Conheça 5 ferramentas para chamada de vídeo e comunicação a distância! 🤳

A comunicação a distância faz parte da nossa realidade, não é? Quando mandamos uma mensagem de texto ou quando comentamos algo numa rede social, é isso que estamos fazendo. E para deixar o contato ainda mais próximo, vale recorrer à chamada de vídeo.

Apostar nesse tipo de comunicação é prático, já que você nem sequer precisa sair de casa. Também ajuda a ter uma comunicação fluida, pois é possível falar e se expressar normalmente.

Em momentos específicos, como diante da necessidade do distanciamento social, é a melhor forma de se manter perto de amigos e familiares e até mesmo para trabalhar.

Neste post, você vai conhecer 5 ferramentas para chamada de vídeo e ver como cada uma funciona. Vamos lá?

cta2

 

Quais são as 5 melhores ferramentas para chamada de vídeo?

Com as ferramentas certas, você vai conseguir falar com os seus contatos por vídeo com bastante qualidade. Vai ser fácil se comunicar e ter respostas em tempo real, o que garante uma ótima experiência.

Quer descobrir quais são as melhores alternativas? Veja 5 ótimos recursos de chamada de vídeo!

1. Google Hangouts Meets

O Google Hangouts Meets é a ferramenta da gigante de tecnologia e oferece experiência completa. É possível convidar os participantes pela sua lista de contatos, pelo e-mail ou por um link de entrada.

Ele permite até 10 participantes ao mesmo tempo e também garante o envio de mensagens em texto simultaneamente. Compatível com Android, iOS e computadores via web. E o melhor, é gratuito.

2. Zoom

O Zoom se transformou em um dos principais aplicativos de chamada de vídeo dos últimos tempos.

O grande diferencial? A sua capacidade de pacientes simultâneos: são até 100 pessoas na versão gratuita e até 500 na versão paga.

Só o anfitrião precisa criar uma conta para convidar as pessoas, o que pode ser feito por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais. Ele conta com recursos diversos: envio de mensagens simultâneas, compartilhamento de tela e gravação das chamadas, com o arquivo enviado para a nuvem.

Funciona em Android, em iOS e em computadores.

3. Skype

O Skype é outra ferramenta famosa, de propriedade da Microsoft. Ele conta com recursos variados, como chamada de vídeo, ligações por voz (inclusive, com tecnologia VoIP) e envio de mensagens simultâneas.

Ele permite fazer videoconferências com até 50 pessoas, de maneira gratuita e com boa qualidade. Ele está disponível para Android, para iOS e para computadores.

4. Houseparty

O Houseparty é uma ferramenta pensada para aproximar pessoas que estão distantes e desejam se comunicar por vídeo.

Funciona quase como uma rede social e mostra o status (on-line ou off-line) da sua lista de contatos.

Diferentemente dos outros, não deixa enviar arquivos ou mensagens simultâneas. No entanto, permite adicionar pessoas por e-mail, nome, redes sociais e até pela proximidade. Também tem a função de controlar o acesso a sala. Funciona em Android, iOS, macOS e no Google Chrome.

5. Viber

O Viber funciona, em partes, como um comunicador instantâneo, já que conta com recursos como figurinhas (ou stickers), envio de arquivos e mensagens. Na parte de chamada de vídeo, é bem leve e apresenta boa experiência.

Ele ainda permite criar “comunidades” e oferece máxima interação com os contatos. Está disponível para Android, para iOS e para computadores.

Chamada de vídeo - plataforma

E para a comunicação à distância?

Além de pensar na chamada de vídeo, vale entender que há muitos outros recursos que podem ser usados para manter a comunicação a distância.

Para não ficar longe dos amigos ou para resolver tudo de maneira mais prática, veja quais são algumas das melhores recomendações!

Comunicadores instantâneos

Os comunicadores instantâneos permitem trocar mensagens em tempo real, além de enviar links e arquivos. Alguns, inclusive, contam com a funcionalidade para chamada de vídeo, o que os torna ainda melhores.

Entre as principais alternativas, temos:

  • WhatsApp: comunicador mais usado no Brasil, oferece diversos recursos, como troca de mensagens, grupos, status, envio de arquivos, chamadas telefônicas e de vídeo via internet (Android e iOS);
  • Telegram: semelhante ao WhatsApp, apresenta recursos extras, como canais de transmissão temáticos, uso de stickers de forma ainda mais simples e mensagens que se autodeletam mediante configuração (Android e iOS); e
  • Facebook Messenger: atrelado à maior rede social do mundo, permite trocar arquivos, links e mensagens (de texto e de voz). Também tem recursos de videoconferências e conta com uso intuitivo (Android e iOS).

Apps de e-mail

Outra forma interessante de comunicação a distância é o e-mail. Por meio dessas mensagens, é possível anexar arquivos de diversos formatos e estabelecer um contato que pode ser feito até em tempo real.

Além dos aplicativos dos serviços tradicionais (como Gmail ou Outlook), há ferramentas como:

  • Spark: esse cliente de e-mail permite integrar várias contas, tornando sua caixa de entrada mais inteligente. Além de facilitar a busca, tem recursos como adiamento de e-mail, criação de assinaturas, programação de envio e mais (Android e iOS); e
  • Boxer: também adequado para gerenciar várias contas, ajuda a categorizar seus vários e-mails de forma simples e intuitiva. Conta com diversas funcionalidades de organização, além de oferecer o uso de gestos para realizar ações, como excluir ou encaminhar uma mensagem (Android e iOS).

Plataformas de comunicação

Há, ainda, plataformas específicas para a comunicação a distância. É o caso de fóruns de discussão online e mesmo das redes sociais. Com esses recursos, é possível falar com pessoas em qualquer lugar.

Se a sua prioridade for a educação, os recursos EAD são muito bem-vindos. Ambientes de aprendizado virtual são ótimas alternativas para garantir que você possa aprender de qualquer lugar.

Quais cuidados tomar ao usar esses recursos?

Antes de usar as ferramentas de chamada de vídeo, entretanto, é fundamental ter alguns cuidados para obter uma boa experiência. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo os recursos e obter os melhores resultados.

Quer saber o que observar? Confira as principais questões!

Limite o número de participantes

Para evitar que a videoconferência conte com a presença de desconhecidos, é essencial limitar a participação.

Se houver a possibilidade, crie uma “sala” fechada, onde só poderá entrar quem tiver convite. Se não for viável, envie o link somente para quem você quiser que esteja presente.

Tenha cuidado com a sua privacidade

Também é importante ter atenção com a privacidade, no geral. Se você estiver em casa, cuide para não expor demais a sua rotina ou mesmo a sua intimidade (ou de quem mora com você).

Escolha um local tranquilo e sem muitas interrupções para aproveitar a chamada!

Escolha bem a sua ferramenta

Evite cair em ciladas e não escolha aplicativos duvidosos ou com sucessivas resenhas negativas.

Na dúvida, fique com a opção mais conhecida e que transpareça maior segurança para você. Assim, é possível evitar o roubo e o vazamento de dados.

Chamada de vídeo e comunicação a distância: conecte-se com o mundo sem sair de casa!

A chamada de vídeo é uma ótima forma de se comunicar a distância, com facilidade e muita qualidade. Com essas ferramentas sugeridas, vai ser simples falar com a ajuda essencial desse recurso!

Se quiser acompanhar todas as novidades e conferir outras dicas, curta a página da UniCesumar no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

cta1

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você