Depois de passar muito tempo estudando, a gente sabe que nosso processo de memorização vai ficando mais lento e, por vezes, alguns detalhes importantes do conteúdo podem acabar passando despercebidos. Mas você sabia que existe uma técnica que ajuda muito nesse momento?

Trata-se da técnica mnemônica, um recurso muito útil na hora de estudar que, em resumo, auxilia na fixação de conteúdos complexos por meio de palavras simples. Quer saber um pouco mais a respeito desta técnica e como colocá-la em prática na hora de estudar? Continue a sua leitura e confira!

O que é a técnica mnemônica e como funciona?

A técnica mnemônica é um recurso de memorização de dados e informações usado desde a Grécia Antiga, cujo objetivo principal é fixar conceitos complexos por meio do uso de palavras mais simples. Ou seja, essa é uma técnica que utiliza a simplificação e a associação para memorizarmos alguma coisa mais complicada.

A palavra mnemônica vem do grego “mnemonikós”, que quer dizer “o uso correto da memória”. Assim, ao colocar a técnica em prática, são criados gatilhos para que se consiga lembrar desses conteúdos estudados. A grande sacada, na verdade, é criar alguns ganchos para que o nosso cérebro associe ao conteúdo que a gente quer se lembrar em determinado momento.

Você se lembra, lá no Ensino Fundamental, quando a gente usava a frase “Minha Velha, Traga Meu Jantar: Sopa, Uva, Nozes e Pão” para se lembrar da ordem dos planetas em relação ao sol? Esse pequeno atalho memorial era para que pudéssemos associar as inicias das palavras da frase para se lembrar da sequência Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Este é apenas um dos exemplos da técnica mnemônica, mas existem várias outras formas de utilizá-la, como criar músicas, poemas, rimas e muito mais. Ao longo do texto, veremos algumas dicas para isso.

Por que a técnica funciona tão bem?

Nossas memórias são baseadas em gatilhos mentais. Por exemplo, quando você sente o cheiro de café coado na hora e de bolo saindo do forno, isso logo nos traz uma memória afetiva, não é mesmo? A gente se lembra da infância na casa dos avós ou até dos nossos pais mesmo, preparando o lanche da tarde. É uma lembrança que desperta muitas outras, além de sentimentos de nostalgia e saudade.

É exatamente assim que a técnica mnemônica funciona, gerando gatilhos conscientes para aumentar a efetividade de nossa memória.

Como aplicar a técnica na prática?

Agora que você já sabe do que se trata a técnica mnemônica, seguem algumas dicas que podem ajudar no processo de memorização durante os estudos. Veja!

Junte os prefixos

Uma ótima forma de usar a memorização mnemônica é juntando as primeiras letras ou prefixos de cada conceito que você pretende gravar na memória, com o objetivo de criar uma nova palavra de melhor entendimento e melhor sonoridade.

Para tornar a expressão mais fácil de ser decorada, é possível juntar o prefixo com a última letra, por exemplo. O fundamental é conseguir associar a expressão à resposta que precisa.

Aposte em formações exageradas

Surpreendentemente, quanto mais exagerada e bizarra for a comparação, maior o efeito na nossa memória. Portanto, criar histórias interessantes sobre o assunto a estudar e criar relações exageradas entre objetos também são comportamentos que ajudam a fixar o conteúdo. Então, vale muito a pena usar a criatividade nesse momento.

Crie alguns quadros

Os alunos costumam ter um gráfico com seu plano de estudos, um horário para cada disciplina e outras informações. Incluir uma placa de memória no mesmo local pode ser uma estratégia muito eficaz.

O quadro de fácil visualização permite que os participantes vejam o significado de cada palavra, prefixo ou letra que foi criada com frequência, o que ajuda na memória. Além disso, sempre que tiver dúvidas sobre um conceito, basta consultar essa tabela para manter o tema em mente.

Separe por cores

Mnemônicos separados por cores ajudam na memória. Dessa forma, mudar a cor da caneta de acordo com o assunto do estudo, por exemplo, pode ajudar a fixar o conteúdo — é até recomendado escrever no memory board em uma cor diferente.

Esse método funciona bem porque nossos cérebros são capazes de usar a memória fotográfica para reparar conceitos. Por isso, usar uma cor específica para cada tópico ajuda a contextualizar o assunto de cada mnemônico utilizado, auxiliando no processo de memorização.

Revise suas criações

Não adianta criar vários mnemônicos se você não olhar para eles depois com atenção. Na verdade, se você não tiver o hábito de revisar, geralmente acabará não estudando com a mesma eficiência para os exames.

Portanto, sempre que você criar um novo esboço no aprendizado mnemônico, crie um título e inclua as informações no resumo. Você descobrirá que, revisando frases mnemônicas, você aprimora a sua capacidade associativa e também revisa o conteúdo e fortalece o aprendizado ativo.

Como dito ao longo do conteúdo, o objetivo de criar mnemônicos é ajudá-lo no processo de memorização, especialmente quando dá aquele apagão em nossa cabeça, ou seja, aquele temido branco na hora da avaliação.

Portanto, uma forma de testar se os estudos mnemônicos são eficazes é utilizá-los no aprendizado de forma prática (na resolução de problemas e na simulação). Ao identificar os tópicos, tente memorizar siglas ou frases e escreva-as ao lado das palavras. Veja se a identificação dos termos é mais simples. Se os mnemônicos são eficazes na resolução de problemas e simulações, é provável que eles também ajudem você no momento dos exames.

É válido dizer que a técnica mnemônica vai muito além do decoreba. Trata-se de uma forma mais simples de adquirir conhecimento, mas que só dá certo se você aprender realmente o conteúdo. Decorar frases desconexas sem a compreensão integral do assunto não vai funcionar na hora de resolver as questões da prova ou quando você realmente precisar.

Você já conhecia esse tipo de técnica? Gostou deste conteúdo? Você se recorda de alguma técnica mnemônica que já usou para se lembrar de algo que estudou? Conte e compartilhe com a gente nos comentários!

Avalie este post

Comentários

Comentários