Aumento salarial: 5 dicas para ganhar mais

Se pudesse mudar algo no seu trabalho, o que seria? Se você repensou na remuneração, saiba que não está só.  Para transformar esse cenário, é preciso correr atrás do aumento salarial.

Cerca de 40% dos profissionais brasileiros não estão satisfeitos com o valor que recebem atualmente.

Com uma boa estratégia e a preparação correta, você entregará mais performance para a empresa e fará com que a proposta seja aceita. Essa é a chance de ampliar a sua renda!

Para acertar em cheio nesse processo, veja 5 dicas infalíveis para conquistar o aumento salarial.

Vamos lá?

cta_2_curriculo

Como conquistar o aumento salarial

Fazer mais horas extras não é a única alternativa para engordar o seu salário. É possível conseguir um reajuste nos ganhos, desde que se prepare corretamente para tanto.

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais se quiser ganhar mais. Confira o que fazer!

1. Aumente a sua capacitação

Se você deseja ter um salário maior, precisa justificar esse aumento.

Sabe como fazer isso?

Entregando qualidade e resultados melhores. Uma das principais formas de conseguir isso é ao elevar a sua capacitação.

A graduação é uma grande aliada nesse sentido. Com o diploma, você terá uma formação completa e poderá atuar de modo ainda mais capacitado.

Não se preocupe: tem como conciliar estudo e trabalho. Basta investir na modalidade EAD para se formar do jeito certo!

Aqui no Brasil, inclusive, quem tem diploma de curso superior ganha até 140% a mais que quem apenas tem Ensino Médio. Uma diferença e tanto, não é mesmo?

Também é possível investir em cursos, treinamentos e outras capacitações. Quanto mais qualificado você for, maiores são as suas chances de ter ganhos ampliados.

2. Use os feedbacks para melhorar seu trabalho

Conhecimento técnico e teórico é muito importante para mandar bem no trabalho. Mas sabia que a sua experiência faz diferença?

O jeito ideal de aproveitá-la é ao saber como adotar os feedbacks corretamente.

Na corrida pelo aumento salarial, tenha ainda mais atenção com o retorno que você recebe sobre seu trabalho. Pergunte aos gestores como pode melhorar e encare as críticas construtivas como oportunidades.

Usar o feedback como orientação, inclusive, é uma das maneiras de incrementar o seu trabalho.

3. Participe de novos projetos e desafios

Sabe aquela sensação de estar acomodado, totalmente confortável no trabalho que “faz até de olhos fechados”?

Pois é, isso não tem nada a ver com quem deseja ter aumento salarial.

Como você precisa entregar mais valor para a empresa, é essencial mergulhar em novas oportunidades e desafios. Esteja disposto a aprender, conhecer novas áreas e até sair um pouco das suas funções.

Para melhorar, envolva-se com projetos de destaque na empresa — mesmo que de forma extra ao seu trabalho.

Isso demonstra todo o seu interesse e dá motivos para a mudança no contracheque.

Aumento salarial - desafios

4. Faça sugestões de melhorias

Quanto mais você se envolver com a empresa e com o seu sucesso, melhor para a sua carreira — e para os ganhos no final do mês. Já que o objetivo é aumentar seus vencimentos, comece a pensar em soluções para o negócio.

Conheça os principais problemas internos e quais são as oportunidades disponíveis. A partir disso, desenvolva possíveis soluções e pense em sugestões que possam otimizar a conquista de resultados.

Quanto maior for a sua participação de qualidade, melhor.

Quem sabe uma das ideias são se transforma em realidade?

5. Elabore (e siga!) um plano de carreira

Mais que apenas pensar no aumento salarial, é essencial pensar em como obter oportunidades melhores — e de forma contínua.

Quer ver?

Em vez de somente planejar elevar o seu salário, você pode pensar em conseguir uma promoção. Os ganhos maiores são um dos impactos e ainda é possível aproveitar crescimento profissional.

Para ter uma ideia de como agir e conquistar os melhores resultados, vale montar um plano de carreira. Assim, vai ter um apoio importante para saber quais passos seguir e como superar os desafios.

O jeito certo de pedir o aumento salarial

Além de colocar essas dicas em prática, é essencial saber como pedir a mudança no valor dos recebimentos.

Sim, estamos falando da famosa conversa com o chefe para pedir o reajuste nos ganhos.

A conversa precisa ser bem planejada para que saia como você deseja. Por isso, venha conferir qual é o jeito certo de solicitar esse aumento.

Entenda a situação do negócio

Antes mesmo de marcar o papo, é necessário entender em qual situação a empresa se encontra.

Se os resultados estiverem em alta, é a hora de solicitar o aumento. Mas se o negócio estiver com problemas ou se as projeções não forem animadoras, é melhor esperar.

Isso acontece porque, em tempos difíceis, as empresas costumam reduzir custos. Então, se você pedir um aumento salarial numa fase como essa, terá muito mais chances de ouvir “não” como resposta.

Faça o pedido na situação correta

Também é importante criar o “cenário” adequado para ter essa conversa. O papo pode ser um pouco constrangedor no começo, mas precisa acontecer de forma privada e com calma.

Então, nada pedir aumento no meio de uma reunião ou na frente de quem não tem a ver com o processo, por exemplo. Em vez disso, marque uma reunião com seu chefe em um bom momento para falar, com calma, sobre o assunto.

Apresente argumentos concretos

Você acredita que merece ganhar mais? Ótimo, então é preciso mostrar isso para o gestor ou para o seu superior!

Somente pedir o aumento do salário “porque sim” não será o suficiente para que conquiste o que deseja

Em vez disso, prepare argumentos sólidos e que justifiquem essa mudança nos valores. Demonstre seus resultados e mostre sua evolução nas avaliações de desempenho, por exemplo.

Mostre, ainda, como sua participação colabora para o sucesso do negócio e mesmo como o valor está defasado em relação à média do mercado.

Contudo, fique de olho: nada de falar sobre questões pessoais. Ainda que seu chefe seja a simpatia em pessoa, a empresa não vai basear essa decisão somente porque seu aluguel subiu ou porque você quer viajar mais vezes. É preciso demonstrar valor para conquistar o resultado.

Tenha um novo número em mente

Na maioria dos casos, o gestor não vai responder na hora sobre o aumento. No entanto, é comum que haja um questionamento sobre o quanto pretende ganhar, para que o valor seja avaliado.

Para não ser pego de surpresa, já tenha um número em mente. Considere os últimos reajustes, a média de mercado, o seu desempenho e a margem de negociação. É essencial que o valor seja razoável para que seja levado a sério, combinado?

Aumento salarial: um caminho possível!

O aumento salarial pode se transformar em realidade se seguir essas dicas.

Com mais resultados e capacitação, vai ser possível convencer seus superiores de que você merece ganhar mais!

Para mandar bem na carreira e conferir dicas essenciais, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você