para esclarecer as poss√≠veis d√ļvidas do cliente. Fazer com que a pessoa entenda os procedimentos que ser√£o realizados tamb√©m √© necess√°rio, pois cria uma rela√ß√£o de confiabilidade.

Tenha muita simpatia, jogo de cintura e paci√™ncia para conversar. Al√©m disso, demonstre seus conhecimentos t√©cnicos sem arrog√Ęncia. Essas posturas possibilitam o estreitamento de la√ßos com o cliente.

Acompanhar as novidades

√Č verdade que todo profissional, de qualquer segmento, deve se manter sempre atualizado. Com est√©tica e beleza, n√£o √© diferente. Mas voc√™ sabia que esse √© justamente um dos maiores desafios de quem atua nessa √°rea?

Você terá que se manter por dentro de todas as tendências e novidades, tanto quanto ao visual como em relação a técnicas e procedimentos. Capriche para sempre oferecer o melhor para os clientes!

Estética corporal - tratamento

Como ter sucesso na área de estética corporal?

Quando o assunto é beleza, o Brasil tem destaque. O segmento brasileiro é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

Para você ter uma ideia, por ano, o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Então, é claro que esse setor é bastante promissor, e chegar ao sucesso não é tão difícil.

Porém, para começar com o pé direito e saber como se manter na monta, vale conferir as 6 dicas imperdíveis que separamos para quem quer mandar bem na área de estética corporal!

1. Tenha autoconfiança

Você já entendeu que a área de estética corporal é recheada de desafios, mas isso não é motivo para desanimar. Pelo contrário, saiba que é essencial trabalhar a sua autoconfiança.

Afinal, esse segmento não tem a ver apenas com beleza e cuidados pessoais. Você vai precisar ser autoconfiante para mostrar, em primeiro lugar, que tem a preparação certa para ajudar as pessoas a se sentirem mais bonitas.

Além disso, vai usar essa qualidade na hora de negociar com fornecedores, atrair clientes e fechar parcerias.

2. Só faça promessas que possa cumprir

Por se tratar de uma questão que mexe tanto com a vida das pessoas, você nunca deve prometer resultados impossíveis.

Por mais que a vontade seja conquistar o cliente de vez, não afirme que um tratamento vai oferecer a mesma aparência que a de outro indivíduo, por exemplo. Em vez de falar que um procedimento acaba com o problema, mostre como ele costuma amenizá-lo. Esse é o caminho!

Assim, você não cria expectativas falsas, que vão levar à frustração do cliente com seu trabalho, o que pode pegar mal no mercado. Então, reforçamos: mostre mudanças viáveis, mas sempre deixe claro que cada corpo reage diferente.

3. Ouça os clientes

Muitas vezes, a busca por um tratamento estético e corporal é apenas o reflexo de algo que acontece na vida da pessoa.

Talvez uma cliente vá se casar em breve ou queira resgatar a autoestima perdida. Todos os motivos são válidos, mas você só vai conhecê-los se tiver interesse em ouvir.

Como o relacionamento com clientes é essencial para o sucesso, nunca perca a oportunidade de conversar. Dar essa atenção especial permite explorar melhor cada um e ainda causa uma ótima impressão.

4. Posicione-se em um nicho de mercado

Com mais de 480 mil profissionais de estética corporal no Brasil, é indispensável saber como se destacar, concorda? Para ter sucesso nessa tarefa, talvez seja interessante criar um nicho ou se encaixar em uma área específica.

Voc√™ pode, por exemplo, atender apenas mulheres da terceira idade, jovens profissionais ou homens, com tratamentos diferenciados. Isso n√£o deve limitar a sua atividade, e sim garantir uma especializa√ß√£o e foco no p√ļblico certo. Desse modo, conseguir√° atrair as pessoas e ganhar evid√™ncia.

5. Desenvolva habilidades essenciais

Primeiro, imagine que você tenha ou trabalhe em uma clínica de estética corporal; agora, coloque-se no lugar de seus clientes. Há muito mais chances de eles voltarem quando as pessoas são atenciosas e os tratam bem.

Para isso, existem habilidades que são muito bem-vindas. Algumas pessoas podem ter mais jeito com elas, mas, se esse não for o seu caso hoje, saiba que é possível desenvolvê-las ao longo da sua vida e trajetória profissional. Veja quais são!

Empatia

A empatia √© o poder que n√≥s temos de nos colocar no lugar do outro, sem fazer julgamentos pr√©vios. Por exemplo, se uma pessoa se incomoda com a quantidade de celulite que tem, ter empatia √© reconhecer aquele sentimento e oferecer dicas de cuidados e tratamentos, sem dizer ‚Äúah, voc√™ nem tem tanto assim‚ÄĚ. Afinal, cada um sabe o que incomoda em si mesmo, concorda?

Para começar a desenvolver essa habilidade, que pode ajudar demais seu trabalho com estética corporal, o primeiro passo é tentar compreender a cabeça do outro, colocando-se no lugar dele. Vai fazer muita diferença em seu crescimento profissional!

Criatividade

Se você pretende ter uma clínica ou empreender em estética corporal, a criatividade será sua grande aliada. Trata-se de um mercado bem concorrido, o que significa que inovar mantém seu negócio mais competitivo. Mas como ter criatividade nos negócios?

Ler sobre empreendedorismo vai ajudar, assim como acompanhar o mercado de est√©tica de perto, analisar como as franquias da √°rea t√™m inovado, frequentar feiras do setor, ler conte√ļdos sobre o assunto, inclusive do mercado internacional‚Ķ Tudo isso mune voc√™ de informa√ß√Ķes, tornando mais simples ser criativo no seu neg√≥cio.

Boa comunicação

√Č natural criar v√≠nculos com seus pacientes de est√©tica ou com fornecedores e colegas de trabalho ‚ÄĒ e a comunica√ß√£o √© um ponto fundamental para isso.

Desenvolver uma boa comunicação envolve escutar o que o outro tem a dizer e colocar seus argumentos de forma clara e de acordo com a pessoa com quem você está falando.

Exemplo: se você está conversando com alguém mais velho ou com alto nível hierárquico, seu vocabulário precisa se adaptar, tornando-se mais formal. Já ao conversar com pessoas jovens, você pode se aproximar da linguagem delas. Isso também tem a ver com empatia.

A comunicação deve ser eficiente tanto na linguagem falada quanto na escrita e ainda vai ajudar você a dar bons feedbacks para seus colegas.

Vontade de aprender

A estética corporal é uma área que não para de inovar, seja em tratamentos ou produtos. Por isso, aprender e se atualizar é imprescindível para que você se mantenha no mercado de trabalho com alta competitividade.

Leia muito, faça cursos e opte por uma graduação na área, que traz conhecimentos e habilidades que farão a diferença em sua trajetória. Tudo isso também permite que você faça um ótimo currículo.

6. Realize uma graduação na área

A princ√≠pio, n√£o √© preciso ter um diploma para trabalhar com est√©tica corporal. Mas, com cada vez mais profissionais no mercado e um p√ļblico informado e exigente com os resultados, a capacita√ß√£o faz a diferen√ßa. Por isso, acredite: vale a pena fazer uma gradua√ß√£o na √°rea.

Se tiver receio sobre os hor√°rios ou como alinhar os estudos com a rotina, n√£o se preocupe, pois existe a modalidade EAD. Com a educa√ß√£o a dist√Ęncia, voc√™ assiste √†s aulas quando e onde quiser, sem deixar de aprender de forma intensa.

Na EAD UniCesumar, a graduação de Estética e Cosmética tem duração de dois anos e meio, o que faz com que você se insira no mercado de trabalho rapidinho. Além disso, a grade curricular é atualizada, deixando você ainda mais capacitado!

Estética corporal é mesmo um caminho promissor?

Ser um profissional de estética corporal bem-sucedido está mais perto do que você imagina. Com as dicas que demos aqui e os conhecimentos específicos ideais, a realização na carreira estará a poucos passos.

Como voc√™ viu, o Brasil √© um pa√≠s que tem muito espa√ßo para esse setor; afinal, nossa popula√ß√£o √© preocupada com o bem-estar e a sa√ļde, sempre em busca de novos tratamentos e produtos.

Para fazer todos os procedimentos da melhor maneira, confira a graduação em estética corporal da EAD UniCesumar!

cta2-estetica

Coment√°rios

Coment√°rios