Estudar é uma verdadeira jornada, não acha? Se você está se preparando para o Enem e outros vestibulares ou até mesmo já entrou na graduação EAD, sabe muito bem do que estamos falando. É aquele tanto de matéria que se acumula, os prazos chegando e toda a pressão pelo bom desempenho e a aprovação.

Nesse cenário, sabe quem são seus maiores vilões? A desorganização e a falta de gestão de tempo. Lidar com eles não é fácil, nós sabemos. Mas a boa notícia é que existem técnicas de estudos eficazes e simples de adotar na sua rotina. Assim, é possível ganhar mais produtividade e potencializar a sua concentração.

Se tem curiosidade em conhecer quais são elas, siga a leitura. Contamos tudo em detalhes especialmente para você!

Flash cards

Quer uma maneira de treinar a memorização tanto pela escrita quanto pela visão? Os chamados flash cards são uma ótima técnica de estudo para complementar as leituras e exercícios. É bem simples: você seleciona um tópico importante do conteúdo, pensa em uma pergunta ampla (além do sim ou não) e a propõe em um lado do cartão. No verso, escreva a resposta.

Faça isso até chegar a um bom número de questões que contemplem bem o trecho da matéria que está estudando. Então, comece o jogo! A ideia é ler sempre as perguntas e responder sem dar uma espiadinha no verso antes. Vale escrever, falar ou mentalizar a resolução: o que funcionar melhor para você. Faça pilhas com erros e acertos.

Sabe por que também exercita a sua memória fotográfica? Se utilizar essa técnica com atenção, lá na frente, pode lembrar exatamente a forma como escreveu a resposta no cartão. Trabalhar a visualização é mais um incentivo para sua mente.

Mapa mental

Por falar nela, manter a sua mente trabalhando ajuda a organizar os estudos e trabalhar as disciplinas no tempo que tem. O mapa mental faz justamente isso. O intuito é selecionar uma palavra-chave para um tópico de conteúdo e fazer relações com datas, fórmulas, conceitos, informações importantes e por aí vai.

Nessas ligações, utilize traçados diferentes, cores, desenhos: o que sua imaginação mandar. É também uma forma de resumir sem uma escrita contínua, que pode não oferecer a visão escaneável de que precisa para memorizar as informações.

Palácio da memória

Já reparou que, quando relacionamos conteúdos com sentimentos, fica mais fácil de guardá-los? Isso porque eles se tornaram significativos para você. A ideia do palácio da memória é exatamente essa: criar essas recordações na sua mente. Para isso, comece com o seu quarto. Lembre-se de cada canto dele.

Para cada local, deposite uma parte da matéria nele. Crie caminhos pelo quarto, como se estivesse passando pelas páginas de um livro. Assim que os cantinhos chegarem ao fim, vá para outro cômodo. Destinados os espaços, é hora de percorrer esse itinerário mais uma vez, garantindo que está tudo em ordem. Legal, não é?

Construção de tabelas

Outra técnica de estudos que trabalha a escrita e a memória fotográfica é a criação de tabelas. Vamos supor que você faça o curso de Marketing EAD e esteja se preparando para uma prova sobre o Mix de Marketing, ou os 4 P’s. Em vez de elaborar um resumo em linhas corridas, que tal se apoiar nos quadros?

Nesse exemplo, você dividiria a folha em 4 colunas: produto, preço, praça e promoção. Nas linhas de cada uma delas, viriam as características, importância no Marketing, exemplos de como colocar em prática e assim por diante.

Teste prático

Uma das dicas para vestibular, Enem e qualquer prova é conhecer como as questões são cobradas. Esse é um bom passo para direcionar a sua preparação e conquistar melhores resultados. Os exercícios soltos são ótimos para fixar as respostas, inclusive, mas nada como a realização de simulados.

Pegue provas antigas e se prepare: separe o material que levaria para o dia do exame, sente-se em um lugar confortável, acerte o cronômetro e dê início ao simulado. Imagine que está em outro local, bem longe dos seus materiais de consulta. Se o estudo for para vestibulares, não deixe a redação de lado, pois ela é uma parte importante da nota.

Técnica Pomodoro

Que tal estudar por horas seguidas, sem descanso, para aprender tudo mais rápido? Se você já tentou essa estratégia, sabe que é a maior furada que um estudante pode inventar. Quando não damos folga ao cérebro, ele perde a capacidade de reter informações. E o resultado? Você começa a ler os mesmos parágrafos diversas vezes sem entender nada.

Para não perder tempo com um estudo vazio, cuide da sua saúde mental. Uma das técnicas para estudar em casa é a Pomodoro. Dá para utilizá-la a partir de aplicativos ou mesmo com papel e caneta. O que você precisa é de um cronômetro e atenção aos comandos:

  • divida os estudos em blocos de 25 minutos;
  • a cada período de dedicação, faça uma pausa de 5 minutos;
  • depois de repetir por 4 vezes essa prática, tire uma folga maior, de 30 minutos.

Assim, você dá tempo para seu cérebro de recuperar e mantém a motivação para se dedicar. Mas aqui vai uma dica importante: fique longe das distrações nos momentos de folga. Se pegar o celular nos 5 minutinhos de descanso, eles podem se transformar em horas perdidas, certo?

Diálogo com o espelho

Pode até parecer estranho ou engraçado, mas uma das boas técnicas de estudos é usar a sua capacidade de resumir tópicos e explicar com suas palavras. Muitas vezes, você não vai encontrar um amigo ou familiar disposto a ouvir a sua aula –– se alguém topar, melhor ainda, pois você tem quem faça perguntas e dê um retorno sobre sua didática.

Na falta desse ombro amigo, nada melhor que o espelho! Deixe de lado a vergonha e faça dele a sua turma. De que jeito seria mais interessante explicar determinado tópico? Como explicá-lo e fazer com que a plateia entenda de primeira? Esse é o exercício! Apurando a sua audição, tem boas chances de adquirir os conhecimentos e não esquecê-los até o dia da prova.

Seja por essa estratégia, seja pela lembrança da situação inusitada, certamente aquele conteúdo vai ficar na sua cabeça. Que tal fazer uma tentativa para comprovar essa ideia?

Viu só como as técnicas de estudos ajudam com a organização da sua rotina? Veja quais delas combinam com o seu perfil de estudante e coloque-as em prática hoje mesmo!

Lembre que cada pessoa tem suas particularidades, e dá para adaptar as estratégias de acordo com o que funciona melhor para você. Combine-as com um cronograma e verá que os resultados positivos estão mais perto do que imagina!

Por falar nisso, aproveite a sua visita para saber como montar um cronograma de estudos eficiente para o seu dia a dia!

Avalie este post

Comentários

Comentários