A área da Tecnologia da Informação (TI), que engloba os mercados de hardware, serviços e softwares cresceu 22,9% em 2020. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil subiu uma posição no ranking mundial de TI, passando da décima colocação em 2019 para a nona em 2020.

Assim, é uma especialidade em constante expansão e, quem curte o ramo tecnológico, precisa conhecer as áreas de TI em alta. Por ser uma carreira muito abrangente, você será responsável por exercer várias funções, podendo atuar em diferentes cargos e setores.

E aí, ficou interessado e quer conhecer as principais áreas de TI? Então, vem com a gente que vamos explicar!

Análise de BI

Uma das carreiras em tecnologia mais promissoras é a Análise de BI. Nesse caso, você será responsável por compartilhar, analisar e coletar os dados com seus parceiros e clientes. Um papel essencial do analista de BI é se basear nos dados para preparar relatórios analíticos e tomar decisões.

Por isso, os profissionais usam os dados para promover transformações nos empreendimentos. Eles também podem utilizá-los como base para soluções internas, pesquisas, entre outras funções, sempre agindo de modo aprofundado e eficiente para analisar da melhor maneira as informações.

Segurança da Informação

Outra área de TI em alta é a de Segurança da Informação, em que os profissionais são responsáveis por cuidar da segurança das informações em diversos aspectos. São eles quem protegem os dados, equipamentos e sistemas de servidores contra possíveis ameaças, bem como tentativas de invasões de hackers.

Logo, é fundamental que eles tenham conhecimentos em sistemas de monitoramento. Afinal, é importante dificultar ao máximo os ataques e saber o que fazer para solucionar o problema o quanto antes.

Administração de Banco de Dados

Quem atua na área da Administração de Banco de Dados cumpre um papel essencial em um mundo orientado pela ciência de dados. A informação é uma das moedas mais importantes do mercado e, por isso, precisa ser bem administrada e protegida.

Nesse caso, os profissionais devem fazer a gestão correta dos bancos de dados, garantindo a disponibilidade das informações e cuidando da sua proteção. Sua principal função é administrar, configurar e instalar os data centers.

Também são responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas de banco de dados, emissão de relatórios quantitativos de eficiência, realização de backup e zelo pela segurança das informações.

Programação

Como existem vários tipos de linguagem de programação, os profissionais que optam pela área da Programação podem atuar em diferentes setores dentro do mesmo nicho. Eles desenvolvem softwares pessoais ou empresariais, criam aplicações ou sites para web e ainda fazem a manutenção dessas ferramentas.

Diferentemente das outras áreas de TI, o recomendado é que os programadores saibam em qual delas quer trabalhar para estudar alguma linguagem específica. Isso porque quem atua com web deve ter noções diferenciadas daqueles que atuam com softwares.

Interface do Usuário (UX)

Um campo em constante crescimento é o de Interface do Usuário. Além de as empresas estarem cada vez mais investindo e confiando em plataformas e canais de mídias digitais, os clientes e usuários finais estão mais exigentes em relação a isso.

O canal de comunicação com a clientela deve ser o mais preciso e certeiro possível, e os profissionais de TI são um destaque por pensar em toda a jornada de uso de uma aplicação, e como é possível melhorá-la cada vez mais. É uma área da tecnologia em constante mudança e em grande crescimento.

Gestão de Projetos

Já quem atua na área de Gestão de Projetos é responsável por direcionar, organizar e planejar um projeto de desenvolvimento de software. Uma das suas funções é garantir que ele seja entregue no prazo correto, respeitando sempre o escopo de trabalho e o orçamento disponível.

O profissional é capaz de determinar a trajetória do negócio, pois ajuda a maximizar os lucros e reduzir custos, sendo um campo de atuação que demanda muita responsabilidade. Isso porque a tecnologia é um dos componentes fundamentais em vários empreendimentos, independentemente se a corporação faz parte ou não da área de TI.

Qualidade de Software

Nessa área de atuação em TI, os profissionais do ramo exercem um papel fundamental, já que são eles que garantem o bom funcionamento dos aplicativos antes que cheguem ao mercado. Sem um time de testes, é provável que o usuário final não fique satisfeito com o uso do programa.

Para se tornar um bom tester é essencial conhecer algumas linguagens de programação, como Ruby e Java, ferramentas de automação e ter uma pós-graduação na área.

Suporte Técnico

Nessa especialidade, você será responsável por solucionar problemas rotineiros nas corporações. Esse segmento tem como foco a manutenção de impressoras, servidores, computadores e acessos aos sistemas operacionais. No entanto, é importante ter bastante conhecimento em softwares, hardwares e banco de dados.

Viu só como existem várias áreas de TI em alta que os profissionais podem seguir carreira? Para escolher a melhor opção, lembre-se de levar em conta o seu perfil e preferências pessoais, optando por aquela que mais tem a ver com você.

Além disso, para se dar bem nesse mercado de trabalho concorrido, o primeiro passo é fazer um curso superior na área em uma faculdade conceituada e renomada. Nesse caso, você pode escolher as seguintes graduações que estão disponíveis na EAD UniCesumar:

Além dos diversos cursos disponíveis na área de TI, você terá acesso a vantagens exclusivas ao optar por estudar na EAD UniCesumar. Veja só:

  • diploma igual ao do presencial;
  • melhor EAD do Brasil segundo o MEC;
  • conceito máximo no MEC;
  • corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores;
  • diversas bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades.

Agora que já conhece as principais áreas de TI em alta, não perca mais tempo. Venha para a EAD UniCesumar e tenha acesso a um dos melhores ensinos superiores do país!

Gostou do conteúdo e quer conhecer os cursos de graduação oferecidos pela EAD UniCesumar? Então, acesse o nosso site e fique por dentro!

Avalie este post

Comentários

Comentários