Você tem interesse em fazer a graduação em Serviço Social, mas ainda precisa entender melhor o que esse profissional faz exatamente? O curso de Serviço Social oferece uma formação humanística de assistente social, com foco no estudo de disciplinas teóricas, como Antropologia, História, Sociologia e Desenvolvimento Econômico.

O objetivo dessa base teórica reforçada é oferecer conhecimento que permita ao futuro profissional da área compreender a realidade das pessoas de forma ampla e ter instrumentos teóricos suficientes para promover políticas de bem-estar social.

A graduação em Serviço Social qualifica os estudantes para trabalhar em empresas, serviço público, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como organizações não governamentais (ONGs). Formular, implementar e gerenciar políticas relacionadas aos direitos sociais dos cidadãos estão entre as tarefas desempenhadas por um assistente social.

Ainda quer saber mais? Não se preocupe, que a gente vai te contar tudo com detalhes sobre a rotina e as atribuições de quem se forma em Serviço Social. Acompanhe!

 

Quais são as características de um assistente social?

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Sergipe detalha que, como a educação do assistente social é humanista, o objetivo é formar um profissional comprometido com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades.

Tudo isso sem haver discriminação em qualquer natureza, respeitando o Código de Ética Profissional do Serviço Social, que reforça o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Por isso, tão importante quanto entender o que faz um assistente social é compreender quais ferramentas e posturas ele deve adotar no exercício de sua profissão.

Ainda segundo o CRESS, o profissional da área deve desenvolver a capacidade crítica e reflexiva para compreender o contexto amplo em que vivem as pessoas com as quais lida.

Além disso, o assistente social precisa ter ótima habilidade para comunicação e expressão (sendo capaz de se fazer entender por pessoas com as mais diversas formações educacionais), articulação política para saber proceder em encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade, capacidade para mobilização e organização.

Ele ainda precisa ter e/ou desenvolver habilidades específicas para atuar com eficiência. Veja só!

Comunicação

Esse profissional precisa fazer entrevistas, dinâmicas de grupo, visitas domiciliares, além de elaborar relatórios e realizar outras tarefas essenciais. Isso exige habilidade de comunicação oral e escrita, o que está entre as características fundamentais de um assistente social.

Capacidade reflexiva

Ter capacidade reflexiva sobre a realidade social é indispensável. Afinal, a abordagem dessa profissão é observar e sugerir melhorias capazes de oferecer uma vida digna às pessoas. Por isso é importante ter sensibilidade para compreender as necessidades sociais e saber como a população lida com elas.

Articulação política

Articular situações e demandas é a melhor forma de atender o maior número de pessoas. Para isso, é necessário entrar em contato com empresas, fazer parcerias estratégias e dialogar com órgãos governamentais. Logo, agir politicamente é uma habilidade indispensável para o assistente social.

Mobilidade

É necessária uma capacidade de movimentar, orientar e despertar comportamentos, bem como induzir ações para que as pessoas consigam atingir suas metas. Portanto, é preciso transparecer entusiasmo e otimismo para gerar iniciativas e sugerir soluções, respeitando a liberdade e as escolhas de cada indivíduo.

Organização

Ter senso de organização é de grande importância para exercer atividades sociais. Afinal, ordenar recursos e procedimentos é a melhor forma de realizar funções com eficiência, gerando satisfação nas pessoas que estão ao redor do projeto social.

Afinal, o que faz um assistente social?

Ainda que a área de atuação de um assistente social gravite em torno do desenvolvimento e melhoria de políticas sociais, a forma com que um profissional da área pode desenvolver isso varia bastante. Confira abaixo quais funções e em que áreas um assistente social pode atuar!

Saúde

Na área da saúde, o assistente social atua como um agente que interliga os diversos níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) às políticas públicas sociais existentes. Dessa maneira, o profissional consegue integrar e promover a comunicação entre diferentes setores.

Por exemplo, em uma prefeitura é o assistente social quem faz os procedimentos necessários para viabilizar transporte, acomodação e tratamento de um paciente que precisa de atendimento na rede pública de saúde de outra cidade ou Estado.

Também é possível atuar em atividades voltadas à conscientização e participação da população, promovendo a prevenção, a recuperação e o controle de doenças. Assim, o assistente social passa a trabalhar em prol dos direitos dos cidadãos — um de seus compromissos com a sociedade.

Outro exemplo de local em que o trabalho do assistente social é fundamental é nas unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo do Ministério da Saúde com essas unidades é justamente prestar serviços em caráter aberto e comunitário.

Com uma equipe multiprofissional, o assistente atua pela ótica interdisciplinar, realizando prioritariamente atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação.

Proteção à criança e ao adolescente

O que faz um assistente social com este público é garantir que os direitos básicos de crianças e adolescentes sejam cumpridos. Nesse setor, o profissional pode trabalhar tanto na esfera pública, como prefeituras ou Conselho Tutelar, quanto na esfera privada — ou também no terceiro setor, como em ONGs e movimentos sociais.

Sua função é assegurar que as entidades governamentais e da sociedade civil organizada cumpram seus deveres e obrigações em relação às crianças e adolescentes. É o assistente social quem atua como conselheiro tutelar e garante a prestação de serviços obrigatórios previstos na legislação, como educação, saúde e desenvolvimento.

Meio ambiente

Ao tratar do meio ambiente, as questões sociais também estão inseridas, já que a sociedade está imersa nele. Aqui, o que faz um assistente social é intervir com base nas mudanças que podem ser causadas nas comunidades urbanas e rurais por causa de impactos ambientais.

O serviço social surge como uma política educacional e informativa, exercendo a função de política social. O intuito é garantir que haja maior conscientização da população e das instituições em relação às causas ambientais, para que a sociedade não sofra as consequências.

Educação

Nas escolas, a presença dos assistentes sociais é cada vez maior e assegurada por lei. Nas unidades de ensino, o assistente social promove uma educação cidadã, baseada nos direitos sociais, integrando a instituição e suas políticas às relações que envolvem a sociedade como um todo, sendo um canal importante para os próprios estudantes, famílias e comunidade.

Pesquisa

Os assistentes sociais podem atuar como pesquisadores. Nessa área, que pode estar relacionada à docência, eles investigam assuntos relevantes para descobertas na evolução do campo profissional. Porém, como a função do assistente social está diretamente ligada às singularidades e às transformações sociais, a pesquisa é extremamente útil para melhorar políticas públicas.

Consultor

Um assistente social pode ser um profissional autônomo e atuar em empresas privadas, integrando equipes multidisciplinares ou prestando consultoria sobre assuntos ligados às políticas sociais. Outros profissionais dão palestras e discutem sobre gestões empresariais a fim de melhorar a relação da instituição com seu colaborador.

Muitos também estão ligados ao terceiro setor, envolvendo-se com o trabalho em ONGs. Além disso, há abertura para a atuação em hospitais, creches, institutos técnicos, associações, movimentos sociais, entre outras áreas.

Habitação

O trabalho do assistente social também é útil para programas habitacionais. Quando é elaborado um projeto de um novo bairro, por exemplo, esse profissional pode indicar as localidades mais adequadas para a construção de prédios sociais, como escolas, creches, sindicatos, postos de saúde, hospitais etc. Além disso, pode requisitar transporte público próximo a esses locais para facilitar o acesso da população.

Gestão de pessoas

No gerenciamento de pessoas, o assistente social pode acompanhar indicadores de absenteísmo, baixo rendimento, desmotivação e conflitos no trabalho, de modo a identificar o cenário e propor melhorias para solucionar tais problemas, deixando uma equipe mais engajada e satisfeita.

Saúde do trabalhador

O assistente social também pode desenvolver programas educativos para os colaboradores com foco na saúde e segurança no trabalho. Para isso, é levantado o cotidiano de cada integrante na empresa a fim de orientá-lo individualmente.

Isso melhora o vínculo entre empresa e equipes. Em algumas situações, o profissional pode não conhecer determinados procedimentos de saúde e segurança, por exemplo. Logo, é o assistente social quem passa essas informações de forma detalhada.

Sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa é uma demanda que está em alta no mercado e na sociedade. Grande parte das pessoas valoriza o crescimento das organizações aliado às práticas de desenvolvimento ecológico.

Nesse sentido, o assistente social tem a capacidade de exercer uma função relevante em processos de expansão, pois desenvolve ações para disseminar práticas de valorização humana e gestão ambiental.

Ao construir um ambiente mais consciente e sustentável, a expansão do negócio fica mais natural e humana. O melhor de tudo é que a demanda de cargos para a profissão está crescendo muito. Afinal, o mercado de trabalho está conectado ao atual cenário de preservação de recursos naturais e de responsabilidade social.

Como visto, um assistente social pode atuar em diversas áreas e exercer inúmeras atividades. É uma profissão muito dinâmica, pois acompanha as demandas da sociedade para entregar um trabalho alinhado às necessidades da população.

Gostou do conteúdo e ficou interessado nessa profissão? Não deixe de conhecer o curso de Serviço Social da EAD Unicesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários