Definir quais são as melhores faculdades a distância do Brasil é uma tarefa complexa. A alta competitividade no mercado educativo, a quantidade de novos cursos criados a cada ano e a atualização constante dos parâmetros de qualidade fazem com que essa escolha seja um desafio para muitos estudantes.

Portanto, para ajudar você a encontrar as faculdades ideais e escolher bem, decidimos produzir este artigo. Aqui, apresentaremos as 10 principais características que as faculdades a distância devem ter para serem consideradas excelentes.

Ficou interessado em saber os fatores que definem as melhores faculdades a distância? Então reserve alguns minutos para esta leitura, busque um café e vamos juntos!

O que é um curso a distância?

Diferente do ensino presencial, no qual alunos e professores devem estar no mesmo ambiente ao mesmo tempo para que a aula aconteça, na educação a distância (EAD) a aprendizagem ocorre por meio de tecnologias de informação e comunicação. Atualmente, isso define o que é um curso a distância.

Em outras palavras, as aulas são gravadas ou transmitidas ao vivo e assistidas pelo aluno de sua casa, trabalho ou de qualquer lugar que ofereça uma boa conexão de internet.

Depois, todas as aulas ficam à disposição do aluno sob demanda no ambiente virtual de aprendizagem. Além desse recurso, os estudantes contam com material didático impresso e on-line, e outros materiais de apoio, como jogos, podcasts, apresentações etc.

No entanto, fique atento: segundo a legislação que rege essa modalidade de ensino, todo curso EAD possuirá momentos presenciais obrigatórios, como avaliações, estágios, atividades laboratoriais e defesas de monografias, dissertações, artigos e teses.

Quanto um curso EAD é autorizado e reconhecido pelo MEC, o diploma emitido por ele possui a mesma validade daquele emitido nos cursos presenciais. Isso é válido em todo o território nacional.

Por fim, destacamos que qualquer modalidade ou nível de ensino pode ser oferecido como EAD. Contudo, os exemplos mais comuns são cursos profissionalizantes, graduações, pós-graduações e MBAs ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).

cta2

Quais são as vantagens da modalidade EAD?

Agora que você já sabe o que é um curso a distância, vamos apresentar as vantagens da modalidade EAD. Elas se desdobram em duas vertentes: pessoal e profissional.

As vantagens pessoais

Essas vantagens correspondem aos benefícios que só o ensino a distância promove: maior flexibilidade de horários; personalização no aprendizado; responsabilidade para lidar com conteúdo disponibilizado on-line; e disciplina para conciliar todos os compromissos e perseverar.

A flexibilidade se resume à possibilidade de assistir a uma aula em qualquer horário e de qualquer ambiente. Contudo, para desfrutar dessa dinâmica, é preciso que o aluno estabeleça um cronograma de estudos rígido e saiba priorizar compromissos. Resumidamente, a flexibilidade demanda responsabilidade e disciplina!

A personalização corresponde ao fato de que é o curso que se adequa à rotina do estudante, e não o contrário. Se você trabalha durante o dia, por exemplo, é evidente que organizará seu cronograma para estudar à noite. Ou seja, caberá a você organizar sua agenda da forma mais adequada.

Em relação à responsabilidade com conteúdo on-line, estamos falando da consciência que o estudante cria a respeito dos direitos autorais, das consequências do plágio e das regras que norteiam a publicação e manuseio desse tipo de material.

As melhores faculdades a distância ajudam seus alunos a administrar seu tempo e desenvolver essas habilidades que vão ajudá-los ao longo da vida.

As vantagens profissionais

Já em relação às vantagens no âmbito profissional, podemos destacar o protagonismo para se aperfeiçoar, a proatividade na busca por soluções e a capacidade de se comunicar por meio da escrita.

O protagonismo para se aperfeiçoar corresponde ao ímpeto de identificar o que pode ser melhorado em si mesmo e correr atrás. Os alunos das melhores faculdades a distância desenvolvem habilidades sem precisar que alguém os cobre, eles são naturalmente dispostos a fazer um upgrade constante de competências.

Não precisamos dizer que esse protagonismo é justamente o que o mercado de trabalho mais valoriza, certo?

Além disso, há a proatividade, característica indispensável aos profissionais atuais. Hoje, as empresas buscam e valorizam profissionais que se autogerenciam e monitoram a própria produtividade.

Aquela época em que gestores delegavam tarefas e monitoravam de perto sua execução está chegando ao fim. Hoje, sai na frente quem enxerga a demanda e a executa sem precisar esperar por direcionamentos.

Por fim, é importante mencionar que a habilidade de se comunicar por meio da escrita de forma clara, coerente e coesa é naturalmente desenvolvida ao longo dos anos de curso. Grande parte da comunicação ao longo do curso se dará pelo ambiente virtual do aluno e pelos fóruns de apoio.  

Viu como são várias as vantagens da modalidade EAD?

Ao estudar em uma das melhores faculdades a distância, você vai desenvolver seu lado profissional com excelência

O que as melhores faculdades a distância têm em comum?

Ok, até aqui você compreendeu o que é um curso EAD e quais são as vantagens de quem opta por essa modalidade de ensino. Agora, vamos ver as dicas e parâmetros aos quais você deve estar atento para escolher uma das melhores faculdades a distância.

Começando pelo mais básico…

1. Credenciamento no MEC

O que é um curso a distância sem credenciamento no MEC?

Muitos estudantes acabam iniciando uma faculdade a distância sem pesquisar o credenciamento da instituição e o reconhecimento do curso pelo MEC. Esse é um erro fatal que pode custar todas as horas e esforços de estudo e, além disso, o tão sonhado diploma.

Antes de iniciar um curso a distância, portanto, verifique se a instituição realmente é de confiança, cadastrada e autorizada pelo MEC a oferecer o curso pretendido.

Assim, além de evitar que imprevistos aconteçam, você estará garantindo que vai estudar em uma das melhores faculdades a distância!

2. Boa reputação

Antes de iniciar um curso a distância, é indispensável que você procure informações sobre a instituição em si. O ideal é conseguir o contato com algum amigo, colega ou conhecido que já estudou ou até mesmo se formou pela IES.

Avalie também a porcentagem dos estudantes formados que ingressaram no mercado de trabalho. Pode ter certeza que, escolhendo uma faculdade a distância com uma boa reputação, as chances de você conseguir bons cargos no mercado é bem maior.

3. Estrutura física

As instituições também devem oferecer laboratórios e bibliotecas aos alunos, principalmente para os cursos que requerem carga horária prática e/ou teórica em laboratório.

Portanto, antes de se matricular, verifique se ela oferece tais condições e ambientes. Caso contrário, procure por outra que ofereça uma infraestrutura completa para você.

Melhores faculdades a distância

4. Polo presencial

Toda faculdade a distância precisa de um polo presencial e, por conta disso, você deve dar bastante atenção a essa característica.

Pode ser que a universidade a distância que você escolheu não tenha um polo presencial perto da sua cidade. Nesse caso, pesquise sobre o assunto e veja como ele vai impactar sua rotina. Lembre-se: há alguns requisitos do curso que serão presenciais.

Para se formar e obter o diploma sem contratempos, é necessário que você compareça presencialmente em algumas ocasiões. Portanto, planeje-se para isso!

5. Equipe pedagógica qualificada

Já imaginou se matricular um curso no qual os professores e coordenadores não são qualificados ou que não estão atualizados quanto às práticas e teorias da área?

Se isso acontecer, sua formação será prejudicada!

O mínimo que uma faculdade a distância pode fazer é oferecer uma boa equipe docente, com profissionais experientes e especializados.

Portanto, procure por informações sobre todos os professores do curso da sua escolha. Geralmente, esses dados são disponibilizados na página do curso ou do departamento.

Além dos professores e coordenadores, não se esqueça de que os tutores também devem ser formados na área do curso.

Os investimentos mais importantes das melhores faculdades a distância se direcionam justamente no corpo docente.

Afinal de contas, é com eles que você mais terá contato durante a graduação.

6. Material didático

O material didático é uma peça chave para o sucesso de um curso EAD. É fundamental que ele seja de qualidade, sem erros ortográficos, semânticos ou gramaticais.   

Sabe por quê?

Se uma informação for dúbia ou mal explicada, a compreensão do conteúdo estará comprometida.

Mas como checar a qualidade e a procedência desse material antes de se matricular?

Pergunte à universidade pretendida quem é o fornecedor de seus recursos didáticos impressos e virtuais e faça uma busca no Google por feedbacks de alunos que já o utilizaram, usando sites como o Reclame Aqui!

7. Canal de comunicação eficiente

Um das vantagens da modalidade EAD é oferecer soluções rápidas para seus alunos.

Todos os estudantes de uma graduação a distância necessitam de um canal de comunicação on-line. Isso é importante para que possam esclarecer dúvidas ou resolver problemas de acesso, caso seja necessário.

Algumas faculdades utilizam canais de telefonia, como é o caso do 0800. Outras optam por canais digitais, como chat, redes sociais, aplicativos, entre outros. Isso varia de instituição para instituição. Mas é importante que fique claro para você a importância desses canais.

Além disso, confira se, por ser aluno EAD, você terá ou não direito a atendimento in loco. Muitas instituições só oferecem suporte no campus para estudantes de cursos presenciais, sendo que todos os outros só podem fazer suas requisições e reclamações on-line.

Mapeie quem poderá ajudar você caso algo dê errado para não ser pego desprevenido.

8. Atividades extracurriculares

Cursos de extensão, de idiomas, possibilidades reais de intercâmbio e demais atividades extracurriculares são um bom indicador de que a instituição está realmente interessada em formar profissionais completos.

Hoje, vemos muitas universidades e centros acadêmicos focados apenas em conseguir mais alunos, sem muito se preocupar com a qualidade da experiência que os estudantes terão. As atividades extracurriculares focadas no desenvolvimento humano são excelentes indícios de que a instituição nada contra essa correnteza.

9. Presença e autoridade na internet

Com o crescimento da internet, muitas universidades estão vendo ótimas oportunidades para investir no ambiente digital e melhorar seus canais de comunicação.

Porém, ainda existem diversas instituições que não têm um site otimizado, não produzem conteúdos para consumo virtual e não estão presentes nas redes sociais. Essa é uma atitude que acaba influenciando diretamente na credibilidade da universidade. Se ela não se mantém alinhada ao mundo contemporâneo, que é cada vez mais digital, como é capaz de oferecer um ensino de qualidade?

Então, verifique se a IES do curso selecionado por você está presente on-line. Caso contrário, o ideal é que você procure instituições que marquem presença no universo digital e ofereçam conteúdos educativos para apoiar seus estudantes.

10. Indicadores de qualidade

O MEC também divulga em seu site alguns parâmetros que uma faculdade a distância deve seguir para estar de acordo com os indicadores de qualidade.

Portanto, se você pesquisou e não encontrou irregularidades na universidade, confira todas os parâmetros do MEC e veja se a instituição realmente é a melhor. A nota do ENADE, por exemplo, é um índice bem realista da qualidade de um curso, pois é medida a partir de quem se forma nele.

Essa é uma das formas mais eficientes para verificar a qualidade das universidades a distância!

Qual universidade a distância tem essas características?

Seguindo todas essas dicas, você estará afastando as possibilidades de imprevistos acontecerem, além de aumentar as chances de encontrar as melhores faculdades a distância do Brasil.

Por conta disso, é fundamental que você pesquise antes de fazer sua escolha, pois somente uma busca cuidadosa o levará a uma decisão condizente com suas expectativas.

Lembre-se: um curso de graduação é a porta de entrada para o mercado de trabalho e para a ascensão profissional!

Quer uma instituição que reúna tudo isso?

Na Unicesumar, você encontra docentes com currículos excelentes e atualizados, canais de comunicação eficientes, boa infraestrutura e credenciamento pelo MEC!

Gostou da ideia? Então acesse nossa página de cursos EAD e descubra porque estamos entre os melhores centros universitários do Brasil!

cta5

Avalie este post

Comentários

Comentários