O mercado empreendedor está em constante crescimento, atraindo cada vez mais pessoas com o sonho de transformar suas ideias em um projeto de verdade. Contudo, para ter sucesso em qualquer área, é importante contar com conhecimentos específicos de gestão, administração e finanças. Para isso, vale a pena contar com o curso de Tecnólogo em Empreendedorismo.

Esse tipo de formação contribui para que você se prepare para os desafios que surgem nesse caminho, além de orientar quais são as melhores alternativas para alavancar seus projetos. A fim de esclarecer como funciona tal formação na EAD UniCesumar, convidamos Silvio Silvestre Barczsz, Coordenador do Curso de Empreendedorismo, para explicar em detalhes as possibilidades do curso. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nosso post!

Qual é o objetivo geral do curso Tecnólogo em Empreendedorismo?

Silvio explica que “o Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo é realizado na modalidade EAD da UniCesumar”. Ele foi desenvolvido visando capacitar os alunos para uma atuação como profissionais criativos e capazes de utilizarem as suas habilidades com competência para provocarem inovações.

Desse modo, você consegue adquirir as habilidades necessárias para atuar como agentes de transformação para a sua própria vida, assim como das demais pessoas que estão à sua volta. Logo, são trabalhadas habilidades ligadas à criatividade, inovação, organização, gestão e demais aptidões.

Como é o curso Tecnólogo em Empreendedorismo?

Entender as principais características do curso Tecnólogo em Empreendedorismo e para quem é indicado pode lhe ajudar a decidir entre cursá-lo ou escolher outra alternativa para a sua carreira. Por isso, destacamos várias informações sobre o curso, a seguir. Confira!

Veja a duração do curso e suas disciplinas

Essa faculdade para empreendedores tem duração de dois anos e conta com diversas disciplinas que podem ajudar os indivíduos que querem assumir cargos gerenciais ou até mesmo começar o próprio negócio.

Entre os principais temas abordados estão os estudos de negócios inovadores, gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes, gestão de pequenas e médias empresas, legislação ambiental, conhecimentos financeiros e muitos outros conteúdos de valor.

Entenda o público-alvo do curso

O curso é destinado aos profissionais competentes que buscam aprender mais sobre a aplicação de conhecimentos científicos-tecnológicos, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas”, destaca Silvio. 

Além disso, existem considerações de aspectos políticos e econômicos, sociais, ambientais, com visão ética e humanística para ajudar os estudantes a aplicar cada um dos conceitos em seu ambiente de trabalho.

Quais são os conhecimentos adquiridos ao longo do curso?

Existem vários conhecimentos que são obtidos ao longo do curso e que podem colaborar com a jornada profissional dos estudantes. Silvio elenca os seguintes:

  • Visão mercadológica e entendimento do comportamento do consumidor, levando à identificação de oportunidades;
  • Visão de negócio obtida por meio da análise crítica das organizações e propostas de soluções que promovam modelos de negócios inovadores;
  • Criatividade, empreendedorismo, inovação e inventividade, capacitando-o para o desenvolvimento de estratégias e projetos criativos para produtos, serviços e negócios;
  • Raciocínio analítico, habilitando-o a analisar adequadamente a estrutura de custos e precificação da organização, tomando decisões adequadas sobre o processo financeiro e orçamentário e sobre questões do direito empresarial e do consumidor;
  • Liderança e trabalho em equipe;
  • Planejamento e análise de riscos, habilitando-o para a elaboração de planos estratégicos, táticos e operacionais, bem como, gerenciamento de projetos e análise de viabilidade e riscos de implementação; o
  • Organização, controle e tomada de decisão sobre o processo de gestão em empresas de pequeno e médio porte, monitoramento do fluxo de caixa e as possibilidades captação de recursos; 
  • Ética e responsabilidade social, com habilidade para desenvolver projetos sustentáveis e balizados pelos princípios da responsabilidade social;
  • Inteligência Emocional, autoconfiança e autogestão, reconhecendo a necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional, pessoal e espiritual para o bom convívio social e desenvolvimento da empatia.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Agora que você já conhece todas as habilidades que pode desenvolver ao escolher esse curso, que tal entender as possibilidades de atuação e o panorama do mercado? É o que vamos explicar logo a seguir. Confira!

Veja as possíveis aplicações dos conhecimentos obtidos

Silvio destaca que “o Tecnólogo em Empreendedorismo atua nas organizações com conhecimento teórico-prático para várias áreas”. São elas:

  • Gestão empresarial, com ênfase no comportamento empreendedor e papel do gestor;
  • Legislação aplicada às organizações;
  • Comunicação empresarial, já que atua na área gerencial e, consequentemente, é tomador de decisão e precisa desenvolver a habilidade de comunicação e negociação;
  • Gestão da logística, produção, marketing e gestão de pessoas;
  • Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócio;
  • Mentalidade criativa e inovadora e ambiente de negócios digitais.

Descubra as possíveis áreas de atuação

Há várias oportunidades existentes para os profissionais, dada as diversas aptidões que conseguem desenvolver ao longo do curso. Silvio destaca que é possível encontrar no mercado de trabalho as possíveis alternativas:

  • Ocupar cargos de gestão em empresas públicas e privadas;
  • Trabalhar em organizações ou instituições de pesquisa sobre inovação e desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Atuar como gerente de projetos de inovação; 
  • Investir, inovar e expandir o seu próprio negócio; 
  • Criar e ser dono do próprio negócio; 
  • Administrar franquias ou redes de segmentos diversos; 
  • Desenvolver projetos e criar startups; 
  • Atuar como consultor, oferecer treinamentos e formar pessoas; 
  • Outras profissões que requeiram um perfil empreendedor, inovador e estratégico

Entenda as demandas do mercado

É de amplo conhecimento que o fomento do empreendedorismo é muito importante para a economia dos países. Os empreendedores são responsáveis por criar novos negócios, produtos e serviços que geram empregos, aumentam a produção e impulsionam o crescimento econômico. 

Eles também são responsáveis por inovar e desenvolver soluções criativas para problemas existentes. E o fomento ao empreendedorismo tem sido cada vez maior. 

Silvio destaca que “de acordo com um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, mais de 40% da população adulta em todo o mundo afirmou estar envolvida em atividades empreendedoras”. 

Isso representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, indicando que cada vez mais pessoas estão buscando criar seus próprios negócios. Ou seja, ao realizar esse curso, você pode fazer parte dessa estatística, além de aumentar suas chances de sucesso profissional.

Por que vale a pena cursar o Tecnólogo em Empreendedorismo?

O Tecnólogo em Empreendedorismo pode trazer diversas habilidades importantes para o seu cotidiano de trabalho. Além disso, Silvio explica que o curso auxilia nos seguintes aspectos:

  • Empreender de forma profissionalizada os diferentes modelos de negócios;
  • Analisar diferentes cenários organizacionais e de mercado; 
  • Identificar oportunidade de negócios, inovar dentro e fora das organizações;
  • Aplicar ferramentas do empreendedorismo; 
  • Aplicar os conceitos de planejamento, organização, direção e controle na gestão de diferentes organizações, em especial as micro e pequenas;
  • Visualizar e aproveitar oportunidades existentes no mercado;
  • Criar e desenvolver novos empreendimentos, por meio de um plano de negócio, pautando se nos princípios da ética e desenvolvimento sustentável.

Por que escolher a UniCesumar?

“O Curso tem uma estrutura curricular modular, organizada em torno de grupos e eixos articulados, em consonância com a base legal, além de sustentar a sistematização gradual e contínua na construção do conhecimento, compartilhando e articulando estudos e saberes” destaca Silvio.

Além disso, o curso é reconhecido pelo MEC com conceito máximo.

A estrutura do tecnólogo da EAD UniCesumar também é um diferencial.

Os alunos contam com aulas ao vivo, material didático próprio, equipe de mediadores com formação voltada ao curso, projetos de ensino vocacionados ao curso, ambientes profissionais, possibilidade de estágio remunerado e muitas outras vantagens.

Entendeu como o curso de tecnólogo em empreendedorismo é importante para a sua atuação empreendedora? Isso faz com que você adquira conhecimentos essenciais para criar um negócio de sucesso, capaz de atender as necessidades dos seus clientes e com potencial para crescer no longo prazo.

Quer saber como se preparar para a vida empreendedora? Então entre em contato conosco e saiba como a EAD da UniCesumar pode ajudar a alcançar seu diploma!

Avalie este post

Comentários

Comentários