Está pensando em fazer uma graduação em Marketing, mas ainda não bateu o martelo? Então venha com a gente conhecer as principais disciplinas desse curso!

No post de hoje, você vai descobrir que marketing vai além da propaganda e vai ficar por dentro dos conteúdos essenciais à formação do profissional do ramo. Confira!

cta1-mkt

O que é Marketing

Em um breve resumo, marketing é gerir relacionamentos lucrativos com a clientela da empresa.

Logo, marketing não é propaganda. Não se trata apenas de fazer campanhas criativas e irreverentes que o público ama – essa é a parte que o consumidor vê claramente.

O trabalho nesta área começa muito antes da divulgação de um produto ou serviço. A empresa precisa gerar valor para os clientes, construir um relacionamento estreito com eles para, finalmente, conseguir captar valor do consumidor e lucrar.

A Apple, por exemplo, consegue fazer isso muito bem. Por meio de seus dispositivos seguros com design simples e elegante, da facilidade de uso dos seus sistemas operacionais e de suas estratégias de marketing, a empresa construiu um relacionamento forte com seus clientes, que tornam-se fiéis e não pensam em trocar de marca.

https://youtu.be/IUPPU6hUd-w

O que se estuda na graduação em Marketing

Agora que já sabe o que é marketing, dá uma olhada nas principais matérias que você vai estudar ao longo da graduação:

Fundamentos do Marketing

É nesta disciplina que você vai dar os primeiros passos no mundo do marketing e estudar os conceitos essenciais da área. Você vai aprender o que é marketing, desejo e necessidade, mercado, commodity, marca, produto, demanda, público, troca, entre outros tópicos indispensáveis.

Dominar os conceitos dessa matéria é fundamental para ter sucesso durante a graduação em Marketing e, principalmente, ser um bom profissional do ramo.

Comportamento do Consumidor

Um departamento de marketing que não conhece bem o consumidor dificilmente gera resultados positivos.

Isso acontece porque é necessário conhecer os hábitos de consumo, as dores, os desafios e os objetivos do comprador para traçar estratégias eficazes. Afinal, como desenvolver um produto ou serviço que realmente resolve problemas do consumidor se você não sabe o que está tirando o sono do cliente?

É nesta disciplina que você vai mergulhar no mundo dos consumidores e aprender como pessoas, grupos e empresas fazem compras. Vai conhecer os estágios do processo de decisão de compra, as influências socioculturais, as motivações e outros fatores que alteram o comportamento do consumidor.

Planejamento Estratégico de Marketing

As ações de marketing de uma empresa devem ser planejadas. Como futuro profissional do ramo, você deve saber como elaborar um plano de marketing para a organização que você trabalha alcançar os objetivos de negócio.

Nesta matéria da graduação em Marketing você vai aprender a:

  • Analisar a situação atual do marketing da empresa;
  • Identificar as oportunidades e ameaças internas e externas ao negócio;
  • Definir os objetivos a serem atingidos pela organização;
  • Identificar questões que afetam a conquista dos objetivos;
  • Decidir quais estratégias devem ser usadas para gerar e captar valor do consumidor;
  • Elaborar um plano de ação para executar o planejamento estratégico;
  • Detalhar o orçamento de marketing;
  • Determinar como monitorar o desenvolvimento do plano de marketing.

E por que isso é valioso para a empresa? Porque ajuda o departamento de marketing e os gestores do negócio a não perderem o rumo das suas ações no cotidiano, a usarem o orçamento da melhor forma possível e a aproveitarem as oportunidades corretamente para manter a empresa competitiva.

Aprender a fazer pesquisas de mercado é fundamental em uma Graduação em Marketing

Pesquisa de Marketing

Lembra que acabamos de ver que é importante conhecer o comportamento do consumidor? Uma forma de coletar informações e saber mais sobre o mercado e os clientes é fazendo pesquisa mercadológica.

E é isso que você vai aprender! Dá uma olhada em alguns temas estudados nesta disciplina da graduação em marketing:

  • Definição de pesquisa mercadológica, população e amostra;
  • Como fazer um briefing de pesquisa;
  • Métodos de pesquisa (qualitativo e quantitativo);
  • Tipos e formatos de aplicação de pesquisa;
  • Como estabelecer amostragem;
  • Como coletar e tratar dados;
  • Como analisar as informações;
  • Como apresentar os resultados.

Acredite: realizar pesquisa mercadológica é essencial para o sucesso de uma empresa. Portanto, mergulhe nesses conteúdos e domine as técnicas que vão ajudar a captar informações valiosas sobre a clientela.

Gestão de Preços

Você sabe como os preços dos produtos são definidos? Sabe por que empresas vendem produtos similares com preços tão diferentes? Nesta disciplina você vai encontrar as respostas para essas perguntas e ficar por dentro do mundo dos preços.

E por que isso é importante? Porque a estratégia de precificação adotada influencia diretamente nos resultados da empresa.

Preços errados, por exemplo, podem gerar prejuízos para o negócio, afetar a imagem da marca negativamente e abalar o relacionamento com o cliente. Logo, os profissionais de marketing não podem negligenciar esta atividade crucial e desafiadora.

Curioso? Confira os principais tópicos que vai estudar nas aulas desta disciplina da graduação em marketing:

  • O que é preço;
  • Principais estratégias de determinação de preço;
  • Como determinar preços baseando-se em valor, custos e concorrentes;
  • Fatores internos e externos à empresa que afetam a precificação;
  • Como precificar novos produtos;
  • Como ajustar os preços;
  • Como mudar os preços;
  • Políticas públicas e determinação de preço.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O consumidor de hoje está de olho no modo como as empresas fazem negócios. Ele busca organizações com propósito, que trabalham de modo sustentável e responsável com a sociedade.

Nesta matéria, você vai aprender sobre esses dois conceitos. Vai conhecer também a importância e os impactos gerados em diferentes setores da empresa, nas ações de marketing, no meio ambiente e na sociedade.

Percebe como a graduação em marketing é muito mais do que aprender a fazer os anúncios criativos que vemos na TV, no outdoor e na internet? Neste curso, você vai aprender a gerenciar um relacionamento vantajoso com os consumidores e a gerar resultados positivos para a sua empresa.

Agora que já sabe o que se estuda na graduação em Marketing, que tal conferir todos os detalhes desse curso que você pode fazer online? Saiba mais sobre o Tecnólogo em Marketing que recebeu a nota máxima na avaliação do MEC!

cta2-mkt

Comentários

Comentários