Se você pretende entrar para a área de finanças corporativas, saiba que esse pode ser um ótimo caminho profissional.

Isso porque não são só as grandes corporações que precisam de pessoas qualificadas para cuidar dos seus recursos financeiros.

Absolutamente todas as empresas precisam do trabalho dos profissionais de finanças.

Continue lendo para saber por que eles exercem um papel tão fundamental para os negócios e confira as dicas para ter sucesso na área! Vamos lá?

unicesumar-cta2-atalhosmercado

Qual a importância do gestor financeiro para as empresas?

A área de finanças corporativas tem muito mais responsabilidades do que apenas receber e pagar contas.

Com o crescimento dos negócios e o amadurecimento do mundo corporativo, a gestão financeira passou a ter um papel muito mais estratégico nas empresas.

Além de controlar os recursos financeiros, os profissionais da área também são responsáveis por:

  • cuidar do planejamento financeiro;
  • demonstrar de onde vem e para onde vai todo o dinheiro;
  • reduzir custos operacionais;
  • negociar com fornecedores, clientes e outros públicos;
  • lidar com os assuntos fiscais e contábeis;
  • aumentar o lucro e o patrimônio.

Embora as tarefas possam variar dependendo das necessidades da empresa, essas costumam estar presentes na rotina da maioria delas.

Mais do que manter tudo sob controle, garantindo o equilíbrio nas contas e a sustentabilidade do negócio, o gestor financeiro tem um papel ainda mais importante: ajudar na tomada de decisão.

Ao acompanhar o fluxo de dinheiro, esse profissional consegue fazer uma análise estratégica da situação.

É essa análise que fornece informações precisas para que a liderança possa tomar decisões de forma mais inteligente. Ou seja, com base em dados concretos.

Confira as 4 dicas para trabalhar com finanças corporativas

Quer se tornar um gestor financeiro bem-sucedido? Então descubra como algumas atitudes podem ajudar você a alcançar o sucesso profissional:

1. Leia bastante sobre a profissão

Antes de dar os primeiros passos na carreira, vale a pena buscar informações para entender mais sobre finanças corporativas e também sobre o dia a dia da profissão.

Ao conhecer melhor a área, você estará melhor preparado para entrar no mercado de trabalho com a segurança que precisa.

Assim como outros departamentos, os setores financeiros passaram por várias transformações nas últimas décadas. Portanto, o modo de trabalhar já não é mais o mesmo. E é preciso ter bem claro se é isso mesmo o que você quer.

Como já foi dito aqui, até certo tempo atrás os profissionais de finanças tinham um papel mais operacional. Eles passavam boa parte do tempo realizando tarefas que hoje são feitas pelos sistemas e programas de computador.

Assim, os gestores financeiros conseguem ter mais tempo para se dedicar aos assuntos mais complexos e estratégicos.

Mas fique sabendo que um cargo de maior importância também vem acompanhado de maiores responsabilidades. E você precisa estar disposto a assumi-las se quiser mesmo trabalhar na área.

Portanto, a dica é ler o máximo que puder sobre a carreira e conversar com profissionais que já estão no mercado de trabalho há algum tempo.

2. Tente se entender com a tecnologia

A tecnologia está presente praticamente o tempo inteiro. Afinal, a maioria de nós passa boa parte do dia conectada.

Entretanto, isso não significa que todo mundo tenha facilidade para lidar com os recursos tecnológicos.

Se você é do tipo que briga com a tecnologia de vez em quando, essa é a hora de fazer as pazes, pois ela é uma das maiores parceiras das finanças corporativas.

Boa parte dos processos, atividades operacionais e repetitivas é realizada por programas desenvolvidos especialmente para isso.

Graças a eles, as empresas conseguem automatizar tarefas e aumentar a produtividade na gestão financeira.

Quanto mais familiaridade você tiver com as novas tecnologias mais facilidade você terá para lidar com elas na vida profissional. Não se esqueça disso!

Finanças corporativas - dicas

3. Conheça características importantes na profissão

Apesar de não serem as únicas, as características a seguir devem fazer parte do perfil dos gestores financeiros de sucesso:

Organização

Se uma das funções do profissional da área é organizar as contas da empresa, não dá para ser desorganizado, concorda? É preciso conseguir manter as finanças corporativas sempre em ordem.

Do contrário, por menor que seja, um erro que passa despercebido pode causar prejuízos significativos para o negócio.

Comprometimento

Uma pessoa comprometida é aquela que cumpre o que promete. No ambiente de trabalho, honrar os seus compromissos faz de você um profissional bem visto por todos.

Pensando na gestão financeira, o comprometimento é fundamental para atingir objetivos. Se a empresa precisa reduzir gastos, por exemplo, o profissional de finanças deve fazer tudo o que está ao seu alcance.

Ética

Uma das características mais valorizadas nos gestores financeiros de sucesso é a ética. Principalmente por ser uma profissão que lida diretamente com o orçamento das empresas, elas precisam ter certeza de que estão contando com uma pessoa honesta.

Aqueles que se destacam no mercado são justamente os profissionais que não só ajudam o negócio a crescer, mas que também possuem valores morais bem definidos.

4. Invista em qualificação profissional

Como em qualquer área, ser um profissional qualificado faz toda a diferença. Quem conta com um diploma no currículo tem chances bem maiores de conseguir um emprego em finanças corporativas.

Por isso, considere investir em uma graduação em Gestão Financeira. Um curso de qualidade fornece a você todos os conhecimentos que você precisa para se tornar um ótimo profissional.

Mas saiba que é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher a instituição de ensino.

Pesquise bastante sobre o curso, conheça a grade curricular e o corpo docente e não deixe de saber como tendo sido a experiência de outros alunos.

Sendo assim, antes de se matricular, vale a pena ter certeza de que se trata de um curso de qualidade. Afinal, é um investimento importante no seu futuro.

Comece a se preparar para trabalhar com finanças corporativas!

O quanto antes você começar a dar os primeiros passos mais rápido você conseguirá realizar o sonho de trabalhar com finanças corporativas.

Está esperando o que para colocar todas as dicas em prática?

Conheça agora o curso de Gestão Financeira da Unicesumar EAD e estude sem sair de casa!

unicesumar-cta1-atalhosmercado

Comentários

Comentários