Desenvolver a habilidade de leitura é importante para assimilar melhor qualquer tipo de conteúdo na faculdade, na escola, no trabalho ou enquanto lazer. Algumas dicas de leitura bem simples já são capazes de deixar esse processo mais leve e prazeroso.

Se você está em busca de aproveitar os benefícios da leitura com mais agilidade, sem deixar de lado a compreensão do texto, descubra a seguir 8 técnicas bem populares que funcionam de forma comprovada.

1. Leitura ativa

A leitura ativa é um método interessante para quem sofre com a falta de atenção e se esquece daqueles capítulos que já foram lidos. Passar por isso pode ser chato e desanimador, não é? O lado bom é que existem soluções.

O primeiro passo para desenvolver a leitura ativa é entender o conteúdo de antemão. Comece lendo o sumário, o resumo e a conclusão — em casos de leituras profissionais ou para estudo. Já no caso de leituras por hobby, retire a terceira dica, já que receber um spoiler do livro pode não ser a coisa mais agradável.

Ao longo da leitura, lembre-se de fazer jus ao nome e desenvolva atividades como:

  • pesquise termos que você não conhece logo ao vê-los pela primeira vez;
  • preste atenção nos trechos destacados (com negrito e itálico, por exemplo) e entenda o motivo deles terem recebido esse tipo de edição;
  • use post its ou marque trechos importantes com um marca-textos;
  • imagine situações práticas que podem te ajudar a entender algum conceito teórico.

2. Concentração

A concentração é bem importante para desenvolver a habilidade de leitura, fazendo com que o material lido seja assimilado pelo nosso cérebro. Mas sabemos que nem todo mundo consegue se concentrar com facilidade, e está tudo bem.

Hoje em dia, existem uma série de métodos que podem ajudar na concentração. Um dos mais famosos é o método Pomodoro, em que uma pessoa lê por 25 minutos e faz uma pausa de 5. O ciclo é repetido até que a meta estipulada seja atingida.

O Pomodoro funciona para qualquer atividade que envolva um desejo de aumentar a concentração e produtividade. Não foi algo criado especialmente para leitores, mas funciona muito bem.

Uma curiosidade interessante: ao pesquisar pelo termostudy with me ou “estude comigo” no YouTube, é possível encontrar uma série de vídeos com pessoas lendo ou fazendo trabalhos em casa, na faculdade ou escola. A ideia é que você coloque esse tipo de conteúdo e sinta uma maior concentração e estímulo

3. Vocabulário

Boa parte da habilidade de leitura vem da compreensão das palavras e seu significado. Basicamente, se não entendemos o que está sendo lido, será difícil assimilar o conteúdo.

Uma boa forma de expandir o vocabulário é justamente com a leitura. Quanto mais uma pessoa lê, mais ela expande o seu conhecimento, entra em contato com autores de diferentes contextos e é levada a descobrir aquelas palavras ou frases que não fazem sentido no momento.

Outra forma de melhorar o vocabulário é lendo em voz alta. Anote toda e qualquer dúvida e, nas pausas da leitura, busque pelo significado das palavras que você não tiver entendido.

4. Releitura

Um mesmo texto pode gerar experiências de leitura completamente distintas. Ao ler pela primeira vez, você está entrando em um terreno desconhecido, então as expectativas vão sendo alinhadas e o cérebro assimila as informações como novidade.

No entanto, quando você adquire familiaridade com o que foi lido, melhora a habilidade de leitura, porque pode prestar atenção em detalhes que podem ter sido deixados pelo caminho. Quer um exemplo? É simples! Pense na primeira vez em que você precisou se deslocar para alguma região da sua cidade que ainda não conhecia.

Enquanto o primeiro trajeto pode ter sido difícil e lento, sendo necessário prestar muita atenção nas direções, as outras visitas abrem espaço para observar a paisagem e conhecer a vizinhança. Ou então, deslocar-se mais rapidamente, pois o caminho deixou de ser um mistério.

5. Skimming

O termo vem do inglês e significa algo como “escorrer”. Isso porque essa técnica consiste justamente em extrair o principal do conteúdo antes de entender se a leitura agrega em algo ou não.

Essa técnica de leitura dinâmica é capaz de economizar um bom tempo naquelas tentativas de leitura frustradas, quando você percebe que o conteúdo era irrelevante para você no momento após ter lido 90% do material.

Para fazer o skimming, busque pelas principais informações do texto, como:

  • título e subtítulo;
  • principais tópicos discutidos;
  • data de publicação;
  • autor;
  • imagens ou gráficos, quando for o caso.

6. Scanning

A técnica de Scanning, que no português significa “escaneamento”, pode ser compreendida como a habilidade de passear rapidamente pelo texto em busca de palavras específicas. Quase como se fosse um processo de varredura, com leitura rápida.

Ela deve ser adaptada naqueles casos em que é possível abrir mão de parte do que foi escrito pelo autor. A leitura por hobby fica comprometida nesse caso, já que a intenção é justamente conhecer toda a história.

Mas nos casos de leitura para a faculdade ou trabalho, quando entramos em contato com materiais técnicos em busca de conceitos específicos, o Scanning entra como um ótimo aliado.

7. Regra das 50 páginas

A regra das 50 páginas é recomendada para quem quer melhorar as habilidades de leitura enquanto hobby. Isso porque sua essência está justamente em abandonar aqueles livros que não te agradem após ler as 50 primeiras páginas.

Muitas pessoas “sofrem” com a procrastinação na leitura não devido a alguma falta de habilidade de concentração, mas sim porque não se interessaram o suficiente pelo livro. E está tudo bem! Em vez de se forçar a seguir com algo que não te gera curiosidade ou interesse, pratique o desapego e parta para o próximo título.

No caso de leituras para a faculdade, por exemplo, a regra não faz sentido, já que se tratam de materiais obrigatórios.

8. Grupo de palavras

Este é mais um método de estudo que melhora a habilidade de leitura de forma dinâmica. Nela, o cérebro é treinado para reconhecer grupos de palavras, facilitando a compreensão do texto.

Com o passar do tempo e desenvolvimento da habilidade, é como se a nossa cabeça desse um zoom ao contrário nas letras e abrisse o campo de visão.

O mais legal das formas de melhorar a habilidade de leitura é que, hoje em dia, a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo, com ferramentas que geram relatórios de progresso e até em jogos digitais. Teste técnicas de estudo que funcionam bem para você e não tenha receio de compartilhar suas impressões com colegas e amigos que estejam passando pelo mesmo processo.

Gostou deste conteúdo e não deseja perder nenhuma outra atualização sobre conhecimento e leitura? Siga as nossas páginas nas redes sociais e receba as novidades em primeira mão! Acesse: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Avalie este post

Comentários

Comentários